O YouTube é uma mídia social com 2 bilhões de usuários mensais e o segundo site mais visitado do mundo, ficando apenas atrás do Google. Além disso, também é uma ferramenta de busca que promove a liberdade de expressão, garante oportunidades, informação e participação dos usuários.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google, 55% das pessoas afirma acessar a plataforma para saber mais sobre um produto antes de comprá-lo. A rede possui diversos vídeos explicando o funcionamento e avaliações reais e confiáveis sobre produtos variados.
O veículo gera bastante visibilidade ao negócio devido ao grande número de usuários ativos e por ser destacado em buscas realizadas no Google. A vantagem comercial é verídica.
A produção de conteúdo em vídeo pode parecer complicada, mas é mais simples do que aparenta. Com materiais básicos e de qualidade é possível obter resultados extraordinários. Esses, consistentes e a longo prazo, não pense que os efeitos serão instantâneos.
Para utilizar o YouTube como ferramenta comercial é preciso compreender que o conteúdo deve ser de boa qualidade e agregar informações relevantes para o seu nicho. Vídeos muito extensos não são recomendados, por isso, procure ser breve e objetivo.
O primeiro passo a ser dado nessa trajetória é a definição do seu público-alvo. Isso pode ser feito por meio de pesquisas, análises de feedbacks e análises demográficas, facilitando a criação de conteúdo direcionado devido à compreensão de quem é o potencial consumidor do outro lado da tela.
Busque alinhar os vídeos ao objetivo do seu canal. Materiais claros que conservem a proposta do perfil são imprescindíveis. Também não é interessante copiar conteúdos da concorrência. A originalidade e a autenticidade geram credibilidade ao canal. Portanto, siga o seu formato e escolha o melhor modelo de produção para o seu público-alvo. Vale lembrar que a gravação pode ser feita com câmeras ou até mesmo celulares que possuam uma boa qualidade de imagem e áudio, sempre na horizontal.
Criar um cronograma de publicações pode ser muito interessante. Além de proporcionar organização, facilita o acompanhamento do público, garante postagens frequentes, auxiliando a criação de uma agenda tanto para o perfil, quanto para o cliente.
A divulgação do canal em outras redes sociais e canais de comunicação é um aspecto favorável. Publicações frequentes, interação, estabelecimento de parcerias e a organização do feed podem gerar maior engajamento à página.
O SEO é um fator extremamente importante nesse contexto. Por ser um mecanismo de busca, é importante estar atento às diretrizes da plataforma e preencher corretamente os campos disponíveis no momento da publicação. Confira abaixo como preencher as lacunas de forma correta:
Opte por palavras-chave relacionadas ao seu segmento e não ultrapasse os 60 caracteres.
A utilização de 100 caracteres é ideal. Links e hashtags são bem-vindos. Não se esqueça da chamada para ação ao final do texto.
Aposte nas palavras-chave. Quanto mais, melhor!
Opte por personalização, textos adicionais e design interessante que ative gatilhos de curiosidade.
Indicada para vídeos relacionados ao mesmo assunto. Eleva o tempo de exibição e provoca maiores chances de ranqueamento nos resultados de pesquisa.
Resumindo:
A possibilidade de divulgação de conteúdos complementares é uma das maiores vantagens de vender no YouTube por promover maior visibilidade ao negócio. Aproximar os consumidores e gerar mais visualizações é a principal função da plataforma. Essa ferramenta garante o fortalecimento da marca.
Devido ao grande número de usuários ativos, a rede é uma grande colaboradora de volume de tráfego, permitindo que seu conteúdo alcance possíveis clientes da marca.
O marketing viral e a integração de mídias também são facilitadores devido à grande circulação de vídeos. Isso acontece através do efeito cascata gerado pelo compartilhamento em outras mídias sociais, como o Instagram, LinkedIn e Twitter, e redes sociais de amigos e familiares.
A boa classificação dos vídeos no Google também é benéfica. Essa estratégia induz o usuário a clicar no vídeo recomendado por aparecer antes dos outros tipos de conteúdo.
O YouTube é uma ótima ferramenta comercial e pode auxiliar o desenvolvimento da empresa proporcionando mais visitas e credibilidade.
Agora que você já sabe como conteúdos em formato de vídeo podem ser vantajosos ao seu negócio, confira o curso de Planejamento e Gestão de Mídias Sociais e aprimore o seu perfil.
Equipe de Comunicação e Marketing da Infinício