A negociação salarial ainda é um assunto temido por muitos funcionários. Essa situação faz parte do processo seletivo, podendo também estar presente no desenvolvimento da transformação de carreira. A timidez e o receio atrapalham muitos candidatos nessa etapa.
A negociação é uma habilidade que integra as soft skills, e nada mais é do que saber estabelecer um diálogo, buscando resultados que satisfaçam a todos os envolvidos.
Para isso é preciso ser um bom comunicador. Balancear o que pode ser cedido, mas, ao mesmo tempo, apresentando e defendendo os seus posicionamentos.
Concepções desarmônicas entre o candidato e a empresa são motivos de insegurança. Às vezes o desencontro é tão grande que as duas partes enxergam cenários totalmente distintos. Os pensamentos precisam estar equilibrados.
A falta de conhecimento dos padrões do mercado também pode fazer com que grandes oportunidades sejam desperdiçadas. O estudo da média salarial do cargo desejado é um diferencial relevante.
Pedir um aumento de salário adequado aos seus resultados não é nenhum problema.
Por mais que seja considerada algo distante da realidade de muitas pessoas, a negociação salarial é uma etapa previsível e natural em qualquer negócio.
Esse é um processo de autoconhecimento e valorização do seu serviço. Também pode ser um estímulo para buscar novas habilidades e viabilizar a negociação.
Cabe ao funcionário reconhecer o momento ideal e aproveitar a oportunidade de negociar seu crescimento na empresa.
É importante estar preparado para solicitar uma reunião de negociação salarial. Para isso, é necessário considerar alguns tópicos.
Nesse primeiro momento é importante que haja uma autoavaliação.
Refletir sobre seu histórico, resultados e relacionamento na empresa são os primeiros pontos a serem analisados quando o aumento de salário for uma cogitação.
Alcançar objetivos pode ser uma justificativa convincente para conseguir o aumento.
Trabalhe na sua evolução e não se compare aos outros profissionais.
É chegada a fase de estudos de padrões salariais.
Conhecimento nunca é demais, e estar atualizado nesse assunto pode ser um fator determinante.
Estenda seu olhar e avalie suas prioridades. O que você quer mudar? Quando você pretende agir?
Bom senso e sabedoria são cruciais.
Analisar o momento que a empresa vive é um aspecto fundamental. Crises e quedas rendimento não são momentos propícios.
Tendo esses pensamentos alinhados, provavelmente é o momento de agendar a reunião com os superiores.
Essa é a ocasião que você planejou e se preparou. Com o conhecimento adquirido nos estudos, unido à valorização do seu trabalho, esclareça o seu ponto de vista e quais são as suas pretensões.
Manter a conversa em tons construtivos é um caminho a ser seguido. Uma boa comunicação é indispensável. Se colocar positivamente, visando melhorias tanto para você quanto para a empresa é o objetivo dessa negociação.
Relembre seu histórico e seus resultados durante a reunião. Nem sempre vão se recordar de todos os seus feitos na empresa. Seja breve e se atenha aos detalhes diferenciais de suas conquistas.
Bons argumentos são significativos. Comprove sua solicitação com boas justificativas.
Explique os motivos verdadeiros que te levaram até a negociação e seja justo. Blefar definitivamente não é uma opção. Humanize seus motivos, explique suas necessidades e seja claro na conversa. A confiança é um comportamento valorizado no meio profissional.
Provavelmente o seu superior vai apresentar um leque de opções convincentes. Caso receba uma resposta negativa, não se frustre nem desanime. Muitas vezes são necessários reajustes orçamentários e análises da proposta.
Esse processo é composto por diversas etapas. Compreenda a posição da empresa e siga apresentando um bom trabalho.
Previna-se com outras alternativas. Explore possibilidades além do salário, a remuneração se estende aos benefícios e aos bônus do trabalho.
Tendo retornos positivos, certifique-se de receber a documentação formal necessária.
A garantia de benefícios amplia a competitividade entre empresas. Um bom pacote de benefícios pode ser determinante para a evolução e crescimento profissional.
Potencializar a negociação é uma estratégia poderosa e capacitante no meio profissional. A determinação do seu valor e a análise de onde você pretende chegar são dois fomentadores no decorrer da negociação salarial.
Como dito acima, esse processo é composto por algumas fases, por isso é preciso paciência e inteligência para conseguir um bom acordo. Seja pertinente e acredite no seu potencial! Deixe o medo de lado e vá atrás dos seus objetivos.
Para aprofundar seu conhecimento, acesse o curso de Transformação de Carreira.
Equipe de Comunicação e Marketing da Infinício