Com um mercado cada vez mais acelerado, as soluções para problemáticas cíclicas também precisam acompanhar essa nova realidade. Para tal, foi desenvolvido o conceito de Design Thinking. Seu objetivo está ligado à capacidade de agir de modo rápido e criativo diante de situações que exijam soluções precisas.
Mas, apesar da relevância que o Design Thinking ganhou, você sabe sua origem? Nesse artigo, conheça as raízes da criação desse método para melhor compreendê-lo!
Como já esclarecido, o Design Thinking é uma técnica que busca ações efetivas para construir soluções que beneficiem o todo. Ela pode ser aplicada em diversas áreas e com diversas obtenções de resultados. Em definição, é a procura pela diversidade de perspectivas a fim de alcançar inovações que sejam responsáveis pela resolução de problemas diários.
Em nosso artigo que destrincha sua essência, vamos afunda nas noções desse termo tão comentado no mercado atual.
Com uma considerável evolução na ideia da teoria do Design, houve a elaboração de tal ideia. Dentro dessa realidade, foi criada uma das maiores empresas do ramo do Design mundial, a IDEO. Dois dos criadores, David Kelley e Tim Brown, tiveram o insight inicial da nomenclatura de Design Thinking.
Por mais que seu nome e sua criação tenha conexão direta com o âmbito profissional do Design, o Design Thinking não é algo restrito ao meio! Kelley e Brown, inclusive, ressaltam que ele pode ser usado para diferentes finalidades e obter resultados extraordinários em suas aplicações. Ao considerar que todas as áreas carecem de inovação para acompanhar o mercado, a metodologia pode e deve ser aplicada sem medo.
Apesar da empresa ter tomado forma em 1991, e determinar a criação do termo, sua popularização no mercado só ocorreu em 2009. O Fórum Econômico Mundial de Davos, um dos mais relevantes órgãos relacionados à economia, colocou em debate a metodologia apresentada pelos criadores.
Ainda, ganhou notoriedade ao estampar capas de algumas das mais relevantes revistas de negócios do mundo, o que ressaltou sua relevância e levou ao mundo uma maneira consistente de inovar.
O mercado se atualiza e a inovação faz parte dele. A busca incessante por novos métodos para acompanhar as mudanças é comum e necessária, logo, o surgimento do Design Thinking conseguiu se alinhar perfeitamente ao contexto. Sua popularização ganhou o mercado e trouxe consistência para soluções baseadas na inovação exigida pela modernidade.
Se você está à procura de conhecimento aprofundado sobre o tema, a Infinício tem a solução perfeita para você! Acesse nosso curso de Design Thinking que te aproxima de todo o necessário do tema a partir de um dos melhores professores do mercado. Não perca essa chance!
Leitora assídua e apaixonada por comunicação.