O marketing 1.0 consiste na primeira fase do marketing e ocorreu durante a chamada Era dos Produtos, após a Revolução Industrial.
Inicialmente eram produzidas as mercadorias e as estratégias eram posteriores ao processo de produção. Com isso, nota-se que o foco era totalmente voltado para os produtos e a divulgação era feita em meios tradicionais e off-line.
Esse momento do marketing também foi conhecido como Fordismo, onde havia a padronização de produtos para redução de custos, otimização de processos, gerando preços acessíveis e o aumento de vendas.
A comunicação era em massa, os custos de produção eram elevados e o retorno acontecia a longo prazo.
Não existiam conceitos de personalização, ou seja, não havia estudo de público-alvo e os produtos não eram apropriados aos consumidores. Era necessária a adaptação do consumidor ao produto, pois as opções eram limitadas. Não havia diálogo com o cliente, logo este não opinava, impossibilitando que as empresas pudessem atender às suas demandas.
A divulgação era feita de maneira tradicional: através de rádio, revistas, jornais, televisão, impressos, outodoor, brindes, feiras, eventos e mala direta.
O processo evolutivo do marketing se inicia com o Marketing 1.0, que ocorre na era industrial, onde o foco era o produto. O objetivo era apresentar as características de produtos padronizados visando a redução de custos em larga escala. Nesse estágio o enfoque nas necessidades do consumidor ainda não existia.
Seguimos para o Marketing 2.0 e a era da informação. A introdução da tecnologia e a possibilidade de acesso à informação fizeram com que a preferência do cliente passasse a ser mais valorizada. O foco agora é no cliente e o objetivo é atender as demandas do consumidor.
Já o Marketing 3.0 ocorreu na era da participação e tinha características colaborativas. É importante ressaltar que a atenção é totalmente voltada para o ser humano, e não mais para o cliente. A utilização de estratégias humanizadas e o estabelecimento de conexões emocionais, além da capacidade de interação, são alguns dos benefícios trazidos por esse momento. O relacionamento entre o cliente e a empresa passa a ser fundamental no processo de agregar valor ao produto oferecido.
Por fim, chega o Marketing 4.0, dando continuidade ao conceito anterior. Agora os comportamentos são totalmente moldados pela tecnologia e os recursos tecnológicos são integrados na rotina da sociedade. As barreiras estão desaparecendo e o foco agora é no ser humano e no futuro.
Hoje em dia as empresas têm apostado em modelos mais modernos de marketing, como o 3.0 e o 4.0. O estudo, as ferramentas e recursos disponíveis e o retorno de estratégias bem elaboradas vem sendo escolhido pelas marcas.
Há quem ainda use os modelos tradicionais de marketing 1.0 e 2.0, correspondendo à minoria.
O conceito dos 4 P’s de Marketing representa as principais variáveis controláveis utilizadas por empresas ao divulgar seu produto ou serviço ao público alvo.
A decisão ocorre durante o planejamento interno de acordo com os objetivos traçados. As variáveis são interdependentes, logo, precisam ser planejadas em conjunto para que o resultado seja positivo.
A evolução tecnológica tem influencia sobre praticamente todos os sistemas e o marketing não ficaria de fora. O marketing 1.0 está cada vez mais enfraquecido no mercado devido à falta de comunicação e foco no cliente. Em contrapartida, as empresas vêm investindo em estratégias de marketing mais modernas que trazem mais resultados.
Compreender as demandas do cliente é um fator fundamental na sociedade atual, por isso o modelo 1.0 não tem mais tanto espaço no meio comercial.
Quer saber mais sobre as fases do marketing? Confira o curso de Marketing de Relacionamento e CRM.
Equipe de Comunicação e Marketing da Infinício