Atualmente é possível identificar diferentes gerações atuando lado a lado no mercado de trabalho. As diferenças dessas realidades são muitas, logo, surgem os conflitos internos que precisam ser resolvidos para o bom funcionamento da empresa.
Esses conflitos tendem a acontecer pelo choque comportamental entre contextos sociais e culturais totalmente distintos. Cabe aos gestores a habilidade de lidar com todos esses fatores, alinhando as informações para a obtenção de bons resultados.
Além disso, a resolução desses conflitos pode ser alcançada através de algumas habilidades chamadas de soft skills.
As soft skills se encaixam justamente nesse conceito de comportamento. Elas consistem na interação social do ambiente de trabalho e se estendem ao desempenho sob pressão e à adaptação em complexidades e novas atribuições.
Nos últimos anos as soft skills ganharam destaque no mercado por trazerem resultados reais e consideráveis.
Os avanços empresariais exigem competências não somente relacionadas aos conhecimentos técnicos e institucionais, mas também aos comportamentos interpessoais no contexto profissional.
Essas habilidades comportamentais são essenciais e geram impacto em todas as áreas de atuação por consistirem na capacidade de se comunicar, entender e pensar criticamente.
A inteligência emocional é uma das competências mais importantes que se pode adquirir. Diversas situações requerem essa habilidade, seja em processos seletivos ou em imprevistos em apresentações gerais de uma empresa. A capacidade de controlar suas emoções para seguir o melhor caminho possível é um diferencial considerável.
Uma boa comunicação também é crucial para trabalhos em equipe. Saber se expressar é uma característica de pessoas aptas à liderança. Além de facilitar a compreensão ainda melhora o relacionamento com os demais.
A capacidade de organizar, liderar e conduzir grupos também entra nessa lista. Responsabilidade, confiança e comprometimento caracterizam o líder. Ele auxilia na potencialização da performance e torna o ambiente mais agradável e organizado. Motivar pessoas e fazer com que elas apresentem seus melhores resultados são algumas de suas atribuições.
Saber trabalhar em grupo visando alcançar objetivos comuns pode trazer consequências positivas. Poder reunir vários pontos de vista é uma maneira de otimizar tempo e atingir outras respostas. Valorizar todas as opiniões é um fator importante quando se fala em colaboração.
A negociação consiste na capacidade de estabelecer um diálogo que busque soluções satisfatórias para todos. Compreender o que pode ser cedido e preservar os seus interesses são algumas características importantes.
A habilidade de tomada de decisões é uma soft skill muito procurada no mercado. Considerar situações e ter coragem de agir é um diferencial no ambiente de trabalho. Assumir responsabilidades para solucionar problemas é um comportamento interessante.
Todas as soft skills buscam trazer melhorias para a vida pessoal e profissional de quem as utiliza, e podem ser desenvolvidas caso não sejam naturais. O desenvolvimento dessas técnicas exige autoconhecimento e é fundamental para que os objetivos sejam alcançados.
Algumas pessoas apresentam essas características naturalmente, mas elas também podem ser desenvolvidas com algumas técnicas.
Trabalhar o entendimento das habilidades que precisam ser descobertas ou aprimoradas é um passo muito importante. Saber seus defeitos e qualidades e identificar seus pontos fracos e fortes vão facilitar esse processo.
Para isso, é necessário planejar a sua rotina. Planilhas e cronogramas podem ser seus aliados nessa etapa.
Ser resiliente em momentos adversos pode te ajudar a manter o foco e colher os aprendizados de cada situação. Não se deixe abalar pelas dificuldades e encare-as como uma breve preparação para futuros acontecimentos.
Acredite no seu potencial! A autoconfiança ajuda a encontrar forças para enfrentar os desafios diários. Traços de insegurança fazem com que a pessoa desista simplesmente por não acreditar em si mesma, e isso certamente é um fator prejudicial.
Para facilitar o entendimento de como podem ser observadas as soft skills, abaixo serão apresentados alguns líderes mundiais e suas habilidades, estas que os ajudaram a ocupar tais posições de destaque.
Apesar de ter enfrentado diversos obstáculos na luta contra o Apartheid, o ex-presidente da África do Sul não se abateu, deixando o legado de seus ideais. Podemos identificar a capacidade de resiliência, liderança e boa comunicação.
Foi a primeira mulher alemã a ser eleita chefe de governo. É conhecida por ter despertado a confiança em momentos de crise e por conservar a estabilidade da União Europeia. Sua inteligência emocional faz a diferença.
O ex-presidente dos Estados Unidos ficou bastante conhecido pelas capacidades de negociação, comunicação e flexibilidade quando ocupou a posição de liderança de uma das maiores potências mundiais.
As softs skills são importantes em todas as etapas da sua introdução ou recolocação na esfera profissional. Compreender suas características e o que precisa ser aprimorado no processo de construção de carreira são agentes colaboradores dessa evolução.
Apresentar as soft skills no currículo é uma boa técnica. Essas habilidades podem ser diferenciais para uma contratação mesmo quando seu perfil não é o mais compatível para a vaga.
Além da importância dentro do mercado de trabalho, essas competências também são benéficas na vida pessoal, podendo auxiliar no controle de sentimentos e na melhora das relações entre pessoas.
Equipe de Comunicação e Marketing da Infinício