No mercado profissional, a importância de um líder não pode ser deixada de lado. Ele é responsável por diversos pontos que movem a equipe e o negócio a caminho do sucesso: sempre em frente.
Um bom líder tem compromisso com tomadas firmes de decisões usualmente assertivas e está sempre em busca de desenvolver estratégias que sejam benéficas.
Levando em conta que todos esses pontos fortalecem o todo, nesse artigo será possível encontrar mais sobre liderança e tomada de decisão.
A liderança é imprescindível para qualquer organização. Ela é responsável por múltiplas tarefas que tem como objetivo principal o melhor para tudo o que está envolto naquele contexto. A vitalidade de uma empresa, sem dúvidas, tem enorme atribuição à gerência de seus líderes: ouvir os funcionários, fazer pesquisas, realizar deveres apesar de determinada dificuldade e, principalmente, as tomadas de decisão assertivas.
Liderar não é um encargo simples e depende de disciplina, foco no objetivo e atenção aos detalhes. Em nosso artigo sobre os papéis de um líder, elencamos algumas das principais características que se esperam de um líder de qualidade.
Uma das características de um líder está atrelada à sua capacidade de tomar decisões. Para tal, existe um processo que pode e deve ser seguido a fim de repercussões positivas. Compreenda os cinco passos do processo de tomada de decisão:
Para que seja necessária uma decisão, usualmente é necessário que haja algo ao redor disso, como um problema. Logo, antes de qualquer coisa, identificar a problemática é a primeira e principal saída.
Nessa etapa, surge a importância de coletar informações que colaborem com a tomada de decisão final. Ir a fundo nas questões que estão ao redor do cerne do problema é a forma mais eficaz de ter um panorama da situação e, assim, facilitar em uma decisão precisa.
Após a coleta de dados, é hora de ponderar. Deve-se enumar as alternativas que melhor serão capazes de oferecer soluções e estar ciente de todas as possíveis consequências de cada uma. A atenção e estratégina nesse momento são a chave.
Na hora de escolher a melhor alternativa, não há como fugir: se essa é a saída que se encaixa nos propósitos do bem geral, é a que deve ser seguida. O líder deve possuir um bom entendimento dos valores da companhia e tal alternativa também precisa estar alinhada.
Por fim, o líder deverá ser firme e decidir. Diante de toda a coleta, as análises e a seleção da melhor alternativa, o líder necessita seguir a coerência do que obteve com tais resultados.
Ainda, é indispensável que haja um acompanhamento posterior em face da decisão para que se possa compreender se os outros passos foram efetuados corretamente e se o resultado foi genuinamente favorável.
O trabalho da liderança é garantir que tudo se movimente como deve e, para isso, serão necessárias escolhas que deverão acontecer. O líder deve sempre visar o reflexo de suas tomadas de decisão na empresa e em todos aqueles envolvidos com cuidado e atenção.
Para que os frutos dessa ação beneficiem a organização como devem, seguir os passos do processo é fundamental. Por isso, para entender um pouco mais sobre processo de tomada de decisão e liderança, além de diversos outros tópicos essenciais, o nosso curso de Controladoria Estratégica apresenta um módulo com esse foco. Vai perder a chance de estudar o assunto com um dos melhores profissionais do ramo?
Leitora assídua e apaixonada por comunicação.