A análise de atividades da empresa é algo vital para o bom andamento de um negócio.
Saber qual é o impacto do seu serviço no mercado de trabalho auxilia a compreensão e aponta quais estratégias funcionam melhor em diferentes segmentos.
Os relatórios de marketing são responsáveis pelo fornecimento dessas informações por retratarem a imagem passada ao consumidor.
A determinação de resultados é fundamental em uma empresa. No marketing tradicional a coleta detalhada de dados era desejada, mas pouquíssimas companhias podiam arcar com o alto custo de uma pesquisa de mercado.
Devido à inacessibilidade, a análise de estratégias era confusa e incerta pela fundamentação em dados imprecisos.
Essa não é mais a realidade do marketing digital. O desenvolvimento tecnológico facilitou a coleta, o acompanhamento e a avaliação simultânea de métodos aplicados no estabelecimento.
O relatório embasado com dados efetivos é um dos pilares para a obtenção de resultados e para o crescimento da empresa. Ou seja, um recurso extremamente útil que garante praticidade e clareza ao se tratar dos assuntos empresariais.
A utilização dessa ferramenta garante dados necessários para tomadas de decisão.
Para avaliar estratégias de marketing digital são utilizadas diversas questões referentes às redes sociais, SEO, e-mail marketing e produção de conteúdo.
O relatório é periódico e deve ser construído a partir do alinhamento desses fatores e da avaliação dos dados obtidos.
Organizar as informações recolhidas é o primeiro passo a ser dado nesse processo. Construa uma estrutura com o resultado da pesquisa e una todas as informações apuradas por todos os setores da empresa.
É necessária a definição das métricas de negócio e marketing. As métricas de negócio apontam os impactos das atividades do marketing nos resultados da empresa: vendas geradas, ROI (retorno sobre investimento), CAC (custo de aquisição de clientes e ciclos de venda. Enquanto as métricas de marketing são relacionadas às taxas de conversão, eficácia dos veículos de compra e campanhas produzidas.
Tendo os resultados das métricas, faça uma análise dos melhores e piores resultados obtidos. Assim será possível definir estratégias convenientes para solucionar contratempos e garantir o crescimento da empresa.
Reutilize procedimentos a seu favor. Ao analisar os melhores resultados são identificados quais métodos foram positivos para serem novamente aplicados em futuras campanhas e ações.
Manter o padrão nas apresentações é um diferencial. A visualização dos elementos apresentados fica mais agradável com a padronização na elaboração do documento. As informações são geradas por diferentes segmentos, logo, é necessário que seja estabelecido modelo para que todas as considerações sejam integradas igualmente e não gerem confusão à equipe. Templates podem ser boas opções, e a inclusão de imagens e gráficos também é benéfica, propondo a rápida captação do que está sendo apresentado.
Você já sabe que para produzir um relatório são necessárias diversas informações. Mas quais delas não podem ficar de fora?
1. Resumo do Relatório
Destaque as métricas mais relevantes e apresente o resumo do que será apresentado.
2. Visão geral de SEO
Entenda quais usuários estão sendo alcançados e como eles chegam à sua plataforma.
3. Metas
Saiba onde quer chegar. Isso será uma boa base para a construção do relatório.
4. Análise dos números alcançados
Explique o porquê dos resultados. Quais foram os motivos das quedas ou dos picos de vendas? Esclareça o que está acontecendo.
5. Dados de mídias sociais
Compreenda a quantidade de seguidores, dados demográficos,engajmento, impressões, viralidade, e performance de anúncios.
6. Leads e consumidores
Quais estratégias realmente funcionam e quais deixam a desejar? Saiba em quais leads investir para alcançar os objetivos.
Existem muitas plataformas para coletar os dados da empresa facilitando o trabalho e otimizando o tempo do profissional atribuído a essa função.
Além disso, essas ferramentas fornecem informações precisas, garantindo a credibilidade do relatório.
O Google Analytics é uma das plataformas gratuitas mais conhecidas e utilizadas no mercado. Além de analisar a captação de usuários, também é possível compreender qual foi o número de visitas de usuários recorrentes e seus comportamentos ao acessarem a página.
O RD Station também entra nessa lista. Com ele é possível identificar todas as fases do funil de vendas, e obter relatórios referentes a cada uma das estratégias aplicadas pela empresa.
Com o CRM de vendas é possível medir o CAC e evidenciar a produtividade do marketing no período de análise.
O SEMRush e o Ubersuggent são alguns dos intrumentos para análise de SEO. Eles transmitem dados referentes ao posicionamento da empresa e da concorrência em ferramentas de busca, em anúncios e backlinks.
Um bom relatório de marketing apresenta a realidade dos resultados e tem como objetivo solucionar o que está impossibilitando o crescimento da empresa.
Definindo métodos convenientes para coleta e análise de dados é possível obter respostas para entender o que precisa ser feito para que os objetivos sejam alcançados.
O papel do relatório é otimizar tempo de pesquisa e promover benefícios para a empresa.
Você ainda não tem um relatório de marketing? Não perca mais tempo... Inscreva-se no curso de Planejamento e Gestão de Mídias Sociais.
Equipe de Comunicação e Marketing da Infinício