A marca é um conceito de marketing que consiste na maneira como a empresa é percebida pelos consumidores. Posicionamento no mercado, equipes preparadas e engajadas e o oferecimento de boas experiências ao cliente são aspectos positivos que fazem a diferença.
Marcas que possuem autoridade, notoriedade, credibilidade e passam uma boa imagem ao público, tendem a ser mais procuradas pelos consumidores. Geralmente estão envolvidas em comprometimento a causas sociais, regionais ou ambientais e visam resolver problemas específicos. O retorno financeiro é, sim, muito importante para o desenvolvimento da marca. Mas, além disso, processos humanizados e a valorização do meio ambiente e da sociedade garantem uma maior sobrevivência da marca no mercado atualmente.
Os pilares da marca são o propósito, missão, visão e os valores da empresa. Esses agentes funcionam como guias e norteiam a marca no caminho certo a seguir. Confira o que significam esses conceitos no decorrer deste artigo.
A definição de um propósito vai guiar a marca no caminho adequado para o desenvolvimento de estratégias corretas. Esse fator facilita o envolvimento e o alinhamento tanto de funcionários quanto de consumidores, que se identificam com a proposta e desejam fazer parte do movimento. O propósito tem o intuito de inspirar e mover pessoas.
Disseminar um propósito aproxima os clientes e pode fazer com que estes passem a ser fãs da marca. O processo de construção da fidelidade, e até mesmo da divulgação espontânea da marca, é muito comum pela identificação de objetivos semelhantes, além da qualidade do produto e do atendimento.
Mas como definir o propósito? Uma boa maneira de começar a traçar essa definição é se questionando como o seu produto pode ser benéfico ao meio ambiente, qual o diferencial do produto na vida do cliente e como se destacar da concorrência. Pense, ainda, em maneiras que se estendam à venda de produtos ou prestação de serviços, e determine maneiras de oferecer algo a mais ao consumidor da marca. Foque em oferecer experiências agradáveis e inovadoras.
A missão cumpre o papel de descrever o negócio e é um pilar empresarial que precisa ser definido para o desenvolvimento de processos gerenciais. Compreender o nicho em que a marca está inserida e ter o entendimento de como a marca deve ser vista pelo público são alguns dos fatores que antecedem a definição da missão.
A capacidade de descrever a empresa clara e objetivamente, relacionando os objetivos da instituição e os motivos que levaram a criação da marca caracteriza uma empresa com uma missão já estabelecida. Basicamente, a missão é um elemento esclarecedor sobre do que se trata e o que se pretende com a atividade.
Alguns pontos fundamentais para definir a missão, são: O que será feito? Para quem? Por quê? Como? Onde? Quais serão as responsabilidades sociais?
A visão aponta onde a empresa espera estar em alguns anos, evidenciando o patamar que a marca deseja alcançar a longo prazo. Determine objetivos grandes e possíveis de alcançar. É necessário compreender os objetivos, as oportunidades de impulsionamento, ter os valores bem definidos, entender quais são os pontos que destacam a empresa da concorrência e o que pode ser alterado para proporcionar melhores experiências ao cliente.
Os valores atuam como direcionadores do comportamento e das atitudes empresariais. Ou seja, guiam os colaboradores no exercício de suas funções e na maneira como respondem pela empresa. Basicamente, são palavras que conseguem definir características de pessoas que atuam no negócio.
Além disso, os valores devem ser a base da missão, dos princípios e da visão da empresa, e é importante que os funcionários se identifiquem com esses conceitos.
Esses conceitos favorecem o crescimento da marca no mercado e atraem profissionais e clientes que se assemelham à empresa em pensamento e objetivo.
Para saber mais sobre o assunto, confira o curso de Planejamento de Marketing Digital.
Equipe de Comunicação e Marketing da Infinício