O empreendedorismo digital teve um crescimento considerável nos últimos tempos. O espaço virtual pertence a um cenário amplo que permite infinitas possibilidades e praticamente nenhuma barreira impeditivas.
Com o crescimento do e-commerce, foi necessária a compreensão de estratégias de marketing que funcionassem na internet, trazendo bons resultados à marca. O avanço tecnológico põe em jogo essas novas possibilidades de realizar o marketing.
Devido ao grande público ativo nas redes, os negócios digitais estão muitos resultados positivos às empresas, e isso deve ser ponderado.
A sua marca está bem estruturada para vender on-line? Suas estratégias te dão retorno? Continue a leitura para entender a modelagem dos negócios digitais e suas estratégias.
A modelagem de negócios consiste no modo como a organização gera, entrega e agrega valor ao produto ofertado. São processos, sistemas, pesquisas e estruturas organizacionais que caracterizam a marca.
A velocidade das mudanças virtuais está cada vez mais intensa, logo, é adotar estratégias inovadoras e reinventar os padrões é essencial para a saúde do negócio. Construir ou adaptar a modernidade na plataforma é fundamental atualmente. Modelos convencionais estão perdendo espaço no mercado.
As redes sociais possuem potencial efetivo em entrega de conteúdo e por isso são muito utilizadas. Como dito anteriormente, o público ativo nas mídias também é bem alto, e com boas estratégias esses podem ser alguns dos fatores contribuintes para o empreendedorismo digital.
Para converter os acessos e cliques em vendas é preciso aplicar técnicas eficazes e que convençam o cliente de que ele precisa naquele momento do seu produto ou serviço.
Existem alguns conceitos que podem auxiliar o processo estratégico da empresa.
Business Model Canvas
O Canvas é constituído por 9 elementos que, se bem aplicados e em harmonia, podem facilitar a construção de valor ao público-alvo.
A segmentação de clientes é a compreensão da necessidade de reunir em grupos os possíveis clientes que possuam perfis sociais e comportamentais, necessidades e características em comum. Essa é a definição do público-alvo e, com pesquisas mais detalhadas, será a persona da marca.
Apresentar a proposta de valor é buscar satisfazer uma necessidade ou resolver algum problema do usuário. Isso contribui para os gatilhos de necessidade e urgência, que podem otimizar a efetivação da venda.
A definição dos canais de distribuição também é muito importante. Determine por quais veículos de comunicação será feita a comunicação, divulgação e distribuição dos produtos.
Estabeleça os princípios de relacionamento com cliente. É fundamental esclarecer a intenção de interação da marca com o usuário.
Compreenda a fonte de receita, ou seja, quanto os consumidores da sua área de atuação estão dispostos a pagar para assim definir um valor ideal que permita a realização de vendas.
Tenha noção dos recursos principais, sejam eles: financeiros, humanos, físicos e intelectuais, e das atividades-chave da empresa. Saiba quais são os mecanismos necessários e quais ações deves ser priorizadas durante o processo.
Obtenha parcerias principais para poder otimizar os resultados. A redução de riscos e a conquista de novos recursos são provenientes desse princípio.
Por fim, assimile todos os custos determinantes e fundamentais para realizar as ações citadas acima.
8 P´s do Conrado Adolpho
Começamos pela pesquisa, a base principal para a compreensão do comportamento do consumidor. Esse estudo irá facilitar a comunicação e o direcionamento de conteúdo para o público-alvo da marca. Busque conhecer os usuários, faça pesquisas que apresentem características sociais, financeiras, emocionais, demográficas e psicológicas.
O próximo estágio é o planejamento. Aqui serão estabelecidos os modelos, as plataformas, e as estratégias necessárias para o alcance dos objetivos.
Na produção será realizado tudo o que foi estipulado nas etapas anteriores.
Após isso, chega o momento de publicação. É necessário produzir conteúdos relevantes e eficazes, que persuadam o cliente e ativem gatilhos mentais. A utilização de frases chamativas, chamadas para ação e diretrizes SEO podem ser grandes facilitadores para a conversão.
A próxima fase é a de promoção, onde serão utilizados métodos eficientes para que os próprios consumidores, depois da identificação, divulguem a mensagem da marca.
A propagação vem a seguir visando provocação ao usuário a fim de promover engajamento, cliques, e contato com o cliente.
O processo é finalizado por estas duas fases: a personalização, necessidade de segmentação de nichos para possibilitar uma comunicação adequada, e a precisão, que consiste no estudo dos resultados obtidos para aprimorar futuras ações.
Exemplos: Mercado Livre e OLX
A possibilidade de trabalhar virtualmente e usufruir dos privilégios que a internet e as redes sociais proporcionam é algo proveitoso, e de fato as vantagens são muitas. Construir um ambiente de trabalho on-line exige muito trabalho e dedicação, mas em compensação a lista de benefícios é extensa.
Como dito no primeiro parágrafo do artigo, não existem barreiras limitantes quando se fala em alcance digital. Lojas virtuais podem alcançar qualquer tipo de público e qualquer região, mundialmente falando e dependendo da cobertura de entrega da empresa.
Além disso, serviços que utilizam plataformas digitais possuem custos inferiores quando comparados aos negócios presenciais, que requerem escritórios, salas e um maior número de funcionários.
A praticidade e a simplificação de atividades também deve ser levada em consideração. A possibilidade de otimizar processos é uma das principais vantagens de se trabalhar com negócios on-line.
Vale abordar também a facilidade e velocidade de desenvolvimento. As transformações digitais acontecem demasiadamente, logo, a necessidade de adaptação é extrema. A internet possibilita inúmeras testagens e ferramentas de medição e monitoramento de dados.
Você pensa em abrir um negócio digital? Confira o curso de Inovação e Transformação Digital e conte conosco nessa nova caminhada.
Equipe de Comunicação e Marketing da Infinício