A pesquisa com usuários se dá por estratégias para maior compreensão do projeto, tendo como objetivo aprimorá-lo.
As informações são descobertas através de estudo de campo, entrevista com usuário ou com stakeholders, estudo diário, coleta de requisitos e restrições.
A coleta de dados e informações é feita por meio de mapeamento de dados demográficos e monitoramento de métricas de uso, e é fundamental para a tomada de decisões coerentes com o perfil e o objetivo da empresa.
Além disso, a pesquisa facilita o entendimento sobre as ações do consumidor com o produto em oferta, ou seja: porque e quando tomam tais atitudes, auxilia na resolução de problemas internos, previne situações prejudiciais e favorece o resultado do projeto.
Métricas, feedbacks, grupos focais, fluxo de cliques e estudos de desejabilidade devem ser abordados na pesquisa.
As pesquisas com o usuário colaboram para a descoberta de informações cruciais para bons resultados. Transformar os dados coletados em ideias para estratégias, metodologias, conteúdos e melhorias é o que gera valor ao produto ou serviço e à empresa.
Após a interação com o usuário, deve haver a extração de sentido a partir dos dados fornecidos pelos participantes desta pesquisa. O tratamento dos dados é imprescindível para descobrir e validar circunstâncias benéficas para aplicação na empresa.
A análise dos dados coletados pode ser realizada através de:
Consistem na examinação de conjuntos de informações por toda a equipe, visando o que é útil e pode ser benéfico para a marca. Os diferenciais são anotados em folhas adesivas que serão expostas em um quadro, facilitando a visualização e permitindo que insights sejam compartilhados.
É a análise das interações do cliente com a marca. Facilita a elaboração de estratégias para a orientação do cliente na plataforma.
Ordenação das informações em grupos por semelhança de assuntos.
Formada por diagramas que permitem a visão geral das etapas propostas.
Alinhar informações que têm pontos em comum para favorecer a visualização do projeto.
Preparar dados, organizar arquivos e transcrever os fragmentos apurados fazem parte do processo de análise. A partir disso, a fase de leitura e entendimento fica evidente.
A codificação do material em grupos facilita o agrupamento dos temas por categoria ou semelhança. Após todo esse processo, chega o momento de comunicar os resultados obtidos para que os envolvidos na análise possam interpretar e reproduzir os conceitos descobertos através da pesquisa.
O material coletado possibilita o levantamento de fatos (expressões do usuário, argumentos, citações, registrados como fragmentos transcritos), padrões (recorrência de respostas, fragmentos e grupamentos semelhantes), comportamentos (fatos e padrões como e insights
Além da pesquisa, a análise também é um fator determinante para se desenvolver um projeto. Compreender totalmente os assuntos que envolvem a experiência do usuário facilita a tomada de decisão e a elaboração de estratégias realmente eficientes para aquele público-alvo, podendo ser altamente favorável.
Para saber mais sobre pesquisa com usuários, confira o curso de UX Design.
Equipe de Comunicação e Marketing da Infinício