O mercado de trabalho pode ser um ambiente ambíguo capaz de mexer com o psicológico de muitos profissionais. Por isso, cada vez mais as pessoas buscam maneiras de se manterem firmes e adotarem novas perspectivas estimulantes.
As próprias empresas, compreendendo a importância da saúde mental quando relacionada ao desempenho dos colaboradores, igualmente partem à procura de alternativas que integrem o ambiente e o tornem mais receptivo.
Uma das técnicas que têm dominado os profissionais é a prática do mindfulness. Nesse artigo, falaremos mais dela e de seus benefícios.
Técnica recentemente difundida com maior amplitude, o mindfulness é um estilo de meditação. É pautada na origem budista e ganhou força no século atual por ser uma solução para uma sociedade tão acelerada e imediatista. Porém, começou a ser estudada em 1979 pelo professor Dr. Jon Kabat-Zinn, da Universidade de Massachusetts.
Tal modelo de meditação pode ser traduzido, diretamente, como a representação de algo como uma “atenção plena” para que o indivíduo se desprenda dos pensamentos exacerbados e se concentre no momento em que vive. Essa é uma maneira de recobrar a consciência e visualizar o conceito de tempo objetivamente, em busca da vivência pelo agora.
Com rotinas apressadas e intensas, as pessoas perderam de modo considerável sua capacidade de observação e concentração. Não apenas nas coisas ao seu redor, mas em si mesmas. A prática do mindfulness é fundamentada em devolver esses pequenos instantes que fazem diferença na qualidade de vida de todos.
Seu uso, quando voltado ao ambiente de trabalho, colabora com o clareamento das ideias e resgata a concentração dos colaboradores.
Na criação Mindfulness-Based Stress Reduction, ainda pela Universidade de Massachusetts (EUA), pode-se aplicar o mindfulness de duas maneiras: a maneira formal, firmada no ato prático da meditação, na qual um momento é reservado para a meditação; a maneira informal, cuja atuação tem um viés voltado para a construção de uma rotina que busque hábitos de reafirmação à filosofia deste modelo.
Uma das práticas indicadas é a dos três minutos, na qual deve-se fechar os olhos e induzir a atenção a todo corpo, para, em seguida, gerar novas percepções sobre o físico e o local.
Igualmente conhecido, o mindfulness da respiração é uma tática que leva o enfoque à respiração, enquanto inspira e expira. Dessa forma, a mente deve vagar com tranquilidade e naturalidade.
Uma prática forte atualmente e tem demonstrado resultados, o mindfulness traz uma série de benefícios, como:
Prevenção da Síndrome de Burnout (ou Síndrome do Esgotamento Profissional);
Evolução da retenção de informações;
Melhora na atenção;
Redução do estresse e da ansiedade;
Desenvolvimento do autoconhecimento;
Melhoria na comunicação interpessoal;
Aperfeiçoamento cognitivo;
Amadurecimento da inteligência emocional.
A sociedade atual está imersa em um contexto veloz e com a indução à sensação constante de urgência. Cada vez mais, os indivíduos se envolvem em bolhas ansiosas e apresentam os reflexos negativos dessa realidade nas vidas pessoal e profissional, o que, muitas vezes, pode gerar determinada frustração.
Aqueles que buscarem alternativas para alinharem mente e corpo contra os fenômenos sociais serão capazes de obter destaque. Para tal, estar atento às próprias necessidades é imprescindível, mas isso nem sempre é fácil e pode exigir reforços.
Pensando nisso, a Infinício preparou o curso A Importância das Soft Skills para o Sucesso em sua Carreira, com atenção aos detalhes para trazer informações de valor. Não deixe de acessar nosso site para mais informações!
Leitora assídua e apaixonada por comunicação.