O ser humano é bastante complexo e, por vezes, estabelece limitações a si mesmo sem mesmo perceber. Essas barreiras criadas são chamadas de crenças limitantes e podem levar o indivíduo ao caminho da zona de conforto.
A seguir, você irá entender quais são as relações entre as crenças limitantes e a zona de conforto e, principalmente, como sair da zona de conforto e se manter fora dela.
Antes de entender o que é a zona de conforto, é importante se atentar àquilo que pode te levar até ela. As crenças limitantes são um grande responsável. Para reconhecer as crenças limitantes na sua vida, temos um artigo que explica bem detalhadamente sobre.
A princípio, deve-se compreender que as crenças limitantes são pensamentos que deterioram a autoestima, a confiança, a motivação e diversas outras áreas da vida de uma pessoas. Elas colocam limites no desempenho de alguém que, por sua vez, passa a acreditar que pode muito menos do que a realidade.
Elas vão sendo construídas ao longo do tempo e se tornam tão fortes, que o indivíduo começa a ter dificuldade de entender que elas, por muito, não são reais. O desenvolvimento é travado e essa pessoa pode ser levada à zona de conforto.
Eles podem ser:
Cada uma tem sua especificidade e uma potência diferente que varia a área na qual será prejudicial.
A zona de conforto é um ambiente no qual algumas pessoas estão mentalmente. Ela se caracteriza por ações, pensamentos e falas que colocam alguém em um espaço de segurança, em uma rotina que o limita. O grande problema da zona de conforto é justamente o fato de que não há desenvolvimento positivo, apenas uma grande estagnação da pessoa na zona de conforto.
Sair da zona de conforto pode ser complicado, mas não é impossível. A primeira coisa a se fazer é quebrar as crenças limitantes. Ao reconhecê-las, pode haver, então, a necessidade do auxílio profissional, com alguém que entenda melhor sobre a mente humana, como um psicólogo.
A quebra das crenças limitantes é capaz de finalmente oferecer clareza sobre o seu entorno e, assim, ter novas perspectivas sobre mudanças positivas.
Essa visão de mundo diferente o fará enxergar até onde pode ir e o que fazer para chegar até, movendo-se da estagnação gerada pelas crenças limitantes que o deixaram na zona de conforto.
As crenças limitantes são bastante perigosas, principalmente quando levam alguém à zona de conforto, pois é difícil sair da neblina causada pelo ambiente. Por isso, ao começar a perceber a força das crenças limitantes, é preciso buscar por um fim nelas, assim como na zona de conforto. Dessa forma, poderá finalmente encarar novas maneiras de ver as coisas e alcançar o desenvolvimento que marcará a evolução pessoal e profissional.
Para saber mais sobre o assunto, a Infinício preparou um curso completo sobre A Importância de Soft Skills para o Sucesso em sua Carreira que irá te preparar para entender mais sobre você e sobre a sua carreira.
Leitora assídua e apaixonada por comunicação.