A chave para ter um negócio de sucesso é, sem dúvidas, a organização. Estar ciente de cada passo que foi dado ou que precisa ser é a maneira ideal de se trilhar um caminho para a vitalidade de seu negócio.
Para isso, preparar um planejamento é imprescindível, porém, para seguí-lo, surge a necessidade de outro elemento nessa equação: o controle.
Acompanhe, ao longo desse artigo, a importância dessa junção aplicada a um negócio que visa o futuro profissional com êxito.
O Planejamento e Controle de Produção é mais conhecido no mercado de trabalho pela sigla PCP. Entenda melhor a usabilidade de cada conceito separadamente para que a compreensão do casamento entre Planejamento e Controle no PCP sejam mais facilmente digeridos.
O planejamento nada mais é que o processo que define todas as futuras tomadas de atitude. Quais serão as ações, as análises, o caminho.
Ele é capaz de decupar o todo para mostrá-lo menos complicado e mais possível de ser alcançado. Com um planejamento em mãos, todo o caminho é objetivado.Pode-se dizer que esse ponto serve como um mapa do sucesso.
Porém, se você possui um mapa em mãos, mas não o segue, então para que ele serve? Passear por direções que não são as estipuladas para levar ao ponto de desejo vai totalmente contra a proposta.
É para garantir que tudo saia como o planejado, que o controle é colocado em cena. Seu propósito é acompanhar de perto cada fase do planejamento na busca única de fazê-lo se realizar da melhor maneira possível. Para isso, usa ferramentas que transformam o controle daquele processo mais simples e assertivo.
Ou seja, de modo geral, o PCP é um sistema que visa levar o gestor a tomar decisões favoráveis à empresa em níveis de sua produção contando com uma estratégia que facilite o processo.
Pense em uma viagem: você quer ir a certo destino, mas não sabe sobre o clima, não tem certeza de quantos dias ficará lá, não tem ideia de como as coisas funcionam, apenas tem ideia do básico. Como aprontar as malas? Como determinar os dias de ida e volta do seu transporte? Como saber o que esperar do lugar? Decerto, passaria frio ou calor, não teria roupas o suficiente, compraria passagens perto demais da data e, sem dúvidas, acabaria por gastar bem mais pela ausência de organização e planejamento. Agora, imagine isso aplicado a uma empresa.
Não há modo de embarcar no meio profissional com uma empresa que não traça estratégias e faz pesquisas de mercado para estar à altura desse espaço, muito menos se não houver um controle que busca cumprir esse planejamento.
É através do PCP que se pode:
Acredite: as grandes ideias do mercado nas quais as pessoas se inspiram tiveram êxito justamente por todo o trabalho de planejamento e controle por detrás, com detalhamento e precisão. Por isso, para aprender mais sobre esse tópico indispensável, preparamos um curso completo sobre Controladoria Estratégica que irá te ensinar tudo o que precisa saber dentro desse tópico!
Leitora assídua e apaixonada por comunicação.