A arquitetura da informação é uma estratégia específica de UX Design que estabelece relações adequadas entre as informações visando a simples utilização.
Para a criação e o desenvolvimento de websites e aplicativos de navegação, é necessário organização, planejamento e estruturação de um conteúdo adequado ao público-alvo, para que o consumidor consiga navegar e encontrar o que busca facilmente.
A arquitetura da informação é um recurso que atua determinando a organização e os fluxos de elementos expostos no layout da página. Toda essa organização, categorização e apresentação do conteúdo devem ser pensadas nos mínimos detalhes para que o usuário possa encontrar o que busca naquele determinado momento.
O método tem como intuito a minimização de chances de falhas e o aumento do impacto de projetos por meio da criação de soluções eficazes para o público-alvo, que melhoram o desenvolvimento de novos recursos, auxiliam na tomada de decisões e facilitam, ainda, o entendimento dos cronogramas.
Essa metodologia resulta na compreensão dos internautas sobre o contexto do ambiente virtual, fazendo com que encontrem o que procuram.
A internet é uma estrutura de navegação e organização, dividida em diversas páginas, algumas inter-relacionadas e com endereços específicos, para que o usuário possa descobrir o caminho e, assim, encontrar o que procura.
Em contato com as muitas páginas da web, que se apresentam de variadas maneiras, o usuário precisa identificar e entender, rapidamente, como agir naquela interface para conseguir chegar ao seu destino: a informação que está buscando.
Os websites, geralmente, apresentam uma série de distrações e muitas alternativas clicáveis que podem aumentar o caminho a ser percorrido pelo internauta. São necessárias ações como fechar pop-ups indesejadas, desviar de banners interativos, clicar em muitos links para acharmos, ou não, o que está sendo procurado.
Páginas com o layout simples e minimalista, organizado de uma maneira que possibilita a compreensão rápida e todas as funcionalidades que guiam o caminho dentro na interface permitem uma navegação e o acesso à informação de maneira intuitiva.
Os sistemas de navegação nos meios de comunicação digitais auxiliam o usuário a se localizar no contexto em que se encontra, indicando a sua localização atual e caminho correto a ser seguido para que se encontre a informação procurada.
Em que página estou? De que página vim? Para que página posso ir?
É importante que o indivíduo entenda facilmente a sua localização por meio de informações expostas e organizadas na página. Essa organização de padrões e dados se dá através da arquitetura da informação.
Estruturação de ambientes informativos compartilhados;
Combinações de esquemas de organização, rotulação de busca e de navegação em páginas da web;
Dar sentido e forma a experiências informativas - usabilidade de facilidade de se localizar;
Utilização de princípios do design e da arquitetura para o espaço virtual.
A Arquitetura da informação é determinada por meio de um conjunto de elementos que agem de forma integrada.
A navegação atua na especificação das formas de se mover pelas informações.
A organização estabelece o agrupamento e a categorização do conteúdo informativo.
A rotulação auxilia o reconhecimento dos controles, influenciando a sequência de atividades, além de estabelecer as formas de representação e apresentação da informação, definindo, assim, os signos para cada elemento.
A busca é responsável por determinar as perguntas que o usuário pode fazer e o quais as respostas que poderá obter, configurando um serviço secundário de navegação.
Por fim, os tesauros, vocabulário controlado e metadados auxiliam a navegação suplementar por oferecerem recursos que permitem o cruzamento entre conteúdos devido às relações diretas ou por dependência.
Para saber mais sobre o assunto, confira o curso de UX Design.
Equipe de Comunicação e Marketing da Infinício