A internet é considerada o meio de comunicação mais relevante e consumido no Brasil, e segue crescendo diariamente. Segundo a pesquisa "Brasil Conectado - Hábitos de Consumo de Mídia", 40% dos candidatos entrevistados passa ao menos duas horas conectado à internet.
Em contrapartida, o número de candidatos que passa o mesmo tempo assistindo televisão é basicamente a metade.
Navegar nas redes sociais passou a ser a atividade preferida da população em geral. Segundo a pesquisa, todas as idades, independente das classes sociais, regiões e gêneros, gastam seu tempo livre em frente às telas dos smartphones e computadores.
Durante a pandemia de Covid-19 o consumo de mídias sociais cresceu consideravelmente. Com o isolamento social o tempo passado em casa era praticamente integral, e isso de fato favoreceu as plataformas digitais.
Conforme o Digital Consumer Study, esse consumo midiático exacerbado não é mais uma realidade. Apesar de ainda ser um número significativo, houve uma redução, e o total voltou ao padrão pré-pandemia.
Durante o período de restrição de circulação a pesquisa apontava que 67% dos entrevistados passava mais tempo do que o normal navegando nas redes sociais. Já no estudo mais recente apenas 56% teve a mesma resposta, sem contar que 12% dos candidatos ainda afirmou que esse tempo voltado à internet, na verdade, tinha reduzido.
As plataformas de streaming também entram nesse cálculo. As lives tiveram bastante audiência no período pandêmico, mas não têm sido mais tão engajadas ultimamente.
O YouTube, Netflix e Prime Video vêm conseguindo manter o interesse do público, pois são produzidos em formatos propositais para que o tempo de consumo seja maior. As séries são exemplos disso.
O YouTube é a rede social mais utilizada pelos brasileiros, somando 96% de utilização.
A nível mundial o WhatsApp, o Instagram e o Facebook ocupam, respectivamente, a segunda, a terceira e a quarta colocação.
Uma das suas principais funções é facilitar a conexão de pessoas, possibilitando a troca de informações e a interação virtual.
A maioria dos usuários utiliza as redes sociais para se comunicar com familiares, amigos e colegas de trabalho. O uso social e profissional das plataformas é intenso.
Também são utilizadas para a atualização de acontecimentos e notícias. O Google, o Globo.com e o Uol são os sites mais acessados no país.
Entretenimento e conteúdos divertidos vem ganhando visibilidade na busca online. YouTube, Instagram e TikTok são os principais meios de compartilhamento desse tema.
Sites e aplicativos de relacionamento estão presentes na rotina de usuários que buscam um par. Essa procura cresceu bastante, principalmente durante a pandemia.
O empreendedorismo também passou a ser visto nas plataformas online. A possibilidade de crescimento fez com que muitos empreendedores migrassem para o meio digital.
A audiência é caracterizada por grupos de pessoas que se identificam com o que está sendo transmitido. Quanto maior for esse número, maior será a audiência.
Dessa forma, a busca por visualizações e interações acontece logo após a criação do ambiente do perfil nas redes sociais. O que vai sustentar essa visibilidade é o contato com o público.
O engajamento é o nível de interação entre o conteúdo e os usuários. Números de curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos aumentam a entrega e relevância do que foi produzido. Se o seu perfil é engajado, isso significa que você atingiu o objetivo, pois seu conteúdo agrega valor e gera interesse a quem está assistindo.
Caso essa não seja a sua realidade, aqui vão algumas dicas para aumentar a sua audiência:
Faça ajustes na identidade visual do perfil. Ele deve ser funcional e atrativo. Escolha cores, fontes e componentes adequados à sua proposta, mas lembre-se de não exagerar em elementos multimídias. A funcionalidade é imprescindível. Ninguém permanece em uma página que demora a carregar ou que é difícil de mexer.
Invista no UX Design buscando oferecer a melhor experiência aos usuários.
Técnicas de SEO também podem ser grandes aliadas por contribuírem com melhores posicionamentos em plataformas de busca. Aposte em palavras-chave, faça boas descrições e crie títulos informativos.
Faça publicações frequentes e mantenha seu perfil atualizado. Atente-se a relevância e a qualidade do conteúdo. Pesquise a opinião dos usuários e encontre a melhor solução.
Interaja com seu público e conserve seu engajamento. Responder comentários e mensagens torna a relação especial, trazendo confiança ao seu perfil.
Comece a aplicar essas dicas nas suas redes e acompanhe o crescimento. Você vai se surpreender!
Para entender mais sobre o assunto, confira o curso de Planejamento e Gestão de Mídias Sociais.
Equipe de Comunicação e Marketing da Infinício