Logo Infinício

  • Home
  • Cursos
  • Planos
  • Blog
  • Contato
  • 0
  • Entrar
  • Cadastre-se
menu
Home › Blog › O que é Governança Corporativa?

O que é Governança Corporativa?

Por Giovanna Fant

Finanças

A Governança Corporativa consiste em um sistema de administração para empresas e organizações que atua como agente de monitoração do relacionamento entre sócios, conselho administrativo, diretoria, instituições de fiscalização e controle e todas as demais partes interessadas.

É um conjunto de costumes, processos e normas que auxilia o processo de gerência empresarial, possibilitando boas práticas internas. Recomendações objetivas, alinhamento de interesses visando a preservação e a otimização do valor econômico de longo prazo na empresa são algumas das estratégias aplicadas.

Confira no desenrolar do artigo o significado do termo, os benefícios de sua aplicação e como contribuir para a aplicação de uma gestão de qualidade.

 

O que é Governança Corporativa?

A governança corporativa é um conjunto de recursos adotado por uma empresa a fim de alinhar os interesses de sócios, diretores e acionistas, e fortalecer a firma, conciliando os interesses pré-estabelecidos com as instituições de fiscalização e regulamentação.

As boas práticas empresariais são extremamente positivas e aumentam a credibilidade do negócio perante aos stakeholders e aos demais interessados.

Basicamente, a governança corporativa atua direcionando a empresa nos caminhos adequados para a obtenção dos resultados previstos.

Além de organizar o ambiente corporativo, essa estratégia facilita tomadas de decisão assertivas e resoluções de problemas internos, tornando- se imprescindível em cenários de incompatibilidades e divergências.

 

4 Princípios Fundamentais da Governança Corporativa

Os princípios fundamentais da governança corporativa são elementos do Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa. Adotar adequadamente essas medidas garante o emprego da confiança tanto em relações internas quanto externas.

 

  1. Transparência: dispor informações que sejam de interesse das partes interessadas além das informações obrigatórias impostas por leis e regulamentos. 
  2. Equidade: tratar justa e isonomicamente os sócios e stakeholders, considerando direitos, deveres, necessidades, expectativas e interesses.
  3. Prestação de Contas: deve ocorrer clara, concisa, compreensiva e tempestivamente. Os agentes de governança devem assumir totalmente as consequências de seus atos e agir com cuidado e responsabilidade em seus ofícios.
  4. Responsabilidade Corporativa: zelo pela viabilidade econômico-financeira das organizações, redução de externalidades negativas e aumento de externalidades positivas da empresa, considerando a diversidade de capitais — financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social, ambiental, reputacional, entre outros — em prazos curtos, médios e longos.

 

 

Benefícios da Governança Corporativa

Como visto acima, a governança corporativa garante o alinhamento dos interesses dos administradores e responsáveis pela empresa, além de influenciar positivamente na determinação e no segmento de estratégias, e promover práticas de prestação de contas.

Confira abaixo outros benefícios do método:

 

Valorização da Imagem Empresarial

O emprego de boas práticas empresariais e a ética corporativa contribuem para a valorização da imagem da empresa no mercado. É importante cultivar uma imagem confiável ao público e aos stakeholders para o desenvolvimento empresarial.

 

Atração de Investidores

Boa imagem no mercado e o reconhecimento empresarial são agentes fundamentais para a atração de investimentos. Empresas que conquistam a confiança de investidores raramente terão problemas de gestão.

 

Livre de Escândalos e Conflitos

Escândalos de corrupção e falhas processuais são atípicos em empresas que aplicam uma boa governança corporativa. 

Quando bem aplicada, a estratégia não permite que interesses comuns sejam colocados acima dos interesses organizacionais.

 

Aumento do Valor de Mercado

O valor de mercado e o grau de competitividade da empresa tendem a aumentar com a aplicação correta da governança corporativa. Além disso, valoriza a imagem da empresa, evita escândalos e facilita a retenção de talentos. 

 

Como Começar a Aplicar a Governança Corporativa?

  1. Determine claramente a hierarquia empresarial

  2. Atribua responsabilidades e papéis

  3. Proponha reuniões para acompanhar o desempenho do projeto 

  4. Crie Conselhos Cultivo e Administrativo

  5. Adote políticas para gestão de riscos

  6. Mantenha as informações registradas e acompanhe o processo

 

Para saber mais sobre o tema, confira o curso de Controladoria Estratégica.

Giovanna Fant

Equipe de Comunicação e Marketing da Infinício

Categorias

Marketing Finanças Gestão de Negócios Gestão de Pessoas

Postagens Recentes

Utilizando a Neurociência para Alcançar a Alta Performance

Design Thinking para quem Não é Designer

O que é a Cultura de Inovação e Criatividade?

Endomarketing: O que é, Exemplos e Estratégias

Responsabilidade Socioambiental: Discriminação

Logo
  • Central de Ajuda
  • Manifesto
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Carreiras
  • Contato

  • (21) 99759-5139
  • [email protected]
NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail para receber notícias do nosso blog atualizadas diariamente.