Surgida em 2005 em um relatório da ONU, a sigla ESG significa Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança) e engloba principalmente as práticas empresariais que prezam pelo meio ambiente, pessoas e gestão. Isto é, comprometimento com aspectos ecológicos e preocupação com a preservação da natureza, além de preocupação com os indivíduos e gestão empresarial.
Esse conceito foi criado para o desenvolvimento de um futuro sustentável através dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Alguns fatores como diminuição da agressão causada ao meio ambiente e conscientização ambiental são bastante benéficos, gerando credibilidade no mercado para as empresas.
Já os conceitos relacionados às questões sociais estão atrelados à satisfação do cliente, diversidade e inclusão, e respeito aos direitos humanos. A sociedade atual preza muito por ambientes de trabalho acolhedores, respeitosos e inclusivos. Intolerância e preconceito não são aceitáveis e devem ser repudiados.
Em relação às práticas de governança, condutas corporativas e boas relações com o governo entram em cena.
Essas questões referem-se à evolução da empresa, buscando por melhor desenvolvimento e resultados positivos. Por gerar lucro e ser extremamente bem-visto no mercado, a aplicação de critérios de ESG passou a ser fundamental.
Abaixo, uma lista dos assuntos mais abordados quando falamos em ESG:
E - Environmental (Ambiental)
S - Social
G - Governance (Governança)
Escândalos, falta de ética e a não apresentação de cuidados e preocupação com o meio ambiente são algumas posturas prejudiciais que podem manchar a imagem de uma empresa.
Os princípios de ESG tiveram um crescimento expressivo devido à conscientização social. As novas gerações prezam muito por práticas positivas envolvendo meio ambiente, pessoas e gestão. Com isso, os critérios de ESG ganharam destaque nos últimos tempos.
Manter um perfil estável nas diretrizes de ESG fortalece o negócio, trazendo diversos benefícios que atrairão possivelmente novos consumidores. Já empresas que não se adaptam a essa demanda acabam perdendo espaço e ficando para trás, podendo ser excluídas do mercado competitivo.
Os consumidores e investidores tendem a optar por marcas responsáveis e com critérios semelhantes aos seus. O impacto social atinge aqueles que se identificam com as propostas e valores de marca, e atualmente é raro encontrar alguém que não se preocupe com os temas abordados. Isso desencadeia um ciclo de crescimento no mercado, conquista de credibilidade e estabilização da marca, e a fidelização do consumidor, gerando lucro para a empresa.
Há também a redução de riscos de envolvimento em multas e sanções devido ao cumprimento à risca da lei.
Investir em ESG é conveniente e vantajoso, pois esse modelo de investimento só tende a crescer ainda mais no mercado financeiro.
O compromisso com ESG e impacto social são grandes contribuintes para a obtenção de bons resultados. Confira abaixo algumas estratégias que podem ser utilizadas:
Ambiental
Utilização de produtos e embalagens recicláveis;
Redução do uso de plástico;
Digitalização de arquivos, evitando a impressão de documentos;
Utilização de energias limpas e renováveis (solar, eólica);
Evitar emissão de gases poluentes;
Coleta seletiva e reciclagem.
Social
Prezar pela comunicação interna;
Realização de projetos sociais;
Eventos culturais;
Capacitação de funcionários;
Diversidade e inclusão.
Governança
Criação do conselho administrativo independente;
Equipe ética e íntegra;
Transparência nas tomadas de decisão.
Criado pela ONU em 2000, promove a adoção de políticas de responsabilidade socioambiental.
Guia para o seguimento da agenda de sustentabilidade global, fundado em 2005.
Tratado mundial fundado em 2015 que visa a redução do aquecimento global devido às mudanças climáticas.
Também originada em 2015, intenta a erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, educação de qualidade, responsabilidade de consumo e produção, igualdade de gênero, energia limpa e acessível, redução da desigualdade, educação de qualidade.
Projetos que prezam pelo meio ambiente, sociedade e gestão são imprescíndiveis para qualquer segmento de mercado. Como vimos anteriormente, é necessária a adaptação das empresas aos novos requisitos para manter as posições e não serem eliminadas do mercado.
Portanto, o investimento em ESG é vital para a saúde de empresas que buscam evolução, crescimento e vantagens no comércio.
Quer saber mais sobre os critérios de responsabilidade socioambiental? Não perca tempo e confira o curso de ESG - Environmental, Social and Governance.
Equipe de Comunicação e Marketing da Infinício