Toda a sua trajetória dentro de uma plataforma não é da maneira que você vivencia ao acaso. Existe uma equipe para refinar cada etapa a fim de transformar sua experiência na melhor possível. Afinal, quem gosta de estar em um espaço virtual desagradável, sem harmonia e repleto de entraves?
Nesse artigo, iremos destrinchar como o projeto criado para a experiência do usuário ser boa funciona.
Antes de compreender o funcionamento de um projeto de UX Design, é preciso saber o que o próprio UXD é. Sigla para User Experience Design, sua tradução livre do inglês significa Design de Experiência do Usuário.
Ele é responsável por todos os passos, desde a entrada em determinado site, até o alcance do objetivo daquele espaço, como a efetuação de uma compra.
Porém, se a experiência não for satisfatória, há grande probabilidade da finalidade não ser atingida. Os motivos podem ser variados, como:
Existem diversas motivações para a desistência do usuário na última hora e o UXD colabora para acabar com muitas dessas motivações.
Não somente a empresa busca realizar o principal alvo, mas fidelizar o cliente. A realização de um contexto favorável ao cliente, é igualmente favorável à companhia.
Agora que já tem ciência de que o cenário não é aleatório, mas pontualmente proposital, deve conhecer o projeto: como são determinados os pontos chave para a construção de uma experiência valiosa.
As etapas necessitam de bastante atenção e paciência para que a execução seja o mais bem sucedida possível.
Por isso, trouxemos alguns pontos que podem tornar um projeto de UXD melhor.
Outra maneira de definir a linguagem é pensando no que quer passar ao consumidor. Quem você quer representar? Quais são seus valores? Quem você quer atingir?
Essas questões precisam ser respondidas em sua identidade visual como empresa e serão expressadas durante a jornada do cliente.
Antes de qualquer passo, determinar o público alvo é essencial. Essa é a maneira de criar o norte de tudo o que se seguirá.
Por exemplo, se o objetivo é vender produtos esportivos, o nicho definido igualmente colabora para pensar em quem são as pessoas que irão consumir aquilo. Dessa forma, há meio de definir como será a comunicação, seja visual, seja verbal. Temos um artigo invrível que aprofunda as questões sobre o Público Alvo.
Quem disse que não se pode julgar um livro pela capa não pode dizer o mesmo de uma empresa e sua identidade visual.
Quanto mais clara e alinhada à linguagem que se quer passar, melhor a experiência. Logo, ainda melhor a aderência do usuário ao seu produto.
Em nosso artigo que aprofunda a compreensão geral do que é UX Design, você encontra diversos pontos-chave responsáveis por transformar seu espaço de serviço em algo agradável e benéfico para ambos os lados.
Com o mapeamento de jornada, é possível ver cada passo do usuário que navega naquele âmbito. Assim, pode-se saber o que está dando certo e errado no caminho.
Pesquisas colaboram com tomadas de decisão estratégicas e na compreensão dos resultados, a fim de melhorá-los.
Existem muitos passos para o projeto de UXD ir ao ar. Por isso, é indispensável que um profissional UX Designer seja o responsável por seu desenvolvimento, ao considerar que ele tem domínio do assunto.
Se você se interessou sobre a profissão e o conceito, temos certeza de que irá gostar do nosso curso de UX Design. Não perca essa chance!
Leitora assídua e apaixonada por comunicação.