Hoje em dia, as mídias sociais estão repletas de conteúdos todos os dias, principalmente aqueles promovidos pelas marcas para aproximar seu produto ou serviço do comprador. A produção é enorme e encontra espaço em todos os nichos.
Apesar do senso comum acreditar que a gestão de mídias é algo que qualquer um está apto a fazer, ela exige estudo e dedicação à compreensão da marca e do público. Essa comunicação é feita por um profissional com embasamento para transformar a imagem e a relação da empresa com seus consumidores, além de mapear os resultados para compreender se tal abordagem foi positiva ou negativa.
Nesse artigo, entenda melhor sobre os lados da gestão de mídias, em como ter uma boa gestão e sua importância.
A gestão de mídia tomou grande força com a proporção das redes sociais na última década. Ela se baseia no uso desse espaço para a publicação constante de conteúdo pertinente e monitoramento dos resultados.
As redes têm enorme serventia para alavancar uma marca quando bem usadas. Por isso, os social media (administradores de mídias sociais) planejam estratégias consistentes baseadas em formatos de conteúdos específicos para cada rede, visando não apenas atrair um público, mas fidelizá-lo e, muitas vezes, construir uma rede.
Para isso, o responsável irá articular tal conteúdo com base nos estudos direcionados ao conhecimento do público e, principalmente, o que a empresa quer transpassar com essa escolha de comunicação. Além disso, fazer a publicação e monitorar as respostas da audiência.
Estar a par do que foi entregue é imprescindível para saber como proceder com as postagens seguintes: é necessário mudar a comunicação? ou essa é a reação desejada? É importante estar atento à funcionalidade das estratégias.
Antes de mais nada, a boa gestão depende de um de profissionais qualificados e específicos para esse espaço, pois é uma área que necessita de atenção e de estudo. Ele necessita de noções fortes de Marketing Digital e suas nuances, em especial
A partir desse ponto, será traçada a estratégia de em qual rede estar. Alguns exemplos são:
A escolha de como será a relação de contato direto com o público, como respondendo mensagens e comentários;
A decisão de se a oferta de conteúdo será apenas de postagens nas mídias ou haverá vídeos, redirecionamento a conteúdo extra em outras plataformas, apresentações ao vivo e outras, dependenendo da red;
Determinação, a partir do conhecimento da imagem da companhia, como estabelecer a comunicação na rede, ou seja, construir a identidade da mídia ao redor da persona por detrás daquele espaço.
Tudo depende de compreender o público e a empresa para que, dessa forma, o fluxo seja benéfico para ambos os lados.
Além disso, deve-se estar a par de que a produção de conteúdo nas mídias pode estar além de ter objetivo puro de venda e estar ligada a difundir conhecimento ao seu consumidor. Por isso, as lives com profissionais da área de tal empresa ou ebooks sobre assuntos são uma boa forma de democratizar sabedoria. Decerto, isso também irá fidelizar clientes.
O gestor de mídias deverá saber exatamente como encaminhar todo o projeto e refazê-lo quantas vezes for necessário para atingir o objetivo da comunicação positiva em via de mão dupla.
Assim, a maior dica para ter uma boa gestão é designar essa tarefa a um social media qualificado. E se deseja se tornar um e saber mais sobre, fique até o final para saber mais sobre nossos cursos que envolvem essa profissão tão importante.
Quando o mercado muda, as empresas precisam acompanhar! Caso contrário, enfrentarão a tenebrosa ruptura de mercado, que consiste na realização de desventuras às empresas que não se adaptam às novas demandas tecnológicas de suas áreas.
Hoje, a grande maioria dos espaços profissionais estão sujeitos à rupturas, pois a internet trouxe espaço de atuação para todos os âmbitos. Aqueles que se atualizam quanto às novidades têm maior propensão ao sucesso e irão ofuscar os ultrapassados.
Compreenda: as mídias sociais são o ponto chave para explorar esse novo universo. Grandes corporações conhecidas mundialmente têm se inteirado profundamente nos campos virtuais e conseguido conquistar diferentes públicos com suas estratégias e o monitoramento posterior.
Elas costumam se aproveitar de tendências, estando sempre atentas aos destaques do momento, e recebendo retorno por estarem dispostas a oferecer o que o público precisa - ou não - na linguagem que eles melhor estão familiarizados.
Estar ciente do que o mercado precisa é se assegurar do caminho certo do sucesso.
Você certamente já compreendeu a importância de ter uma boa gestão de mídias sociais. A atualidade exige que as empresas estejam atualizadas o mais rápido possível para possuírem seu espaço no futuro do mercado.
Se você não quer ficar de fora dessas exigências, conheça nosso curso de Produção de Conteúdo para Mídias Sociais com uma das melhores professoras do mercado.
Leitora assídua e apaixonada por comunicação.