Compreender o comportamento e as preferências do consumidor passou a ser uma condição fundamental para a saúde dos negócios. A capacidade de adaptação e o suprimento de demandas é indispensável quando pensamos em marketing.
Segundo Philip Kotler: “Marketing é o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e desejam com a criação, a oferta e a livre negociação de produtos e serviços de valor com outros."
Neste artigo serão apresentados os principais conceitos e definições do marketing, confira:
O marketing consiste em estratégias que guiam o desenvolvimento do negócio na direção adequada, alinhando os produtos ou serviços às necessidades do consumidor.
As grandes mudanças no mercado acabaram afetando diretamente o marketing. O foco, que antes era na fabricação de produtos, hoje é voltado para os clientes e para a humanização do atendimento.
Empresas que se preocupam com o processo de vendas desde o momento em que tudo é apenas uma idealização tendem a se destacar no mercado. Pensar nas etapas que antecedem o consumo, fornecer experiências ímpares ao cliente, e o capricho e o cuidado com unboxing e pós venda, são diferenciais consideráveis atualmente.
“Marketing envolve toda a vida do produto ou serviço, desde o momento em que ele é simples ideia até o consumo, incluindo as etapas de pós venda." — Associação Brasileira de Marketing e Negócios
A elaboração de estratégias assertivas e eficientes contribuem para melhores retornos e, consequentemente, mais lucros.
O Marketing 1.0 dá início ao processo evolutivo do marketing que ocorre na Era Industrial, onde o foco, como dito anteriormente, era o produto. A padronização de produtos visando a redução de custos em larga escala era o principal objetivo das empresas. Diga-se de passagem: as necessidades do consumidor ainda não estavam nem perto de serem priorizadas.
Em seguida vem o Marketing 2.0, desenvolvido na Era da Informação. A chegada da tecnologia e a facilitação do acesso à informação valorizaram as preferências do cliente. Nesse momento o foco e o objetivo passaram a ser no cliente e em suas demandas.
Já no Marketing 3.0 a atenção é totalmente voltada para o ser humano, e não mais para o cliente. Desenvolvido na Era da Participação, houve o surgimento de características colaborativas. Estratégias humanizadas, o estabelecimento de conexões emocionais e a capacidade de interação são alguns dos benefícios proporcionados por esse momento. Vale ressaltar a importância do relacionamento entre a empresa e o cliente para a agregação de valor ao produto ofertado.
Chegamos ao Marketing 4.0, que dá continuidade ao conceito anterior. Nessa fase, os comportamentos são totalmente moldados pela tecnologia e os recursos tecnológicos são integrados na rotina da sociedade. As barreiras estão desaparecendo e o foco agora é no ser humano e no futuro.
Por fim, o Marketing 5.0 — a última fase, até então, desse processo de evolução. Ocorre na Era Digital e busca a união entre tecnologia e humanidade. O objetivo é o fornecimento de atendimentos humanizados e satisfatórios. Pode ser observado em ferramentas de computação de dados, como o Big Data, em personalização de publicidades e em UX Design.
Criado por Philip Kotler, o conceito dos 4 P's do Marketing representa as principais variáveis empregadas na divulgação do produto ou serviço oferecido pela empresa.
Os objetivos estipulados são os pilares para a fundamentação de um plano de sucesso. A interdependência das variáveis exige que o planejamento seja realizado em conjunto.
Preço: valor cobrado pelo produto
Praça: ambiente onde o produto será vendido
Produto: produto ou serviço oferecido
Promoção: divulgação do produto
Com o passar dos anos, as estratégias de marketing sofreram algumas mudanças. Alguns segmentos exigem métodos mais adequados ao público, aos veículos de comunicação utilizados e ao objetivo da empresa. Confira abaixo os principais tipos de marketing utilizados atualmente:
O Marketing Pessoal é uma estratégia de autopromoção do produto com a venda de imagem, visando o lucro pela influência.
O Marketing de Relacionamento tem como base a estratégia de estabelecimento de uma relação com o cliente. A proximidade e a interação acabam gerando a conquista, resultando na fidelização do consumidor.
O Marketing Digital se dá pela comunicação e divulgação realizada através de veículos digitais. A promoção on-line de produtos ou serviços por meio de conteúdos relevantes e personalizados garante o amplo alcance.
O Marketing Viral ocorre com a reprodução de conteúdo publicitário. Este, gera o aumento na divulgação da marca devido às técnicas específicas utilizadas nas redes sociais.
O Inbound Marketing promove a atração voluntária de clientes através da divulgação de conteúdos direcionados corretamente ao público-alvo apropriado.
Inserido nos marketings digital e inbound, o Marketing de Conteúdo consiste na produção de conteúdos especializados, direcionados a um público-alvo específico, que engajam e trazem clientes para o perfil
O Marketing de Performance é fundamentado através da análise do impacto nos negócios da empresa através do ROI (Return over Investment ou Retorno sobre Investimento).
O E-mail Marketing é uma estratégia de divulgação de conteúdo por meio de mensagens estratégicas via e-mail visando direcionar o consumidor até o site.
O Marketing de Busca consiste em estratégias utilizadas em plataformas de busca, como o tráfego pago e orgânico.
O SMS Marketing ocorre com o envio de informações, ofertas, promoções e conteúdo via SMS.
O Marketing Integrado se dá pela utilização de diversos canais e pela integração de plataformas para a divulgação da marca.
O Marketing de Afiliados é, basicamente, a promoção do produto ou serviço por terceiros. A conversão em cliques, vendas e cadastros é remunerada. Essa estratégia é utilizada para serviços e produtos digitais.
O Endomarketing é a construção da boa imagem empresarial junto aos colaboradores, gerando engajamento e motivação.
O marketing é extremamente importante para as empresas desde o esboço da marca. Garantir que o seu negócio seja estrategicamente eficiente e direcionado para o público apropriado, que demonstra interesse pelo seu produto ou serviço, é um dos principais fatores para o crescimento no mercado.
Além disso, fornecer bons atendimentos e boas experiências geram a credibilidade da marca. Surpreender positivamente o cliente, seja com uma comunicação efetiva ou com brindes na entrega, fazem a diferença.
Se você tem uma empresa e quer aprimorar as estratégias de marketing, não deixe de conferir o curso de Endomarketing e Comunicação Interna.
Equipe de Comunicação e Marketing da Infinício