Com a adaptação do mercado ao contexto online, novas técnicas para aprimorar a experiência dos consumidores nesse ambiente tão fresco e recente se fizeram necessárias.
Foi dentro dessa realidade que o UX Design, conhecido como o design de experiência do usuário, ganhou força e se expande mais e mais a fim de apresentar uma atmosfera que garanta o objetivo da empresa com a criação daquele espaço.
Para que o UXD seja bem desenvolvido, há a necessidade das estratégias de conteúdo. Nesse artigo, você irá conhecer duas das mais importantes: o UX Writing e o Microcopy, que possuem importância inestimável nos resultados finais.
Podendo também ser conhecida como content strategist, termo extraído da língua inglesa, a estratégia de conteúdo tomou forma diante do fortalecimento do UX Design quase como um item obrigatório para o sucesso das empresas que estão ampliando seus negócios para a internet.
Para que o conteúdo disponível seja atraente, prático e objetivo, cumprindo o papel de uma comunicação efetiva, é necessário que seja devidamente planejado através de estratégias que se alinhem ao propósito.
Nesse contexto, é possível caminhar a especificidades de estratégias, como o UX Writing e o Microcopy, alguns dos mais importantes para a realização próspera de um UXD com o uso das estratégias de conteúdo.
O termo é trazido da língua inglesa e possui o significado da junção de “design de experiência”, em referência ao UXD, e a palavra “writing”, cuja tradução é “escrita”. Logo, o objetivo do UXW é fazer um design de experiência com foco na escrita.
Todo o processo que envolve o UX Writing exige atenção e estratégia. A compreensão do público-alvo e de qual o objetivo comunicacional devem ser uma das prioridades do designer de experiência. Para uma comunicação satisfatória, ela deve ser adequada à audiência consumidora.
Nessa área cujo desenvolvimento é integralmente ligado ao público, pesquisa, testagem e revisão são pontos primordiais. Deve-se expandir os conhecimentos sobre o assunto e estar sempre em atualização sobre os avanços da área, além de apresentar o projeto também a pessoas que não necessariamente estão envolvidas com ele para que, dessa forma, seja possível enxergar a interação na prática. Reestruturar quantas vezes for preciso e estar sempre adaptando é a chave!
O microcopy tem conexão direta com o UXW e é uma das tarefas do UX Writer. Seu significado está atrelado à redação de textos curtos e que busquem oferecer alguma síntese sobre determinado assunto.
Ainda, pode conter vocabulário que estimule o usuário a interação, como acessar uma página ou comprar algo sugerido e predeterminado pela estratégia de conteúdo. Esse recurso estimula ações a partir da linguagem verbal e não verbal estruturadas, como as palavras usadas e o design estabelecido.
Há diversas formas de colocá-lo em um projeto, como através de um subtítulo explicativo, um pop-up ou placeholder, bastante comuns na maior parte dos sites.
Na realidade virtual no qual os cotidianos atuais estão inseridos, não seguir a ordem natural e se adaptar pode ser uma má escolha. Por isso, cada vez mais as empresas têm buscado estabelecer seu espaço de confiança no meio on-line e investido no UX Design para tal.
Para ter maior conhecimento sobre o assunto e estar capacitado para atender às maiores demandas do mercado profissional moderno, acesse nosso curso de UX Design preparado para aqueles que têm ímpeto de inovação constante.
Leitora assídua e apaixonada por comunicação.