Logo Infinício

  • Questões
  • |
  • Provas
  • |
  • Blog
  • |
  • 0
  • Entrar
  • Cadastre-se
Home › Blog › Marketing Digital: O Novo Mercado

Marketing Digital: O Novo Mercado

Por Yasmin Montebello

Marketing

Na era digital, cada vez mais as empresas têm investido na expansão de seus negócios à internet. Para se adaptarem a essa nova realidade, é necessário o uso de estratégias que contemplem todas as esferas. O uso do Marketing Digital se popularizou justamente por conta dessa necessidade de adaptação, em busca de impulsionar vendas e transformar a maneira de vender.

Nesse artigo, iremos te explicar alguns dos conceitos mais importantes do marketing digital para você se inteirar nessa revolução.

 

O que É Marketing Digital?

O mundo está imerso nas novas tecnologias e não vive sem elas. As pessoas estão sempre conectadas, geralmente a mais de um aparelho por vez. Celulares, computadores, tablets são maneiras delas se aproximarem do mundo, onde tudo fica a um clique de distância. Por isso, mais do que nunca, as compras no ambiente online têm tomado proporções altas.

O Marketing Digital atua, como o nome já propõe, com ênfase no marketing dos espaços virtuais. Ele tem como objetivo geral produzir maneiras de aproximar a empresa de seu público e suprir as demandas desse público. Para tal, se utiliza de diversas ferramentas, como o Inbound Marketing, Search Engine Optimization e Marketing de conteúdo, que serão comentados nos tópicos a seguir.

 

Search Engine Optimization

O Search Engine Optimization ou SEO, como é mais conhecido, é uma “Otimização para Mecanismos de Buscas”, em tradução direta para o inglês. Funciona como um conjunto de técnicas que tem finalidade de melhorar os resultados de pesquisas, como no Google.

Desse modo, as páginas com técnicas bem desenvolvidas possuem melhor desempenho de ranking de aparição aos usuários, pois levam os dados levam em consideração a relevância que aquele conteúdo possui. É claro que os algoritmos que leem o perfil de cada usuário possuem certa influência em quais páginas aparecem em primeiro para cada um, porém as mais bem analisadas com base nas técnicas de SEO possuem maiores chances de estarem nos principais resultados de busca de uma quantidade enorme de pessoas. Escrever bons textos e utilizar palavras-chave são algumas das maneiras de obter boa chance de estar entre os primeiros resultados nas pesquisas orgânicas.

SEO On-Page

O SEO on-page é um conjunto de práticas que podem ser configuradas diretamente da página que você quer que esteja visível nos bons ranqueamentos de pesquisas. Neil Patel, considerado um dos maiores profissionais de Marketing do mundo, reconhece diversos pontos como parte desse espaço. Abaixo, leia sobre alguns dos mais importantes:

  • Qualidade de conteúdo, aquele que irá colaborar com o usuário. Um conteúdo bem desenvolvido precisa atender à procura da maioria das pessoas que o encontra, ou seja, ser relevante, polido, embasado e sem poluição visual, que em muito atrapalha a leitura e pode levar a pessoa a desistir e ir atrás de outro site;
  • Tamanho do conteúdo, pois já que o objetivo é ser relevante, é importante desenvolver os temas de maneira consistente, mas sem ser cansativo. Assim como textos muito extensos e repleto de voltas podem ser fatigantes a ponto de, mais uma vez, o leitor buscar outro, objetividade demais é algo que pode impedir de visualizar a ideia. O interessante é que as técnicas utilizadas para o desenrolar daquele corpo textual estejam alinhados ao conteúdo;
  • Título interno é considerado bastante importante, segundo Patel. Imagine que um corretor está prestes a ler sua redação após ler outras dezenas no mesmo dia. Seu título precisa ser atraente o suficiente para destacá-lo entre os outros textos anteriormente lidos, além de resumir com precisão o que será abordado a seguir;
  • SEO Title se diverge um pouco do tópico acima. Apesar de ainda ser um título apresentado pelo seu texto, é externo a ele, ou seja, é o título que aparece nos resultados de pesquisa do navegador. Por isso, este precisa ser ainda mais objetivo e estratégico. Acima de tudo, ele tem prioridade por instigar curiosidade e fazer com que o leitor sinta que o que virá em sequência é exatamente o que está procurando;
  • Heading Tags colaboram com a leitura de um texto a partir do ponto que sua divisão é bem aplicada. O tamanho escolhido para o título de um artigo e seus subtítulos não é por acaso, senão para  com que todos os pontos estejam organizados e, assim, ajudar a leitura do usuário;
  • Palavras-Chave são imprescindíveis! Se alguém está à procura de um artigo sobre UX Design, por exemplo, é por isso que irá buscar na barra de pesquisa. Por isso, é importante que deixe claro aos mecanismos de otimização qual o ponto daquele conteúdo, do que ele fala. Afinal, os navegadores servem como mapas, mas é necessário que os pontos sejam bem marcados para que esse navegador seja apenas uma ponte entre o internauta e seu site que apresenta o conteúdo que ele quer encontrar.

SEO Off-Page

Além dos fatores internos de influência à aparição de seu site nos principais resultados, existem também aqueles que estão aquém do ambiente em questão. Esse é o chamado SEO Off-Page, o conjunto de fatores externos ao seu site que também influenciam no seu alcance. Trouxemos alguns dos pontos comentados por Neil Patel como importantes para construir uma boa estrutura.:

  • Link Building, também conhecidos como Backlinks, são redirecionamentos hospedados em outras páginas que levam o usuário até seu site. Assim, seu espaço estará a um clique de distância de maneira simples, ainda que com associação a outros assuntos que podem ter leve relação ao mencionado, de maneira complementar;
  • Guest posts são uma maneira de publicar seus conteúdos em outros sites que garantem a inserção de link direcionando o usuário ao seu site;
  • Autoridade é um dos pontos mais importantes de um site, pois é a partir dele que o navegador consegue ler a relevância do seu conteúdo. Isso acontece diante da quantidade de links que direcionam ao seu site, que, quanto maiores e de mais qualidade, são considerados para elevar sua autoridade;
  • Linkbaits são os links que te instigam a clicar e ser levado a outro site. Para isso, há a união das técnicas de SEO e Copywriting, que transformam a chamada em algo mais atraente a fim de concretizar a ação. Podem ser utilizadas em diversas esferas por serem versáteis;
  • UX Design é a nomenclatura utilizada para descrever a experiência do usuário, trabalhada a partir de métodos destrinchados em um artigo que já temos aqui no site.

 

Inbound Marketing

No português, Inbound Marketing é também conhecido como Marketing de Atração. O objetivo geral dessa área do marketing digital é atrair e gerar retorno, entrada. No geral, ele tem principais utilidades como atrair pessoas que poderão se tornar clientes, impulsionar o negócio para que tenha alcance, produzir conteúdos de qualidade e relevância para o meio e fazer uma otimização das vendas.

O foco desse estilo de marketing é atrair o tipo de pessoa específica, que casa com a ideia do negócio. Com o chamado Outbound Marketing, famoso por técnicas de publicidade mais abrangentes, sendo direcionadas a um público em geral.

Quando se assiste à TV e se depara com o horário de comerciais, há uma grande quantidade de publicidades que são direcionadas a todas as pessoas que assistem àquele canal. Talvez, muitas estejam vendo uma propaganda sobre o carro do ano comercializado por certa empresa, mas não possuem interesse em carros, outras não sabem dirigir, certa quantidade já possui carros que atendem bem às suas necessidades e até mesmo os que não possuem poder aquisitivo que cubra o valor daquele automóvel. Esse exemplo funciona para quaisquer publicidades apresentadas nos meios convencionais de comunicação, como rádio e TV. Não há controle sobre quais pessoas estão sujeitas a assistirem aquele conteúdo, o que caracteriza uma tentativa mais abrangente de alcance de possíveis consumidores. Além disso, as técnicas do outbound marketing são limitadas, pois o receptor age passivamente, apenas recebendo aquele estímulo que pode não causar nenhuma alteração no seu desejo de compra. Ademais, não se pode medir qual a real dimensão que os comerciais possuem, considerando as estatísticas não têm como apresentar precisão diante da quantidade de pessoas que apenas assiste e as que assistem e passam a consumir o produto. 
 
A nova maneira de direcionar essas publicidades é a do Inbound Marketing, que delimita quais pessoas estarão recebendo o estímulo ao produto. O uso do SEO colabora com o alcance de pessoas que estão procurando exatamente por aquilo que você tem a oferecer. O relacionamento que surge entre o cliente e a empresa também é relevante pois, de certa forma, aproxima ambas as esferas e pode colaborar com a sensação de humanidade. E, é claro, isso incentiva uma troca, que já diverge completamente daquela comunicação direta do outbound marketing, promovendo ações ativas de ambos os lados.

Há, igualmente, a possibilidade de se utilizar de plataformas que enviem anúncios dirigidos a pessoas que são lidas como aquelas que terão algum interesse pelo produto.


Marketing de Conteúdo

Quando você entra no instagram de uma loja de roupas que tem diversos posts sobre combinações com peças que comercializam ou dicas de como cuidar dos tecidos, decerto que acha interessante. Isso é obra do Marketing de Conteúdo, vertente que foca na área de transformar a identidade de um negócio, em busca de envolver pessoas e apresentar os produtos de maneira muito mais interessante e atrativa.

Blogs

Em 2018, a Content Trends afirmou que os posts produzidos em blogs são uma das estratégias mais utilizadas e com ótimo resultado, tendo mais de 70% de adesão. Perde apenas para as redes sociais, que serão abordadas a seguir.

Esse canal é uma ótima maneira de conquistar a atenção de um público. Com informações sobre assuntos do universo da sua companhia, esse espaço no site pode atrair olhares, como foi visto nas técnicas de SEO. A produção de conteúdos relevantes e de qualidade, alinhados às técnicas, poderão colocar seu site na primeira página de busca de um navegador, o que irá aumentar os acessos ao seu site e, consequentemente, gerar movimento em seu site.

Redes Sociais

Por outro lado, as redes sociais lideram o tópico de adesão do público com quase 90%! As pessoas estão sempre conectadas às redes. Twitter, Facebook, Instagram, TikTok e Linkedin são meios vastos, se considerar a quantidade de usuários passando horas e mais horas imersos nos aplicativos. Assim, seu negócio está cada vez mais próximo de um público.

A produção de conteúdo nas redes sociais têm crescido vertiginosamente a cada dia, por isso, utilizar isso a favor da sua marca será uma vantagem e tanto. Porém, é importante que haja profissionais na atuação das estratégias de mídias sociais, pois, assim, a garantia de sucesso é unânime.

E-mail

Apesar de muito se dizer acerca do e-mail não ser tão utilizado, essa não é a realidade. Muitas pessoas estão constantemente verificando seus e-mails, principalmente por questões de segurança. Se utilizar desse canal como um espaço para o marketing é seguro e vantajoso.


Como Usar o Marketing Digital na Sua Empresa?

Diante de todo o apresentado, é necessário concluir que o Marketing Digital é um investimento que vale a pena. Suas características estão de acordo com o cenário histórico mundial e uma sociedade imersa no prisma online.

Agora, deve estar se perguntando como pode começar a levar seu negócio a esse espaço tão amplo e curioso. Para isso, é necessário ter profissionais a altura em sua equipe, que sejam especializados nessa área: Diretor de marketing, redator (ou copywriting), designer, social media e programador. Esses são alguns dos profissionais que atuam na área do marketing digital, usualmente obtendo formação nas áreas de Marketing, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design Gráfico ou Tecnologias da Informação (TI). Há cursos profissionalizantes e outras graduações que podem levar uma pessoa a esse caminho; os supracitados apenas são os mais comuns nesse meio.

É importante ressaltar, que as necessidades de profissionais que desenvolvem certos papéis depende do tamanho da empresa e de sua necessidade do momento. 
Cada profissional possui uma responsabilidade e aptidão para desenvolver certas tarefas. Logo, é importante que estejam alinhados com atividades para que sejam bem desenvolvidas e, dessa forma, as metas sejam alcançadas e o sucesso geral do negócio, garantido.

Yasmin Montebello

Leitora assídua e apaixonada por comunicação.

Categorias

Marketing Finanças Gestão de Negócios Gestão de Pessoas Enem

Postagens Recentes

10 Dicas de como se Preparar para o Enem

Como Escolher um Curso Superior?

A Importância da Leitura Crítica no ENEM: interpretação ativa de textos e questões

Geração Y: Prós e Contras

Como Melhorar a Concentração com o Auxílio da Neurociência?

Logo
  • Central de Ajuda
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

  • (21) 97925-4194
  • [email protected]
NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail para receber notícias do nosso blog atualizadas diariamente.