Toda empresa em processo evolutivo busca ser referência no mercado para ganhar credibilidade e reter profissionais qualificados.
Ser considerada uma empresa alvo é algo bastante significativo, e esse título começa a ser construído com a aplicação e valorização de princípios humanos.
Para ocupar essa posição é necessário o êxito em alguns fundamentos, como: estabilidade empresarial, desenvolvimento de habilidades comportamentais, inclusão social, cultura organizacional e oportunidades complementares.
No Brasil, desde1997, existe uma pesquisa chamada Melhores Empresas para Trabalhar (Great Place to Work). Esse levantamento ocorre anualmente e confere o funcionamento das empresas, valorizando aquelas que constroem ambientes de trabalho agradáveis.
Assim é possível definir um ranking para situá-las conforme as suas práticas e culturas, e níveis de relação entre funcionários e gestores.
Nessa etapa são realizadas sondagens com os colaboradores para verificação de satisfação do grupo. Entram em questão os fatores de relacionamento interpessoal, credibilidade, e de opinião sobre a função exercida e o ambiente de trabalho.
Em seguida, são analisados os conceitos empresariais demográficos para saber como é caracterizado o público que participou da sondagem. Escolaridade, faixa etária e número de funcionários são pontos determinantes.
Por fim, são questionadas as práticas de gestão de pessoas. É preciso compreender os processos de contratação, compartilhamento de informações, atenção e cuidado com a equipe, alcance de metas, entre outros.
As condições citadas acima contribuem para formação de um ambiente íntegro e equilibrado.
A pesquisa é divida em rankings diferentes de pequenas, médias, grandes empresas, e multinacionais. Abaixo, segue a lista das quinze melhores grandes empresas para se trabalhar no Brasil e na América Latina em 2021
As empresas melhor classificadas buscam atender as necessidades dos funcionários e investem em recursos humanos. Mas, além disso, possuem características empresariais semelhantes que garantem as melhores colocações no ranking da pesquisa.
Priorizar os colaboradores sem dúvida alguma é o principal aspecto avaliado. Tendo um grupo satisfeito com o cuidado e o relacionamento da empresa, torna mais fácil e prazeroso cumprir as funções e manter produtividade efetiva.
As demandas das equipes precisam ser atendidas, e para isso uma boa comunicação é fundamental. Ao entender quais são os problemas, fica mais fácil resolvê-los.
Para saber se os funcionários estão satisfeitos com a metodologia aplicada, podem ser realizadas pesquisas de feedback frequentemente.
Esse assunto vem ganhando cada vez mais espaço nas pautas das discussões sobre o meio ambiente. Praticamente todos os clientes e colaboradores prezam por processos de produção que não prejudiquem o meio ambiente.
Em todas as etapas desse processo há a interação da demanda da cultura capitalista com a matéria-prima extraída da natureza, logo são necessárias ações para reduzir todo o dano causado.
Saber que a empresa contribui de alguma maneira com a sustentabilidade, é um diferencial considerável para atrair tanto profissionais, quanto clientes.
Empresas que investem no desenvolvimento e na capacitação de seus profissionais se destacam das demais.
Buscar a evolução dos funcionários é um investimento que retorna à empresa, pois os conhecimentos adquiridos serão aplicados para o bom funcionamento do negócio.
Cursos profissionalizantes, cursos de idiomas, palestras, e workshops são algumas alternativas.
Esses aspectos são imprescindíveis para uma boa avaliação empresarial.
Além de serem assuntos atuais extremamente importantes, é essencial que haja o compromisso de que todos os profissionais terão as mesmas oportunidades de desenvolvimento no mercado de trabalho.
Empresas que oferecem benefícios além do salário são muito bem vistas. Benefícios são atrativos e chamam a atenção de possíveis candidatos.
A gestão de pessoas vem sendo cada dia mais aplicada em ambientes de trabalho. A empresa só funciona com a motivação e colaboração dos funcionários, eles são as peças chaves para cumprir as metas estipuladas.
Como dito anteriormente, profissionais satisfeitos alcançam os resultados com mais facilidade, e isso com certeza é um diferencial.
Esse aumento na produtividade foi comprovado por uma pesquisa recente, indicando que equipes engajadas tendem a produzir 20% a mais do que as outras.
Se o seu objetivo for aprimorar o rendimento de forma que todos sejam beneficiados, a solução é investir em gestão de pessoas. Na maioria das vezes o departamento de Recursos Humanos é o responsável por essas funções.
Saber como administrar uma equipe e conseguir extrair os melhores retornos de cada profissional só trará benefícios à empresa em geral, além de demonstrar a importância de cada colaborador para o estabelecimento.
A cultura organizacional precisa ser definida e as necessidades precisam estar alinhadas, para assim serem elaboradas atividades que promovam desenvolvimento e bem-estar dos funcionários.
Faça com que os profissionais percebam a preocupação da empresa com eles mesmos. Esse será um agente motivador para preservar funcionários bem qualificados e motivados no negócio.
Investir em bons relacionamentos com quem trabalha na empresa reflete diretamente no crescimento da firma e aproxima os funcionários de forma natural e espontânea. Auxiliando também na elaboração de competências comportamentais muito valorizadas no contexto atual.
Boas equipes são almejadas por bons profissionais. Quanto melhor for a sua imagem no mercado de trabalho, maior será a vantagem competitiva em relação às demais empresas.
A gestão de pessoas é um dos pilares que sustenta o bom rendimento do estabelecimento.
Para aprofundar o que foi visto nesse artigo, confira o curso de Transformação de Carreira.
Equipe de Comunicação e Marketing da Infinício