Cada vez mais internautas estão conectados à internet, representando mais de 66% da população usuária das mídias digitais. O empreendedorismo digital já é uma realidade e o dinamismo da internet é o que a transforma em um enorme cenário comercial.
O marketing tem uma presença muito forte nas redes sociais, praticamente todas as marcas hoje em dia precisam ter presença digital e utilizá-la de maneira correta para obter resultados.
A linguagem empregada em cada plataforma é específica, por isso é necessário entender o principal público de cada uma para aplicar as técnicas de comunicação adequadas.
Continue a leitura para entender a estratégia de vendas pelo Facebook.
O Facebook é a maior rede social existente e conta com mais de 2,7 bilhões de usuários ativos que podem vir a ser possíveis clientes. Conte com o intenso poder de alcance desse veículo para divulgar sua marca.
As informações de navegação de cada perfil são analisadas conforme a inclinação para acessos e curtidas. Esse é o algoritmo, o grande facilitador da rede por entender as preferências do usuário, mostrando apenas conteúdos relevantes. Ou seja, recebemos o conteúdo das páginas que mais interagimos.
Além disso, a plataforma oferece recursos e ferramentas para análise de métricas, vendas diretas e anúncios.
Antes de tudo, crie uma página comercial no Facebook. Descreva o seu negócio e complete as lacunas necessárias.
Aproveite para disponibilizar informações sobre a marca no perfil criado. Explicar a proposta e apresentar fatores que influenciem o usuário a efetivar a compra são boas alternativas.
Feito isso, é preciso configurar e ativar a loja virtual no Facebook Shop, que permite que a venda aconteça diretamente pelo aplicativo sem nenhum custo. Mas também existem outras opções de vendas, como o redirecionamento para e-commerces.
Adicione os produtos oferecidos e crie coleções na página.
Dados os primeiros passos, chegou o momento de promover a marca. Invista em marketing de conteúdo e divulgações. Anúncios e campanhas podem contribuir para o crescimento da marca por estabelecerem reconhecimento e evolvimento, gerarem tráfego, aumentando o alcance — através das visualizações, gerações de cadastros — e o número de vendas conforme as conversões.
Esse processo exige a total compreensão das personas da marca e da finalidade do anúncio. Teste sempre e analise os resultados.
A interação com os usuários também é essencial. Crie vínculo com os clientes de forma que eles se identifique com as propostas e valores da marca.
O Facebook Ads é uma boa alternativa. Esse recurso tem como objetivo aumentar o alcance, gerar tráfego e engajamento, e volume de vendas, além de filtrar a audiência em localidade, gênero, educação e interesse. Esses dados são relevantes para análises futuras.
O Facebook para empresas foi criado a partir da percepção do grande volume de empreendedores e marcas que utilizavam a plataforma. Consiste em uma ferramenta voltada para negócios.
O mecanismo conta com layout diferenciado, análise de alcance, e diversas funcionalidades para venda e divulgação. É uma maneira prática de gerenciar o negócio.
Facilita a comunicação com clientes, viabiliza uma loja virtual e ainda por cima é totalmente gratuito.
Na teoria, o merketing nas redes sociais parece muito fácil, mas na prática a realidade é outra. Perfis comerciais exigem planejamento, dedicação e empenho para crescerem na plataforma. Confira algumas dicas para ter mais resultados vendendo pelo Facebook:
Ter um planejamento de publicações pode contribuir para bons resultados. Esteja sempre ativo na rede e garanta conteúdos de qualidade para os clientes.
A promoção publicações gera mais engajamento na página, podendo aumentar o volume de vendas.
Otimize o tempo que o cliente passa na página. Disponibilizar um catálogo virtual é uma boa alternativa.
As imagens e, principalmente os vídeos, ocupam lugares de destaque no marketing digital. Aposte nessa estratégia e se atente às tendências do momento.
Quanto maior for a identificação do usuário com a marca, mais fácil será o processo de efetivação de venda.
Construa vínculos com o usuário e mostre que por trás da marca existe outro ser humano.
As métricas são muito importantes para analisar o que foi aplicado. Estude os dados e pondere o que teve melhor aproveitamento.
Se você estava esperando o momento certo para começar a vender no Facebook, a hora é agora! Para saber mais, confira o curso de Planejamento e Gestão de Mídias Sociais.
Equipe de Comunicação e Marketing da Infinício