Ao possuir um negócio, é impossível que não pense em estratégias que possam refiná-lo. No marketing digital, não há como fugir das métricas e dos KPIs, maneiras específicas que em muito colaboram com a análise e a estratégia. Contudo, muitos acreditam que não há distinção entre essas técnicas, mas, na verdade, tal divergência é bastante marcada.
Ainda que dependam uma da outra para seu resultado preciso, serão apresentados os pontos que as distinguem uma da outra nesse artigo. Aqui, você irá aprender não apenas a diferenciá-las, mas compreenderá sua importância para o crescimento de uma empresa.
No Marketing Digital, as métricas são uma ferramenta de análise estratégica que desempenha uma busca ao entendimento da positividade ou negatividade de determinadas ações e, assim, alterar o cenário para que seja diferente, levemente melhorado ou mantido.
Alguns exemplos de métricas utilizadas no Marketing Digital são o Retorno Sobre Investimento — popularmente conhecido como ROI —, o Custo por Aquisição do Cliente, visitas no site e taxa de rejeição, que apresentam em plano aberto cada pormenor do todo e quais atitudes deverão ser tomadas. Elas podem ser aplicadas, inclusive, em um E-Commerce.
A denominação KPI provém da língua inglesa e é uma sigla para Key Performance Indicator. Em tradução, é apresentado como Indicadores-Chave de Desempenho, ou seja, modos que apontam de maneira numérica e objetiva sobre os resultados relevantes à melhoria do negócio.
É relevante afirmar que existem três tipos de KPI. São eles:
Indicadores estratégicos são aqueles cuja finalidade é determinada durante o período de planejamento, onde se organizam as grandes metas e são criadas estratégias para alcançá-las. Assim, é possível estabelecer comparações e buscar as melhorias.
Por outro lado, os indicadores táticos marcam o passo a passo para se alcançar as metas maiores estabelecidas no âmbito estratégico. Ele se concentra nas áreas menores que culminam na meta principal;
Por fim, os indicadores operacionais atuam de maneira a mapear ainda mais detalhadamente as áreas dos outros indicadores, táticos e estratégicos.
O KPI e as Métricas possuem sentidos diferentes, pois as métricas apresentam as informações que serão, posteriormente, analisadas pelos indicadores.
Apesar de terem suas distinções entre si, são intrínsecos ao considerar que as métricas são a base para o desenvolvimento do KPI. Portanto, sem as métricas, os indicadores não conseguem trabalhar pois não possuem estrutura para realizar seu mapeamento.
Os indicadores-chave só conseguem desenvolver balanceamentos diante da atuação prévia das métricas, logo, uma depende fortemente da outra de maneira a estarem interligadas.
Uma empresa de sucesso se importa com sua vitalidade e, para isso, a organização é fundamental. As métricas e o KPI são maneiras de fortalecer o planejamento de tal negócio e gerar benefícios inigualáveis diante da compreensão das tomadas de decisão.
Por isso, se você quer saber um pouco mais sobre esse tópico tão interessante, a Infinício preparou um curso que trata de Planejamento e Gestão de Mídias Sociais com um módulo dedicado especialmente à exploração do assunto. Para saber mais, é só clicar no curso e se preparar para aprender como nunca!
Leitora assídua e apaixonada por comunicação.