Por Giovanna Fant
A conscientização do consumidor acabou gerando maiores exigências voltadas à práticas sustentáveis nas empresas. Preocupação com o bem estar, boas práticas corporativas e a responsabilidade socioambiental ganharam espaço, tornando-se pautas fundamentais para o bom gerenciamento empresarial.
Neste artigo serão apresentados os conceitos de ESG e o enfoque será voltado a um dos métodos de implementação, chamado Seleção de Melhores da Categoria (best-in class selection).
O termo ESG (Environmental, Social and Governance) significa, em português, as práticas voltadas ao meio ambiente, à sociedade e à governança da empresa. Esse cuidado com os aspectos ecológicos, sociais e governamentais favorecem a construção de um futuro sustentável e colaboram para a evolução do negócio.
Além do melhor desenvolvimento, o ESG passou a ser muito bem visto no mercado, contribuindo para a construção de uma boa imagem corporativa. Somado a isso, estão os resultados positivos e, consequentemente, o aumento dos lucros.
O posicionamento empresarial é um fator decisivo perante aos consumidores, estes que a cada dia estão mais exigentes. A relação com a comunidade é um dos princípios de ESG.
E - Environmental (Ambiental)
S - Social
G - Governance (Governança)
A seleção dos melhores da categoria consiste em um método de implementação direcionado a apresentação das empresas mais reconhecidas pela prática de condutas ESG.
Esse processo ocorre através da análise de políticas e gestão da emrpesa. É preciso avaliar se a companhia é signatáira, se atende aos objetivos da ONU estabelecidos no Pacto Global, Quanto maiores forem os resultados do estudo, maior será a pontuação da empresa. Nesse caso, a pontuação significa a eficiência empresarial ao se tratar de critérios de ESG.
A pesquisa deve ser baseada em fatos e dados, havendo uma checagem efetiva do material coletado. São comuns situações nas quais os critérios são falseados, onde empresas utilizam o discurso sustentável como forma de ocultar práticas ilícitas (greenwashing). É uma tentativa de limpar a imagem da firma com a implementação de teorias que, na realidade, não são aplicadas.
Devido ao destaque nos últimos anos, a implementação do ESG agora é um coeficiente primordial para os negócios.
A responsabilidade da marca transparece pelos critérios sociais, ambientais e governamentais torna mais fácil a associação do cliente com os valores da empresa. Essa identificação ocorre quando o impacto social da instituição vai de encontro às demandas do consumidor. Assim, a marca ganha credibilidade e pode haver a fidelização do comprador. O ESG colabora também para a estabilização e crescimento da marca no mercado.
A estabilização do perfil empresarial fortalece o desenvolvimento do negócio resultando em benefícios que aproximam potenciais consumidores que se identificam com a empresa.
Investir em ESG é fundamental para a saúde das empresas atualmente. O respeito e o cuidado pelo meio ambiente, pela sociedade, e pelo gerenciamento da marca são fatores relevantes seja qual for o segmento do negócio.
Para saber mais sobre os critérios de responsabilidade socioambiental confira o curso de ESG - Environmental, Social and Governance.
Equipe de Comunicação e Marketing da Infinício