A cultura está presente no cotidiano da sociedade a todo tempo e pode ser resumida a cultura a diversos aspectos, como: hábitos, costumes, conhecimentos locais, movimentos artísticos… Mas a principal característica que envolve o termo se dá pela interação entre pessoas.
Com a globalização, modernização e a aceleração de processos, hoje, pode-se dizer que os métodos e processos estão cada vez mais inovadores e que a criatividade vem se fazendo cada vez mais presente em tudo o que nos rodeia.
A Cultura de Inovação e Criatividade consiste na promoção de condutas que visam a amplificação da geração de ideias revolucionárias e na resolução de problemas através da criatividade.
O potencial criativo humano é ilimitado. Portanto, o estímulo criativo tem potencial para causar significativos impactos sociais e precisa ser instigado, independentemente do ambiente em que se atua.
Na atualidade, constata-se, em algumas esferas, a falta de incentivo à inovação e à criatividade, o que é extremamente prejudicial dados os avanços sociais e tecnológicos da comunidade.
Para converter esta situação, a clarificação de objetivos, a consistência e muita prática são necessárias.
Neste artigo, entenda o significado do termo Cultura de Inovação e Criatividade e quais são os benefícios trazidos pelo método.
A cultura da inovação e criatividade envolve imaginação, ideias, disseminação e compartilhamento de conhecimento. Ambientes abertos a criatividade instigam a colaboração pela falta de barreiras impeditivas, que proporcionam experiências e descobertas únicas.
Lugares e missões que favoreçam a liberdade de expressão criativa e inovadora e o potencial humano, de maneira que todos possam entender o valor dos processos e os resultados grandiosos da inovação, são importantíssimos para que haja esse desenvolvimento.
A cultura inovadora deve ser abrangida em um ecossistema, integrando-se naturalmente ao comportamento social, seguindo os mesmos princípios nos diferentes níveis hierárquicos.
Mecanismos e processos também são cruciais para que o recurso funcione bem. Apenas as teorias não são suficientes para a construção de um ambiente totalmente criativo e inovador.
Identificar os problemas, adotar posturas disruptivas, realizar questionamentos internos produtivos e a proposição de soluções são alguns fatores que permitem a fluidez do método.
Atualmente, este aspecto é fundamental nas empresas devido ao alto nível estabelecido pela competitividade do comércio..
O corpo social moderno, globalizado e quase inteiramente tecnológico tende a acelerar ainda mais as mudanças que vemos acontecer diariamente. Os negócios que não conseguirem se adaptar rapidamente acabarão perdendo espaço e ficando para trás no mercado competitivo, perdendo clientes e possivelmente fechando as portas.
Identificar problemas, se adaptar às demandas, elaborar soluções eficientes e ágeis facilitam o desenvolvimento da empresa e evitam prejuízos, sendo, ainda, agentes da vantagem competitiva em relação aos outros comércios.
Além do meio empresarial, essa estratégia pode ser incrementada em diversos ambientes.
Ela se forma quando a interação e a cooperação entre os indivíduos acontece tendo como objetivo a geração de novas ideias, a solução de problemas e criação de valor compartilhado.
Vista a introdução do termo e qual a sua metodologia, chegou a hora de entender o processo e como desenvolvê-lo.
Os aspectos práticos para essa elaboração cultural são multidirecionais, ou seja, envolvem diversas frentes, estimulando a garantia de um ambiente colaborativo, organizado e que seja capaz de instruir o comportamento dos integrantes.
Confira abaixo algumas estratégias que auxiliam na composição de culturas de inovação e criatividade:
Seja qual for o formato, físico, híbrido ou totalmente on-line, fazer parte de um ambiente que estimula a integração, o compartilhamento de informações e experiências é vital para a construção de um processo criativo.
O fator infraestrutura também é fundamental para a cultura da inovação, pois, além do auxílio da tecnologia, é necessário que haja acesso e contato com os materiais que necessitam para a elaboração e testagem das ideias sugeridas.
Mesmo que um dos principais agentes da cultura de inovação e criatividade seja a liberdade para opinar, agir, mostrar e contribuir com o processo, o ambiente pode — e deve! — ser organizado e possuir um fundamento como norte.
Aqui, serão explicadas, apenas no sentido de guiar os integrantes, as metodologias que serão aplicadas, os objetivos a serem alcançados, os direitos e deveres dos colaboradores e o padrão de fluxo dos processos criativos.
A capacitação está diretamente relacionada à inovação e criatividade. O saber e o conhecimento permitem que o colaborador pratique o pensamento crítico, criando um panorama extenso de possibilidades e novas ideias.
Ser especializado facilita este processo de reflexão sobre o tema indicado e familiarização com o processo de criação, resultando na aptidão para a colaboração.
O investimento regular em cultura de inovação e criatividade traz retornos positivos para a organização. O benefício é, com certeza, a criação de valores compartilhados pela equipe e o impacto que as soluções construídas vão trazendo ao longo do tempo, se disseminado pelo ambiente direta ou indiretamente.
A seguir, seguem enumerados alguns dos principais benefícios trazidos pela implementação de culturas criativas e inovadoras nos ambientes:
Solução de problemas
Valorização cultural
Vantagem na competitividade econômica
Engajamento de colaboradores
Para saber mais sobre o assunto, confira o curso de Economia Criativa.
Equipe de Comunicação e Marketing da Infinício