O mercado, há tempos, exige uma participação integral do marketing para que seu funcionamento não seja interrompido. Logo, considerando que as sociedades evoluíram, a área do marketing, como um todo, precisou se adaptar às novas demandas e exigências de seu público.
A história do marketing foi fragmentada em quatro partes cruciais para o entendimento de seu funcionamento na atualidade. Nesse artigo, acompanhe a evolução do marketing e os principais pontos que marcaram suas eras.
Reconhecida como Era dos Produtos, o surgimento do Marketing 1.0 ocorreu diante do contexto histórico da Revolução Industrial. A criação das sociedades acumuladas em cidade ofereceu uma nova ideia cultural responsável pela propagação de um consumo em massa, logo, da produção em massa.
Hiperestimuladas, as pessoas estavam sub indução de informações publicitárias em excesso, o que incentivava com maior força o consumo desenfreado.
Sem a definição de um público-alvo que colaborasse com o direcionamento da publicidade, foi utilizada a propaganda boca a boca como forma de difusão.
O período ser chamado de Era da Informação já adianta a maneira com a qual o público interagia com o mercado e vice-versa. Com essa alteração no cenário, foi criado o senso de público-alvo, em busca de atrair nichos específicos.
Para conquistar clientes, foi preciso analisar o contexto e traçar estratégias de atração. Um dos pontos de maior destaque dessa fase, que se desenvolveu e é usufruído até hoje, é o Marketing de Relacionamento, também conhecido como Customer Relationship Management (CRM).
Ao trabalhar a interação e o fortalecimento do elo cliente-empresa, houve uma revolução na maneira de negociar e de compreender o cliente.
Dessa vez, a mudança de cenário dá espaço à chamada Era dos Valores, assim chamada pela alteração nas exigências dos consumidores.
Os clientes, nessa nova era, com o Marketing 3.0, buscam empresas que possuam valores sólidos que se alinhem aos de cada um pessoalmente. Usualmente, estão relacionadas a questões ambientais e à diversidade de gênero, raça e sexo.
As companhias, dessa forma, precisaram encontrar caminhos que as guiassem à satisfação dos requerimentos de clientes. O uso do apelo emocional, especialmente atrelada aos valores, foram implementadas com força no uso dos valores pessoais e causas.
De certa forma, o mercado precisou humanizar as relações e deixá-las menos mecanizadas.
Definido como o atual, cujo cenário é imerso no ambiente virtual, o Marketing 4.0 tem sido estudado por especialistas da área.
A ênfase é no digital e em como a propagação é feita nesse espaço. A quantidade abrupta de informações por todos os lados intensifica a concorrência e faz surgir a necessidade de um marketing mais incisivo para a captação de clientes. Não obstante, fidelizá-los e personalizar sua experiência.
O marketing é uma das áreas de maior importância para o mercado e ele só evolui fortemente com o passar do tempo. Inovação é a palavra que melhor pode definir, pois os profissionais da área possuem a preocupação em romper com o novo e revolucionar o mercado e as conexões com o público.
Marketing, por estar em constante expansão e renovação, apenas se mostra cada dia mais receptivo a profissionais prontos para um ambiente de trabalho repleto de emoção e proatividade. Se você é uma dessas pessoas ou tem interesse em ser, então deve conhecer nosso curso de Marketing de Relacionamento e CRM, no qual é traçado um panorama por toda a história do marketing e é aprofundada a questão do relacionamento com clientes.
Leitora assídua e apaixonada por comunicação.