Conforme as movimentações do mercado e o desenvolvimento das estratégias de marketing, as empresas perceberam que o foco no consumidor é fundamental.
A busca por soluções práticas e eficientes é uma das principais demandas dos clientes atualmente. Para sanar essa necessidade e atender as carências do usuário, as marcas começaram a investir em processos inovadores e criativos que geram bons resultados.
Esse método é chamado design thinking e aprofundaremos o conhecimento no artigo a seguir.
O design thinking é uma ferramenta de gestão que promove o desenvolvimento de produtos, projetos e planejamentos de maneira colaborativa a fim da resolução de um determinado problema.
Devido às inovações tecnológicas, os intervalos entre lançamentos estão sendo cada vez menores, e com isso as empresas possuem menos tempo de preparação dos novos projetos. A capacidade de adaptação ao novo é crucial nesse contexto.
A criatividade e a inovação vêm sendo utilizadas como estratégias para atender às demandas do consumidor, através de processos críticos e criativos. Ao contrário do que muitos pensam, esse não é um procedimento específico e sistêmico, mas sim uma abordagem moderna e diferencial.
Para isso, é necessária a maximização de ideias. A amplitude de perspectivas é empregada para aprimorar o processo de tomada de decisão. Fazendo uma analogia, tomamos a Teoria de Sabedoria da Multidão como exemplo: a diversidade de opiniões gera críticas e contrapontos, mostrando que quanto mais pessoas participam do processo decisório, mais correta será a decisão.
A realização do design thinking exige, anteriormente, um planejamento para que haja compreensão total da necessidade do usuário e sejam estabelecidos os objetivos. Isso ocorre por meio do gerenciamento sistêmico e do alinhamento de propostas e valores, traçando um caminho alternativo e apropriado.
Esses dois processos, apesar de semelhantes, possuem diversos aspectos particulares distintos.
O planejamento é a organização de fatores e o alinhamento de circunstâncias para o atingimento da meta estipulada, conforme dito acima. Esse recurso é geralmente exercido através de análises SWOT, definição de prazos, metas e público-alvo.
Já o design thinking consiste na descoberta de soluções inovadoras que ampliam o leque de possibilidades definido durante o planejamento da empresa. Estudos de possíveis problemas, quais são as causas e consequências, e hipóteses de soluções são algumas das estratégias utilizadas.
A necessidade de adaptabilidade é comum no contexto atual. O comportamento do consumidor sofre alterações constantemente, por isso é preciso que as empresas estejam sempre antenadas às tendências e novidades. Abaixo, alguns casos de sucesso da aplicação do design thinking como estratégia de crescimento:
Netflix
Natura
GE Healthcare
Havaianas
UberEats
Ambev
Samsung
O design thinking é uma estratégia inovadora e moderna bastante vantajosa atualmente. A inovação e a criatividade, quando aplicadas corretamente, podem ser revolucionárias em um ambiente onde as mudanças são indispensáveis e progressivas.
Quer elaborar soluções criativas e resolver os problemas da sua empresa de uma maneira inovadora? Acesse o site e inscreva-se no curso de Design Thinking para saber mais sobre o assunto.
Equipe de Comunicação e Marketing da Infinício