O termo UX Design busca sintetizar a ideia de experiência do usuário, que nada mais é que uma união de pontos decisivos que transformam positivamente ou negativamente a vivência de um consumidor em determinada plataforma.
Diante da necessidade que o mercado tem tido de tais profissionais, é importante compreender que a jornada do UX Design possui diversas camadas e uma das mais indispensáveis é a pesquisa de mercado.
Nesse artigo, será destrinchada a urgência de, ao pensar em UX Design, igualmente pensar em pesquisa.
A utilização da internet como ambiente de trabalho não é simples. Por isso, existe uma enorme necessidade de aprofundamento nos estudos relativos à novidade que é atuar no mercado virtual.
O UX Design, por exemplo, é responsável pela melhora do ambiente no qual determinado usuário navega, garantindo que sua trajetória seja boa o bastante para que o alvo daquela marca seja alcançado.
Reconhecendo como um dos principais objetivos Design de Experiência do Usuário a efetivação de uma comunicação apropriada ao contexto da empresa, para ter sucesso, não se pode abdicar de pesquisas sobre o contexto.
Ao analisar o mercado de determinado nicho, é possível compreender as demandas da área e como os concorrentes as suprem. Se inserido num espaço esportivo, como se adaptar ao cenário? Como se comunicar com esse público específico? A pesquisa que busca entendimento de todos os lados é benéfica à construção do espaço virtual pelo profissional de UX.
Para que seja bem efetuada, é necessário que a pesquisa passe por etapas. A Nielsen Norman Group, empresa especializada na área de experiência do usuário, elencou algumas delas no espaço do UXD. Veja a seguir:
Descobrimento: Nessa área, é realizada a busca pelo panorama das demandas do mercado e dos consumidores
Explorar: Aqui, é necessário se aprofundar no espaço e iniciar estratégias para o planejamento do que será feito;
Testagem: Toda pesquisa séria necessita de testes de aplicação para compreender se está no caminho correto para atingir o alvo. Por isso, testar deve ser um dos tópicos mais importantes da pesquisa. É nela que é possível visualizar erros e acertos;
Ouvidoria: Com o projeto no ar, a melhor maneira de reconhecer os erros e acertos é com as avaliações dos usuários. Eles serão capazes de levar a companhia ao caminho de acertos consecutivos ao declarar o que é prático e o que pode ser aperfeiçoado.
É com base nesses pontos primordiais que os profissionais de UXD conseguem transformar completamente a experiência do usuário na melhor possível e levar a empresa a uma caminhada ao sucesso.
Os clientes são parte integral do sucesso de uma empresa. Logo, a garantia de um espaço confortável no meio digital é não somente atrair novos consumidores, mas fidelizá-los e igualmente agradar aos antigos. Quanto maior o empenho para uma pesquisa fundamentada, melhor será o resultado, algo definitivamente positivo a todos os envolvidos.
Agora que compreendeu a imensa importância de estar alinhado às demandas do mercado para que a sua marca tenha o nível necessário para se estabelecer em um ambiente tão competitivo, acesse nosso curso de UX Design com um dos melhores professores da área e não perca a oportunidade de fazer acontecer.
Leitora assídua e apaixonada por comunicação.