Mudanças são recorrentes e necessárias, mas lidar com elas geralmente é complicado. Muitas das vezes podem rebobinar o rumo de sua trajetória e nem sempre estamos preparados para transições tão intensas.
Às vezes rápidas, em outras duradouras, mas não deixam nunca de ser essenciais. A vida é composta por um ciclo natural e as mudanças fazem parte disso. Questionamentos, desconforto, ansiedade, dúvidas e receio fazem parte do processo de crescimento e amadurecimento do ser humano.
Além disso, novas visões, experiências e vivências são importantes para aprofundar a compreensão emocional do indivíduo. Deixar o comodismo de lado pode ser transformador.
Sair da zona de conforto em direção a um destino desconhecido é amedrontador, mas pode ser surpreendente. Seja corajoso para enfrentar os novos desafios e não deixe de respeitar os seus sentimentos. Calma e coragem são imprescindíveis para encarar o que há de vir.
Mudanças podem parecer assustadoras no início, mas também podem ser benéficas ao longo do tempo. Conhecer o que te amedronta é fundamental para seguir adiante. Identifique a origem do seu medo e trabalhe para superá-lo
Saiba o que está sob o seu controle e não se prenda ao que não depende exclusivamente de você. Não se preocupe tanto com o que não pode controlar. Considere que imprevistos acontecem e que a responsabilidade talvez não seja apenas sua sobre determinadas situações. Tente não sofrer por antecipação.
Evite a ansiedade convergindo suas energias no que está acontecendo agora, foque no presente. Aos poucos, tente aceitar a mudança para que ela passe a ser habitual.
Seja racional e mantenha a calma. Trabalhe o seu comportamento, não tome decisões precipitadas, e busque resolver seus embates com coerência e tranquilidade.
Exercite sua autoconfiança, valorize seus pontos positivos, enalteça suas habilidades e tenha orgulho do que já enfrentou até o momento.
Exerça atividades que te deixem feliz e tente relaxar quando se sentir tensionado.
Conversar com alguém sobre seus problemas pode ser um caminho favorável. Procure pessoas confiáveis e abra o seu coração, cerque-se de pessoas do bem que podem te ajudar, acolher e aconselhar nesse momento.
Possuir uma rede de apoio é fundamental, mas pode não ser suficiente em algumas situações. O auxílio profissional é muito bem-vindo e pode ser crucial em alguns casos.
Paradigmas são crenças que possuem alto nível de realidade e por isso são extremamente impactantes. Vale ressaltar que apesar da crença consolidada no que está sendo imposto, aquilo pode não ser um fato.
Exemplos de frases que representam paradigmas comuns:
"Homens não prestam."
"Minha religião é melhor do que a sua."
"Dinheiro não traz felicidade."
O poder dos paradigmas está na facilidade de implantação do pensamento subconsciente. Podemos compará-los com crenças limitantes. Mas o que significa isso? As crenças limitantes são representadas por pensamentos ruins, restritivos, que foram implantados no subconsciente do indivíduo e o impedem de acreditar ou realizar algo. É um entendimento tão enraizado que acaba se tornando verdadeiro e cada vez mais difícil de negar.
A quebra desses conceitos é fundamental para a evolução e desenvolvimento como ser humano. É preciso reinventar e se desligar do padrão para reverter esses tipos de pensamento. Adote novas formas de pensar e recomece.
Como visto acima, mudanças fazem parte do processo de desenvolvimento humano, podemos adiá-las, mas em algum momento elas serão realizadas. Esse processo pode ser doloroso e complicado, mas existem formas para atenuar a jornada como vimos acima.
Para saber mais sobre mudanças e quebra de paradigmas acesse o curso A Importância das Soft Skills para o Sucesso em sua Carreira.
Equipe de Comunicação e Marketing da Infinício