Logo Infinício

  • Questões
  • |
  • Provas
  • |
  • Blog
  • |
  • 0
  • Entrar
  • Cadastre-se
Home › Blog › O que é o Autoconhecimento?

O que é o Autoconhecimento?

Por Giovanna Fant

Gestão de Pessoas

Investir no autoconhecimento é um passo importante que pode aprimorar fatores tanto na vida pessoal quanto no ambiente profissional em que se está inserido. O melhor entendimento sobre si mesmo é um fomentador na trajetória de quem busca estar promovendo sua carreira se mantendo conectado com sua identidade. O autoconhecimento é um caminho para refletir e se questionar sobre pontos importantes.

 

Entendendo o Autoconhecimento

O autoconhecimento consiste em uma investigação capaz de perceber e compreender seus próprios defeitos e qualidades, seus pontos fortes e fracos, o que te motiva e desanima, com uma visão de aceitação e busca por evolução e desenvolvimento. Se conhecer ajuda a enfrentar os desafios diários. Para isso é necessário analisar a estruturação interna para assim saber como agir e aonde determinadas situações podem nos guiar. Pensar nos seus valores, motivações, entender a sua narrativa e o que você representa a quem está a sua volta são assuntos importantes para quem está atravessando a jornada do autoconhecimento.

Todo esse processo não acontece do dia para a noite. É necessário ter paciência  e disposição. Mas ao entender essas questões mudanças positivas começam a acontecer no seu dia-a-dia. 

O controle emocional é um exercício fundamental para a saúde mental, impedindo que sentimentos ruins, ansiedade e frustrações tomem conta do psicológico trazendo situações improdutivas inconscientes. Esse controle pode ser conduzido de forma corporal ou emocional, e o equilíbrio entre essas duas esferas auxilia no fortalecimento do indivíduo, possibilitando assim que ele também olhe para o outro com respeito e afinidade. O desenvolvimento dessa capacidade pode ser visto no comportamento de monges que se isolam por enormes períodos empenhados a alcançar níveis elevados de conhecimento para responder os seus questionamentos. Estar sozinho é uma boa maneira de se encontrar internamente, mas existem outras maneiras de se conectar e entender qual é o seu propósito.

 

Níveis do Autoconhecimento Pessoal

Para começar precisamos responder precisamente a três perguntas:

O que você faz na sua rotina te agrada? Na correria do dia-a-dia muitas vezes não paramos para pensar na direção em que as coisas estão se encaminhando... Entender como as suas atitudes influenciam a sua carreira é o primeiro estágio desse processo.  

Quais são seus sentimentos? Pensamentos profundos e excessivos tendem a mexer com o emocional. Para seguir na busca pelo autoconhecimento é preciso estar com a cabeça no lugar, entender quais indícios nos são dados e porque sentimos tais sensações. Seja um aliado dos seus sentimentos. 

O que você ainda não é capaz de compreender sobre si mesmo? Esse é o terceiro e mais profundo estágio mental que você vai atingir. Aqui são encontradas suas limitações, e elas também precisam ser expostas. Esse ato de superação vai tranquilizar os pensamentos e aliviar o estado defensivo da mente.

 

Autoconhecimento Profissional

O autoconhecimento profissional tem como base o reconhecimento dos seus pontos fortes e fracos, e a observação de como isso interfere na sua atuação. Ele funciona como um minimizador de erros e intensificador de soluções, evitando grandes problemas e trazendo diferenciais positivos. Mas como desenvolver essas habilidades?

A análise SWOT é um método para começar a entender como anda o funcionamento do seu ambiente de trabalho. Essa análise identifica alguns fatores:

  • Forças: As competências desenvolvidas e as habilidades adquiridas.
  • Fraqueza: Pontos limitantes e bloqueios de oportunidades.
  • Oportunidades: Fatores externos que incrementam as qualidades e aumentam as oportunidades de crescimento.
  • Ameaças: Tudo que pode vir a atrapalhar sua trajetória.

Depois de ter esses conceitos alinhados, é preciso ter em mente quais são os seus objetivos para estipulação de metas. Elas servem com estimulantes e auxiliam nos controles e ajustes desse processo.

Aceitar visões externas e coletar feedbacks são diferenciais que também podem contribuir. As vezes não somos capazes de enxergar situações que acontecem a nossa volta... A visão de outras pessoas pode ajudar bastante!

Buscar conhecimento e se manter atualizado também são agentes do desenvolvimento. Cursos extracurriculares, palestras e podcasts podem ser grandes colaboradores. É sempre importante conhecer outros conteúdos para aprimorar a reflexão.

 

Estilos de Comunicação

Em momentos adversos os colaboradores profissionais precisam assumir a posição de líderes e tomar a frente da situação. Diminuir a comunicação temendo a imprecisão das respostas pode não ser uma boa estratégia... 

A habilidade de comunicação é posta em prova em situações de dificuldade. A avaliação do estilo de comunicação interna do ambiente profissional é fundamental para um diálogo mais eficaz e produtivo, gerando assim melhores resultados e trazendo respostas positivas.

Existem quatro estilos de comunicação que podem ser identificados em uma equipe e entender quais conceitos são aplicados pode ajudar no gerenciamento.

 

Estilo de Comunicação Passivo

Pessoas que possuem dificuldade em expressar suas opiniões e sentimentos, que hesitam em se prontificar para solucionar problemas, possuem traços tímidos e evitam conflitos. 

Oferecer outras maneiras de se comunicar, falar com eles em ambientes separados dos demais e estabelecer a segurança psicológica são algumas formas de conduzir esses profissionais.

 

Estilo de Comunicação Agressivo

Oradores diretos seguros, na maioria das vezes são os primeiros a se manifestarem, dominam a conversa, tom de voz impugnante, não consideram e desafiam opiniões alheias.

Determinar limites e intervir em situações de interrupção podem ajudar a conter esses comportamentos.

 

Estilo de Comunicação Passivo-Agressivo

Expressam seus sentimentos indiretamente, evitam resolver problemas, são indiferentes, não resolvem conflitos diretamente, falam e agem de maneira oposta.

Não permitir a persuasão e manter abordagens respeitosas e diretas com o profissional pode ser a solução.

 

Estilo de Comunicação Assertivo

É o estilo de comunicação ideal apresentado por pessoas que resolvem diretamente os problemas, sabem expor seus pontos de vista, respeitam os companheiros e não ultrapassam limites. São claras e diretas, pedem ajuda e escutam os demais validando suas opiniões.

 

Comunicação em Tempos de Pandemia

Nos últimos meses, o mundo vem enfrentando a pandemia de Covid-19 que tornou muitos trabalhos presenciais em híbridos ou remotos. Apesar dos benefícios, a redução do contato pode vir a ser algo prejudicial no contexto profissional. 

As reuniões online gerais e individuais, e utilização de plataformas compartilhadas para o gerenciamento das atividades estão sendo grandes aliados do home office.

A comunicação é importante, e tem ainda mais valor quando se está distante. 

Agora que você conhece melhor os estilos de comunicação, é o momento de implementar os métodos apresentados e proporcionar um melhor fluxo de comunicação no seu ambiente de trabalho! 

Giovanna Fant

Equipe de Comunicação e Marketing da Infinício

Categorias

Marketing Finanças Gestão de Negócios Gestão de Pessoas Enem

Postagens Recentes

10 Dicas de como se Preparar para o Enem

Como Escolher um Curso Superior?

A Importância da Leitura Crítica no ENEM: interpretação ativa de textos e questões

Geração Y: Prós e Contras

Como Melhorar a Concentração com o Auxílio da Neurociência?

Logo
  • Central de Ajuda
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

  • (21) 97925-4194
  • [email protected]
NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail para receber notícias do nosso blog atualizadas diariamente.