Você já ouviu falar de marketing de conteúdo? Com a evolução da internet e sua expansão, ficou mais difícil, para as empresas, encontrar maneiras de se destacar para potenciais consumidores, o que influencia diretamente no uso multifacetado dos trabalhadores de marketing.
A criação do marketing de conteúdo tomou forma e hoje é indispensável às empresas que buscam se estabelecer no mercado e criar uma boa maneira de propagar seu trabalho.
Não sabe o que é, como funciona e qual sua importância? Nesse artigo iremos explicar todas as principais nuances dessa estratégia!
Uma das mais bem visadas estratégias do mercado atual e que apenas se desenvolve mais e mais com o passar do tempo, essa vertente, que se liga ao Inbound Marketing, tem como principal objetivo a criação de conteúdo de valor através de plataformas que melhor se encaixem no seu público alvo - e isso poderá ser definido através de uma análise da persona dessa marca.
Esse conteúdo permite que a empresa alcance uma pessoa que precisa de uma informação ou solução de um problema, e, dessa forma, ao resolver sua questão, se torna um ponto de referência no assunto em questão.
Tal conteúdo pode ser veiculado de diversas maneiras e precisa se adaptar aos distintos formatos de canais. Conheça alguns deles:
Blogs são uma das melhores maneiras de alcançar pessoas.
Cada vez mais, navegadores como o Google, por exemplo, são uma enorme fonte de informação, e elencam com cuidado quais são os conteúdos que melhor poderão atender à pesquisa do usuário.
Ao compreender isso, atente-se a questões como o SEO, a linguagem, as palavras-chave, a imagem do texto e, é claro, o valor do conteúdo. Ele precisa ser bom, objetivo e, o mais importante: precisa ser verídico.
Só está na internet quem está nas principais redes sociais, como Instagram, Youtube, Facebook e Twitter, por exemplo.
Nesses espaços, as pessoas buscam a qualidade do conteúdo prezando pelo dinamismo. Ou seja: ele precisa ser ainda mais objetivo e menos denso em informações.
É possível criar no Instagram, por exemplo, designs em modelo de carrossel que contemplem diversos assuntos com os quais sua marca possua ligação.
Os e-books conseguem ser um pouco maiores que os artigos disponibilizados em blogs, especialmente porque é uma ótima amostra do conhecimento que sua empresa pode proporcionar.
Para aquelas que oferecem serviços relacionados à informação, como educação, literatura e outros, o uso de e-books se mostra relevante.
Convidar funcionários ou profissionais experientes em áreas de conhecimento específicas para apresentações é uma maneira única de envolver o potencial cliente e agregar valor à sua jornada.
Podem ser feitas através de serviços específicos de streaming de vídeo ou plataformas mais populares como Youtube e Instagram.
Apesar do que se acredita, as plataformas de email ainda são bastante relevantes, principalmente no ambiente corporativo e acadêmico.
Jornais e revistas são exemplos que se utilizam das newsletter para abraçar seus assinantes.
Além disso, oferecer uma Newsletter com informações relevantes diárias, semanais ou mensais colabora com a construção de uma base de endereços eletrônicos para e-mails marketing, ótimos para oferecer cupons, descontos e avisos sobre novos produtos disponíveis.
Atualmente, os podcasts são um sucesso. Eles podem ser ouvidos em qualquer lugar e em qualquer situação, logo, são acessíveis e conquistam milhares de pessoas.
Um podcast pode ser um meio de oferecer conteúdo de qualidade em um dos formatos mais interessantes atualmente disponíveis.
Dentre todos, pode ser o mais trabalhoso de se fazer, mas pesquisas realizadas pela Globo apontam que 57% dos brasileiros passaram a consumir podcasts durante a 2020.
Para empresas que buscam seu espaço fortalecido na Internet, esse tipo de estratégia colabora com uma alocação bem marcada.
Além de levar o consumidor daquele ao conhecimento da empresa, também se mostra como aquele que dá uma espécie de amostra grátis do que pode ser oferecido e como ela poderia suprir suas necessidades.
Ainda, ao agregar valor aquele potencial cliente, a empresa estabelece sua credibilidade aos olhos dele.
Usar o marketing de conteúdo é a maneira mais consistente de ser encontrado no mar de informações que é o ambiente digital.
São múltiplas as razões para adotar essa estratégia, mas as principais são:
Aumento de tráfego na plataforma;
Aumento do engajamento nas mídias sociais através de compartilhamentos, curtidas e comentários;
Destaque e reconhecimento da sua marca e dos seus serviços ou produtos;
Publicidade com valor ao usuário;
Aumento considerável nas vendas;
Redução do Custo de Aquisição por Cliente, famoso CAC;
Criação de relacionamento com o público.
Dentre diversas outras que também são relevantes ao analisar o mercado e onde seu marketing de conteúdo funcionará melhor.
Estar na internet, atualmente, já não é mais uma escolha: é uma indispensabilidade para que não haja uma ruptura de mercado.
As buscas por atualizações constantes são responsáveis por tornar as grandes marcas o sucesso que são, então a que foi possível compreender a dimensão dessa estratégia fundamental para quem quer, de fato, ter seu espaço no mercado, não deixe de acessar nosso curso de Planejamento de Marketing Digital e ter contato com o que há de melhor sobre o tema.
Leitora assídua e apaixonada por comunicação.