Trabalhar em equipe pode ser um enorme desafio para a maioria das pessoas, principalmente aquelas que tem uma relação firme com sua individualidade e sua subjetividade. Pessoas diferentes, com distintas idades, personalidades e habilidades podem encontrar empecilhos para se manterem motivadas com a atuação colaborativa em grupo.
Para que haja harmonia, um ambiente motivador pode ser o ponto chave para que muitas das dificuldades sejam superadas e o sucesso seja garantido.
Por isso, nesse artigo, trazemos um panorama sobre a importância da motivação no trabalho em equipe.
Funcionários desmotivados possuem um rendimento consideravelmente menor e é claro que nenhuma empresa consegue se beneficiar de colaboradores que não conseguem render bons resultados.
A motivação, logo, mostra-se essencial para toda a vida, bem com no movimento de um grupo. Segundo o psicólogo Frederick Herzberg, existem dois fatores que influenciam no fator motivador: fatores higiênicos e fatores motivacionais, também conhecidos popularmente como motivação extrínseca e motivação intrínseca, respectivamente. Os esclarecermos a seguir:
O psicólogo pontua que esse ponto tem atribuição dos gestores da empresa, responsáveis pela administração de salários, estabilidade, ambiente (com relação às condições materiais do espaço), benefícios e regras.
Em muito, os tópicos supracitados podem motivar um colaborador, considerando que o ambiente no qual está inserido e todas as nuances desse cenário também possuo papel fundamental em seu desenvolvimento profissional.
Por outro lado, Herzberg categoriza esse fator como de responsabilidade do empregado. Frente organização, discernimento, comprometimento com as obrigações.
Os gestores das equipes desempenham papéis fundamentais na integração dos componentes e no reforço de sua motivação. Com os direcionamentos corretos, podem alterar completamente o contexto e promover um ambiente harmônico e de colaboração mútua. Assim, os benefícios serão infinitos, como:
Existem diversos benefícios com o crescimento da motivação de funcionários, com ênfase em sua capacidade de atuação em grupo. Grande parte do mercado de trabalho exige profissionais colaborativos, por isso, estar devidamente estimulado é um fator de influência ao aperfeiçoamento individual para o trabalho em equipe.
O mercado de trabalho pode envolver diversas nuances e precisar de uma quantidade precisa de pontos para funcionar de modo satisfatório. Logo, a motivação para estar em uma relação de trabalho em equipe saudável não pode ser negligenciada.
Para conhecer mais sobre o assunto, não perca tempo e visite nosso curso de A Importância das Soft Skills para o Sucesso em sua Carreira com uma das melhores professoras da área!
Leitora assídua e apaixonada por comunicação.