A comunicação atual exige que o receptor seja capaz de absorver e compreender o bombardeio de informações compartilhadas diariamente. A possibilidade de interconexões, ligações e um mundo com cada vez menos barreiras transmissivas permite que a troca de dados aconteça a todo momento.
Neste artigo, serão abordados os conceitos de convergência midiática e cibercultura e qual a relação entre esses termos no contexto vigente.
Segundo Pierre Levy, a cibercultura é um movimento social sustentado pela interconexão, pelas comunidades virtuais e pela inteligência coletiva. Tudo isso ocorre no ciberespaço, que são os ambientes tecnológicos que possibilitam as trocas de informação, e a internet é o veículo que melhor o representa.
A interconexão é a principal característica da cibercultura e consiste na comunicação universal.
“Cada computador do planeta, cada aparelho, cada máquina, do automóvel à torradeira, deve possuir um endereço na Internet.” - Pierre Levy
As comunidades virtuais são conjuntos de pessoas que se assemelham em opiniões ou aspectos, afinidades e conhecimentos. Esses canais (ex: grupos no Facebook) possibilitam a troca de experiências e conexões entre esses grupos.
Já a inteligência coletiva vai um pouco adiante. Além da similaridade de interesses, há a contribuição conjunta e intelectual desses grupos de pessoas reunidas em um mesmo espaço a fim de encontrar soluções para problemas em comum. O compartilhamento de experiências, vivências e conhecimentos individuais de forma colaborativa são essenciais para o desenvolvimento desses ambientes virtuais.
A convergência midiática é o comportamento migratório dos veículos de comunicação que geram impacto cultural. Midiatização, comunicação multidirecional, facilidade de acesso e poder de fala são alguns elementos que caracterizam o termo. Como dito anteriormente, aqui também é enfatizada a influência da web.
Não é novidade que o meio virtual esteja cada vez mais aberto à participação e interação do usuário. A cultura participativa já faz parte da rotina dgital há algum tempo e por isso existe, hoje, toda uma discussão voltada à importância da experiência e opinião do consumidor. O fácil acesso capacita o usuário a ter voz e repercussão na internet, podendo ser benéfico ou prejudicial para as empresas.
Esses conceitos possuem uma relação de dependência mútua e crescem proporcionalmente, pois: por utilizar a internet como principal veículo para o encontro das comunidades virtuais, a cibercultura possibilita o fortalecimento dos conteúdos de inteligência coletiva. Além disso, ainda exige a utilização da comunicação multidirecional, atrelando, assim, a convergência midiática.
A mídia é um dos veículos de comunicação com maior poder de influência atualmente. As mudanças e evoluções dos meios tecnológicos nos levam cada vez mais para perto da convergência midiática.
Hoje, a interdependência de canais e a comunicação multidirecional já é uma realidade muito importante para as empresas e, principalmente, para a sociedade. Espaços colaborativos e interativos facilitam a comunicação e só tendem a crescer no ambiente digital.
Para saber mais sobre o assunto, confira o curso de Produção de Conteúdo para Mídias Sociais.
Equipe de Comunicação e Marketing da Infinício