Você já ouviu falar da importância de ter contatos? Se sim, então é provável que também conheça a ideia de Networking, que carrega quase o mesmo sentido. Nomenclatura popular nos meios profissional e acadêmico, o networking é uma dos pontos imprescindíveis para alguém nesses meios.
Quer saber do que se trata, qual sua importância e como fazer? A Infinício te contará mais sobre ao longo desse artigo.
Em tradução livre, Networking seria como uma “rede de trabalho”. Na realidade, esse termo caracteriza as conexões estabelecidas em um ambiente, com fins profissionais.
A partir do uso da comunicação para desenvolver relacionamentos, essa tática pode garantir que o indivíduo conquiste contatos importantes e com algum futuro potencial para impulsionar a carreira de certa forma.
Apesar de muitas pessoas acreditarem que construir tal rede de contatos com um único objetivo pode não expressar autenticidade em suas atitudes, outros têm em mente que essa é uma maneira de construir amizades e atingir aspirações em conjunto, sempre em colaboração de um todo.
Existem diversas razões para fazer networking, por exemplo, é relevante pensar que ele é não tão somente essa coisa direta, mas também uma importante troca de experiências e conhecimentos. Se relacionar profissionalmente com outras pessoas irá te levar a compreender quais são suas trajetórias e habilidades. Considere que a conexão possui dois lados, logo, saber sobre o seu colega fará com que você o conheça o suficiente para colaborar em sua trajetória, bem como o oposto em relação à sua.
Além disso, a expansão de sua rede de contatos é uma maneira de conhecer novas pessoas e oportunidades de negócios. O mercado de trabalho é um espaço que não sobrevive sem cooperação, por isso, você será capaz de explorar novas vertentes que agreguem em seu conhecimento ou possam ter grande serventia ao seu negócio.
Já está clara a necessidade desse conceito, mas como utilizá-lo? Preste atenção nas dicas a seguir:
Saber se comunicar bem é indispensável. Treinar a forma de expressar aquilo que busca externar é uma maneira de estabelecer conexões com o outro, pois, assim deixa claro seus objetivos. Além disso, ser bom em se comunicar também está ligado a ser um bom ouvinte, afinal, para haver sucesso em uma interlocução, é necessário que ela parta dos dois lados.
Surgir só quando necessidade algo nunca causa uma boa impressão, por isso, se faça presente. É preciso que haja reciprocidade na relação, sendo assim, não há equidade em surgir quando é particularmente benéfico. Lembre-se: o networking é um contato mútuo, logo exige colaboração.
Não há nada como uma pessoa que aprecia uma oportunidade. A apatia, bem como o tópico supracitado, também não desperta uma aparência muito boa. Ao demonstrar que aprecia a oportunidade ou o convívio com seu colega, a sua imagem, sem dúvidas, será bastante positiva àqueles ao seu redor. Não se esqueça que sua linguagem corporal também é lida, então ainda que não se expresse verbalmente dado desinteresse, seu corpo irá.
Apesar de muitos acreditarem que o networking é uma rede de contatos estabelecida por interesses pessoais e inverdades, há muita confiança nesse âmbito. Um dos pontos primordiais de sua rede é ser leal àqueles que a compõem, principalmente diante do fato de que há comprometimento e, assim, responsabilidade.
O mercado de trabalho é um ambiente competitivo, por isso, saber escolher as pessoas que estarão ao seu lado ou que poderão agregar em muito à sua trajetória é essencial para que haja resultados satisfatórios.
Gostou do artigo? Você encontra muitas outras informações sobre em nosso curso de Transformação de Carreira, onde pode ter aula com a melhor professora da área e renovar todo o seu contexto profissional.
Leitora assídua e apaixonada por comunicação.