O tópico referente às gerações têm dominado as redes recentemente por conta das divergências encontradas entre os Millennials (Geração X) e os GenZ (Geração Z).
Essa ocorrência pode ser facilmente usada como exemplo dos constantes conflitos geracionais no ambiente de trabalho causados justamente pelas distantes idades, responsáveis por diversas discordâncias.
Para gerir tais conflitos, é preciso conhecer bem as pessoas do ambiente de trabalho, começando pelas características que os membros de cada geração possuem em comum. Neste artigo, entenda melhor todos os lados da Geração Z e sua atuação no mercado de trabalho.
Nascidos entre a metade dos anos 90 e 2010, a Geração Z é completamente antenada nas tendências e tem bastante facilidade em acompanhar as tecnologias. Grande parte de seus membros já nasceram na era da popularização da internet, mas todos começaram a viver já dentro de um contexto tecnológico bem forte.
Em meio aos cenários históricos, presenciaram crises econômicas de significativo abalo como a Crise do Subprime de 2008, ou então crises sanitárias atenuantes, em especial a do COVID-19.
Essa geração é também chamada de nativos digitais por terem nascido completamente inseridos na polarização da internet. Sua intimidade com as redes caracteriza uma facilidade em lidar com o avanço das coisas.
Além disso, esse grupo geracional é bem marcado por distintas percepções em relação aos paradigmas mais tradicionais de seus pais e avós. A estabilidade, por exemplo, já não tão prioritária a esses jovens, logo, cabe frisar que o vínculo empregatício tem se dissolvido, pois podem atuar em diversas áreas ao mesmo tempo sem a restrição da permanência definitiva em um ambiente.
Com relação aos conceitos sociais, há maior aceitação aos grupos de minoria antes renegados e celebram felizmente a diversidade e todos os tipos de família. Muitos dessa geração não se sentem, ainda, atraídos pela ideia de construir famílias ou de terem filhos, sendo essa, uma quebra de costume social bastante atenuante em relação às gerações anteriores.
Os GenZ estão consideravelmente próximos em diversos pontos em relação aos Millennials, seus antecessores, mas a Geração X ainda possui traços fortes de determinado tradicionalismo que lhes foi repassado. Porém, não possuem tanta afinidade com as mudanças rápidas como os GenZ
Como pôde ser melhor compreendido, a Geração Z em muito se diverge de seus parceiros de gerações distintas. Entre si, igualmente possuem distintas personalidades e maneiras de se relacionarem por estarem inseridos em dinâmicas familiares e de círculo social distintas, mas por terem nascido na mesma época, vivenciaram mudanças históricas na cultura, economia e política que traçam determinados padrões. Entenda algumas delas:
Com a maior aceitação das diferenças nas últimas décadas, a Geração Z dá enorme relevância às empresas que buscam investir em causas sociais. Porém, se apropriar de pautas como maneira de publicidade é muito mal visto, pois a importância mora no real investimento de políticas públicas que mudem o contexto social, cultural e econômico, além de reduzir danos ambientais. Não apenas o consumo, mas a fidelização, a indicação e até mesmo a prestação de serviços desse grupo têm maior comprometimento com o reflexo de suas ações no macro.
Como mencionado, os GenZ são os melhores amigos da internet. Justamente por isso, são enormes aliados a empresas que buscam desenvolvimento tecnológico. São criativos e propensos à resolução de problemas nessa área, algo extremamente benéfico. Muitos não precisam de treinamento para compreender muitos espaços virtuais e costumam ter a habilidade de fácil aderência a novos conhecimentos nesse meio por conta da ambientação no meio.
A comunicação está no dia a dia e tudo é comunicação. Com o surgimento da fotografia, dos vídeos e dos áudios, agora ainda mais próxima por estar a um clique de distância, tudo é filmado e fotografado. Por estarem nesse espaço de compartilhamento e exposição, têm forte influência que os leva a ter uma comunicação afiada, criativa e também objetiva. Estão conectados o tempo inteiro a tudo e a todos por meio das redes e gostam disso.
Ter acesso a tanto conteúdo imediato em muito serve para promover a criatividade e também para encontrar outros criativos na internet. As redes estão repletas de conteúdos divertidos e criativos criados pelos GenZ e, muitas vezes, para os GenZ. São a geração dos memes e dos criadores de conteúdo digital. Usam o conhecimento que a internet trouxe com rapidez como força de agilizar questões.
Todas as características dos GenZ tem reflexo na maneira com a qual se comportam no ambiente corporativo. A importância dada a pautas sociais, por exemplo, pode levar as empresas a repensarem seus valores e seu impacto na sociedade, seja direta ou indiretamente, como vêm acontecendo. Inclusive, podem ser responsáveis por guiar o meio a uma nova forma de se relacionar com o público e com o meio ambiente.
A afinidade com a internet, por si só, já é um expressivo ponto na melhora da qualidade, principalmente se o público alvo for mais jovem, já que os profissionais da Geração GenZ possuirão uma linguagem ainda mais próxima da juventude, mas também se qualificam à comunicação geral quando necessário. Por isso, a importância de serem comunicativos e saberem se posicionar com esse ponto.
A criatividade, por fim, auxilia na resolução de problemas, além de gerar novas perspectivas que transformam completamente o ambiente e o objetivo. Trazer novas perspectivas é uma forma de alcançar o máximo de pessoas possíveis e, em especial, garantir que todas sejam acolhidas por um produto, uma ideia ou um serviço
Ainda, cabe especificar que são pragmáticos e multitarefas; têm a habilidade de atuar em diversas áreas e de modernizar tudo com um toque geracional.
As mudanças acontecem e a juventude remonta os espaços com suas personalidades novas e decididas. Para poder extrair o melhor deles, é preciso entender quem são, o que esperam e até onde podem ir. O potencial é infinito e pode sempre ser bem aproveitado quando se sabe como. Uma maneira de desenvolver isso é aprendendo mais e mais e nosso curso sobre O Desafio de Liderar Diferentes Gerações é o melhor isso!
Leitora assídua e apaixonada por comunicação.