O público-alvo é um segmento de pessoas com perfis comportamentais, demográficos e psicográficos semelhantes que a marca pretende atingir através de campanhas e estratégias personalizadas.
A percepção da importância do consumidor e da heterogeneidade dos usuários ocorreu a partir do marketing 2.0. Com isso, grupos com tendências em comum passaram a ser o foco das estratégias das empresas, essas que visam suprir a demanda e atender as necessidades do público-alvo.
Neste artigo, será apresentado o conceito do termo, sua importância e algumas dicas para a definição do público-alvo. Confira:
O público-alvo consiste em uma parte da sociedade consumidora a qual a marca vai canalizar as estratégias e campanhas de marketing. É um grupo específico de pessoas com características e interesses em comum que se assemelham às propostas da marca, podendo caracterizar possíveis clientes e conversões em vendas.
A definição de público-alvo é realizada através de pesquisas de preferências, regiões, hábitos de consumo e poder aquisitivo. Quanto mais detalhada for essa sondagem, melhor será a segmentação do grupo.
Tipos de pesquisa:
Pesquisa geográfica (região, localidade)
Pesquisa demográfica (idade, gênero, renda, condição socioeconômica, escolaridade, geração, religião…)
Pesquisa psicográfica (valores, estilo de vida, interesses)
Pesquisa comportamental (comportamento na página, status do usuário, sensibilidade ao marketing)
Definindo público alvo é possível desenvolver linguagens e identidades visuais adequadas, definir os principais canais de comunicação, ter mais facilidade na produção de conteúdos estratégicos, entender os desejos do cliente, aprimorar produtos ou serviços de acordo com a demanda do consumidor.
A definição do público-alvo se dá devido ao entendimento da relevância do comportamento do consumidor na hora da efetivação da venda.
O estudo do cliente possibilita a criação de campanhas mais eficientes e que convertem mais vendas por serem personalizadas e direcionadas corretamente.
Além disso, o estabelecimento de uma boa comunicação com o público é a chave da questão. Saber quem está do outro lado da tela favorece a aproximação entre o cliente e a marca através de linguagens cativantes e agradáveis. Com isso, as abordagens serão mais efetivas, facilitando o suprimento das demandas.
A diferenciação da marca com os concorrentes também é um fator importante. O posicionamento da empresa no mercado auxilia essa distinção, agregando valor aos diferenciais valorizados pelo público-alvo. Sendo assim, o grupo segmentado se alinha aos valores e princípios da marca.
Pesquisa detalhada
Análise de dados
Estudo de mercado
Compreender qual problema sua empresa soluciona
Atualizar as pesquisas constantemente
A competitividade do mercado exige a segmentação de consumidores. Serviços personalizados são benéficos quando se fala em aproximação entre cliente e marca.
Esclarecer quem é esse público específico garante a identificação dos reais usuários, facilita o suprimento da demanda, agregando valor ao que a marca oferece.
Para saber mais sobre o assunto, acesse já o curso de Planejamento e Gestão de Mídias Sociais.
Equipe de Comunicação e Marketing da Infinício