As empresas estão apostando cada vez mais em estratégias inovadoras e criativas para a resolução de problemas ou lançamentos de produtos ou serviços. ofertados
Ambientes colaborativos proporcionam o exercício do pensamento crítico, auxiliando e refinando o processo de tomadas de decisões assertivas devido ao trabalho em equipe. Esse método é chamado Design Thinking.
O design thinking é a capacidade de pensar critica e criativamente a fim de gerar soluções sofisticadas e efetivas. Compreender e atender as demandas do usuário e potencializar o impacto de soluções rentáveis são alguns dos objetivos comuns.
Desenvolver insights e a organizar ideias são comportamentos fundamentais nesta abordagem. Para isso, é importante ouvir a opinião de profissionais de setores distintos, buscando a soma de competências individuais para o bem da empresa. Vale lembrar que quanto mais perspectivas, mais elaborada será a pesquisa.
O termo foi elaborado por David Kelley e Tim Brown, profissionais da empresa de consultoria em inovação IDEO. Eles foram os responsáveis pelo desenvolvimento de uma metodologia holística através de processos de observação, criatividade, curiosidade e conhecimento para solucionar adversidades, e a estratégia utilizada gerou resultados revolucionários. Com a repercussão da conquista, atingiram o best seller Change by Design na empresa em que atuavam, em 2009.
Para implementar o método é preciso inicialmente determinar e compreender os problemas em questão. A partir daí serão analisadas as soluções sugeridas pela equipe e a proposta que melhor se encaixar no contexto será a escolhida. Esse processo é dividido em 4 etapas:
A imersão é o momento em que se realiza a análise SWOT para que oportunidades, ameaças, fraquezas, e pontos fortes sejam identificados. Também são analisados feedbacks, desempenho de funcionários e aspectos gerais da empresa. Considerar a situação política e econômica mundial é conveniente.
A ideação é a segunda etapa e consiste no brainstorming de ideias e técnicas que possam ser pertinentes para a resolução do problema anteriormente definido.
Depois da análise das ideias propostas, seguimos para a prototipação. É preciso equilibrar o que faz sentido e tem potencial de sucesso para que sejam feitos os testes.
O desenvolvimento é a última etapa do processo, correspondendo à prática de tudo o que foi estudado e testado nas fases anteriores
A empatia também pode ser considerada uma das bases do design thinking pela importância em compreender o cliente, trazendo possíveis soluções para o dia-a-dia do usuário.
O método pode ser aplicado em diversos setores da empresa e traz resultados positivos ao grupo. A cultura organizacional pode ser identificada devido à clareza, diversidade, engajamento, motivação e participação da equipe. Fomentar o pensamento crítico e inovador garante facilidade para resolver situações adversas.
Com isso a criatividade está sempre sendo estimulada e permite que os funcionários reproduzam os mesmos comportamentos em outras atividades.
A comunicação também é aperfeiçoada com a interação intensa dos funcionários, diminuindo a inibição e encorajando cada vez mais a contribuição de todos.
Devido à análise de dados, ao aprofundamento do conhecimento sobre a empresa e aos testes realizados, os gestores possuem mais segurança ao investir.
Satisfazer e fidelizar clientes fica mais fácil quando a intenção da equipe é, acima de tudo, entender e solucionar os problemas apresentados.
A capacitação dos funcionários também é benéfica por torná-los mais flexíveis e adptáveis à qualquer tipo de situação.
O entendimento da situação é o primeiro passo a ser dado durante o processo. É preciso analisar as estatísticas e os dados coletados para a total compreensão e aprofundamento de conhecimento.
Depois, no momento de observação, serão estipulados os requisitos necessários para a resolução do problema. É o momento de compartilhar ideias gerais, fazer brainstorming e trocar o máximo de informações possíveis.
A seleção de soluções adequadas e o estabelecimento do projeto integram a fase de ideação, seguida pela prototipagem, que consiste na criação do projeto com a solução determinada.
O teste é, basicamente, pôr em prática tudo o que foi estudado e analisado anteriormente. É importante estar aberto à mudanças nessa etapa.
Por fim, chega o momento de interação, onde ocorre o exame de questões levantadas após a testagem. Lembre-se de buscar sempre entender as insatisfações, promover melhorias e definir o que será adicionado o removido
O design thinking pode trazer benefícios consideráveis à sua empresa. Essa abordagem, além de garantir praticidade e inovação ao negócio, é capaz de revolucionar o ambiente e qualificar funcionários, simplificando o processo de solução de problemas e lançamento de produtos ou serviços.
Quer saber mais sobre este processo criativo? Inscreva-se no curso de Design Thinking e fique por dentro do assunto!
Equipe de Comunicação e Marketing da Infinício