Estratégias inovadoras e criativas estão sendo cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho devido à velocidade dos acontecimentos e à necessidade de soluções rápidas e eficazes. O Design Thinking é uma ferramenta de gestão que consiste justamente no exercício do pensamento crítico visando a apresentação de estratégias modernas, criativas e eficientes para a solução de problemas e para tomadas de decisão assertivas.
Como o próprio termo sugere, o recurso quer dizer “pensar como um designer”. E daí vem a pergunta: “mas como pensa um profissional de design thinking?”
Confira neste artigo os conceitos do design thinking e entenda o que significa pensar como um designer.
Exercitar o pensamento crítico e criativo são os pilares do design thinking. Entender o mercado, saber quais são as demandas do público-alvo e buscar sempre soluções sofisticadas e efetivas facilitam o processo de potencialização do impacto de soluções vantajosas.
A partir disso, é possível desenvolver, criativa e colaborativamente, estratégias e métodos através de ideias, sugestões e visões coletivas da equipe para alcançar soluções benéficas de modo geral.
A implementação do design thinking ocorre em quatro etapas:
Empatia: compreender o cliente é fundamental para a viabilizar as soluções corretas e adequadas. Por isso, a empatia também pode ser considerada uma etapa do processo.
Como visto acima, o design thinking é uma metodologia inovadora e acessível a todas as áreas de atuação. A inovação e a criatividade são seus princípios fundamentais que garantem a revolução do mercado atual.
Além disso, é um facilitador do gerenciamento de projetos e, por manter o foco no ser humano, também garante que as demandas do consumidor sejam atendidas.
A base do design thinking é a capacidade de pesquisa e exploração acerca do assunto abordado. Para realizar descobertas, é preciso, antes, conhecer e compreender do que se trata, para, assim, poder sugerir e elaborar estratégias propícias para realização de testes.
Os testes são agentes cruciais para o projeto por possibilitar correções necessárias e minimizar as margens de erro.
Existem algumas habilidades que favorecem o profissional de design, como:
Ter uma visão global do projeto
Boa capacidade de comunicação
Saber trabalhar com cenários incertos
Boa capacidade de tomada de decisão
Compartilhar informações com a equipe
Fomentar o compartilhamento de ideias com o coletivo
Incentivar a troca entre colaboradores
Compreender os limites e restrições do projeto
Buscar por metodologias inovadoras é indispensável para acompanhar as atualizações do mercado. O design thinking traz uma série de benefícios, como: praticidade, ideias revolucionárias e qualificação profissional, e, por isso, vem crescendo e ganhando cada vez mais espaço nas empresas atualmente.
Para saber mais sobre essa estratégia de pensamento crítico e inovador, confira o curso de Design Thinking.
Equipe de Comunicação e Marketing da Infinício