O Arquétipo de Marca é um padrão comportamental responsável pela criação dos valores, da personalidade, visão e crenças de uma empresa.
Confira o que significa o conceito e quais são os 12 principais tipos de arquétipos existentes.
Desenvolver traços de personalidades para marcas, assim como em pessoas, é fundamental a fim da criação de conexão e proximidade com o público-alvo.
Atualmente, o conceito de humanização de marca é extremamente valorizado, sendo aplicado através de estratégias de marketing assertivas que ativam gatilhos emocionais de urgência e necessidade no consumidor.
Ter uma boa comunicação e uma personalidade de marca bem definida são fatores cruciais para obter a confiança do cliente. O arquétipo também contribui para que a marca possa ser lembrada e associada por suas características, facilitando o reconhecimento no mercado.
A necessidade da construção de um arquétipo para as marcas se dá pela exigência do público, cada vez mais alta, e pela não aceitação e convencimento por discursos rasos e superficiais. Hoje, as pessoas necessitam e buscam por discursos reais, humanizados, verdadeiros e profundos, que vão além da geração de vendas e aumento de lucro apenas.
Algumas marcas constroem um padrão de personalidade tão forte que, ao invés de venderem produtos e serviços, passam a vender estilos de vida. Os arquétipos são grandes facilitadores dessa estratégia por fortalecerem a essência da marca e criarem desejos, identificação com implicações sociais e ativarem gatilhos emocionais que otimizam o processo de venda.
Para estabelecer um arquétipo de marca é preciso entender quais são os arquétipos existentes, quais deles conversam com o perfil da sua empresa e como eles vêm sendo aplicados no mercado.
Agora que já esclarecemos a importância e a influência que os arquétipos podem garantir às marcas, confira abaixo os 12 principais tipos de arquétipos:
É aquele que inspira simplicidade, pureza e positividade ao se tratar de si e do mundo ao seu redor. Enxergar as coisas de forma simplificada e encontrar soluções importantes lidando descomplicadamente com as situações são alguns de seus comportamentos. Possui perfil autêntico, espontâneo e transparente.
Exemplo: Dove
Responsável pelo estímulo do aprendizado e pela valorização dos pensamentos. É fomentador da sabedoria e de grandes pensamentos e crê que o compartilhamento do conhecimento pode facilitar o entendimento de mundo. Sempre atento aos principais estudos, tendências e materiais que possam contribuir para seu crescimento.
Exemplo: TEDx
Visa mudar o mundo, é esforçado, corajoso e aguerrido à sua causa. Além de altamente produtivo, está sempre disposto para encarar os desafios que surgem em sua trajetória. Acredita que com esforço e dedicação tudo é possível.
Exemplo: Nike
Pode ser identificado como rebelde, inquieto e capaz de quebrar qualquer barreira para conseguir o que almeja. Existe um sentimento incômodo perante a sociedade. Logo, processos burocráticos facilitam sua capacidade de revolução. Inovação e disruptismo são algumas de suas características.
Exemplo: Harley Davidson
Tem vontade de descobrir o mundo, conhecer as novidades. Não se prende às barreiras da sociedade e é desprendido do tédio cotidiano. Também é ambicioso, preza pela liberdade e crê que sensações felizes e plenas podem ser alcançadas com pequenas quebras na rotina.
Exemplo: Land Rover
Acredita na transformação da realidade e no senso comum. É misterioso, espontâneo, irônico, dissimulado e “mágico”. Além disso, também é corajoso, livre, inovador, disruptivo e pode até ser visto como louco por alguns.
Exemplo: Red Bull
Pode ser conhecido como “O Cara Comum” ou “The Girl/Boy Next Door” e visa sua inserção de forma objetiva na sociedade. Se identifica com rotinas e ser mais um não é um problema para esse arquétipo. Acredita que a eficiência é obtida prática, factível, democrática e acessivelmente.
Exemplo: Havaianas
Apesar de ter relação direta com o conceito romântico, o termo se dá pela personalização, e não pelo amor de fato. É aquele que se entrega, é sensual, ousado e íntimo, conversa diretamente com o consumidor e desperta gatilhos de necessidade.
Exemplo: Dior
Tem como objetivo a diversão, é despreocupado, engraçado e acessível. Conhecido por fazer graça até de si mesmo e levar a vida com tranquilidade. Acredita que para viver uma vida simples, basta pôr um sorriso no rosto e não se deixar abater pelos problemas rotineiros.
Exemplo: Skol
Carinhoso e afetivo, visa ajudar o próximo e tem dificuldade em dizer não.
Exemplo: Médicos Sem Fronteiras
Engenhoso, criativo e sedento por novos projetos. Possui traços artísticos e quer deixar sua marca no mundo. Além disso, gosta de compartilhar conhecimentos e considera qualquer ideia.
Exemplo: Apple
Líder nato, esse arquétipo consegue se manter confortável no meio de multidões, tem facilidade para se expressar e é um grande incentivador. Carismático e autoral, é capaz de reunir grandes grupos e criar unidades padrões.
Exemplo: Rolex
Definir o arquétipo de marca pode ser um fator decisivo para o sucesso da sua empresa. Determine a missão, os valores e o propósito e busque sempre a humanização dos processos.
Para saber mais sobre o assunto, confira o curso de Planejamento de Marketing Digital.
Equipe de Comunicação e Marketing da Infinício