Logo Infinício

  • Questões
  • |
  • Provas
  • |
  • Blog
  • |
  • 0
  • Entrar
  • Cadastre-se
Home › Blog › Fundamentos do Marketing de Relacionamento: Princípios e Definições

Fundamentos do Marketing de Relacionamento: Princípios e Definições

Por Giovanna Fant

Marketing

O que é o Marketing de Relacionamento?

O marketing de relacionamento se dá pela aplicação de estratégias com intuito de criar e cultivar um relacionamento positivo e duradouro com o público-alvo da marca.

Atrair e manter clientes é um desafio no mercado comercial, mas há como facilitar esse processo com a utilização dos recursos corretos.
Personalização de atendimento, vantagens financeiras, informações qualificadas e uma boa assistência ao consumidor são alguns mecanismos bastante eficientes.

Quanto melhores forem as experiências do cliente, mais fácil ocorrerá a fidelização e, com isso, o aumento do número de vendas, o que é interessante para as empresas.

 

Como Aplicar o Marketing de Relacionamento?

Para a aplicação do marketing de relacionamento é necessário que a empresa desenvolva uma cultura interna que compreenda a valorização e a fidelização do cliente como fatores essenciais para o progresso da marca.

Desde o primeiro contato, o usuário deve criar algum vínculo, por menor que seja, com a empresa, para que o relacionamento possa acontecer. Preenchimento de formulários, convite de inscrição na newsletter ou qualquer coisa que associe a marca ao cliente é proveitoso.

Possuir uma equipe qualificada para esse processo é fundamental. O estudo e a compreensão das necessidades do cliente é o papel desses funcionários, e eles precisam estar treinados e preparados para oferecerem boas experiências aos possíveis consumidores.

O desenvolvimento de estratégias adequadas ao perfil dos clientes da marca também é crucial. De nada adianta produzir um conteúdo altamente informativo e bem elaborado se as informações contidas nele não forem interessantes ao público-alvo. 

Vale ressaltar a importância de conhecer e entender quem e quais são as características dos potenciais compradores da marca para a criação de conteúdos convenientes. 


O que é a Metodologia IDIP?

A relação entre cliente e marca vai além do processo de compra e venda. Apesar dos lucros serem importantes para a empresa, o relacionamento com o público vem sendo cada vez mais valorizado e necessário.

Atendimentos especializados, adequados e personalizados fazem toda a diferença e estreitam laços entre cliente e marca. 

A metodologia IDIP é uma estratégia que garante a fidelização dos consumidores e retém clientes, além de ser aplicável a qualquer tipo de negócio. As propostas assertivas são o princípio da ferramenta, possibilitando bons atendimentos ao cliente.

 

IDIP: Identificar, Diferenciar, Interagir e Personalizar

 

  • Identificação

Essa fase consiste na identificação de possíveis clientes. Quais são os usuários com verdadeiros potenciais de se tornarem compradores? Quais são as suas características, como chegaram até o perfil da empresa e a jornada que tiveram ao acessarem página são informações imprescindíveis para esse mapeamento.

Pesquisas com coletas de dados e análises são importantes nessa etapa. Para construir relações positivas, é necessário, antes de tudo, conhecer quem está do outro lado da tela. 

Conheça todos os pontos de contato que o usuário teve com a empresa, pois essas podem ser possibilidades de conversões em vendas. Essas informações auxiliam o entendimento de como pode ocorrer da melhor maneria possível a interação da marca com o cliente.

 

  • Diferenciação

Nessa etapa são definidos os valores e os potenciais de cada cliente. Após o estudo feito na fase anterior, é possível compreender a marca está aproveitando todas as oportunidades de interação com o consumidor.

Essa análise auxilia a empresa em como deve ser a atuação dependendo do tipo de cliente que está em contato com a marca, facilitando a personalização do atendimento.

Os clientes são classificados em: os que compram muitas vezes, os que compram muitos produtos e os que promovem e recomendam a marca. Ou seja, recência, frequência e valor são altamente valorizados.

As bases para a segmentação dos clientes são: rentabilidade, relacionamento e potencial do consumidor.

  • Interação

Essa fase é caracterizada por uma via bidirecional. Tanto o cliente quando a marca precisam interagir, dialogar e manter relacionamentos. Com os blogs, canais do YouTube, e-mail e toda a metodologia disponibilizada nas mídias sociais a facilidade de comunicação e proximidade com o cliente grandes são rapidamente promovidas.

O mapeamento da jornada do cliente feito anteriormente é utilizado agora para que sejam estabelecidos planos adequados para todos os momentos de interação do cliente.

A antecipação das necessidades e a aplicação de estratégias assertivas garante o aperfeiçoamento da relação.

 

  • Personalização

Esse é o momento de customização do atendimento tendo como referência os aspectos descobertos através das pesquisas realizadas, priorizando os grupos de clientes que têm mais potencial para se tornarem compradores efetivos.

Personalizar o atendimento tende a aumentar as chances de retenção, contribuindo para a fidelização do público. A proximidade com o cliente, o estudo a fim de detectar suas principais demandas e entender como suprí-las é um caminho inteligente a se seguir.

Ter uma equipe capacitada, ser uma empresa flexível e utilizar as ferramentas apropriadas são diferenciais para que soluções eficazes sejam determinadas o quanto antes, gerando novas oportunidades de venda.

 

Conclusão

O marketing de relacionamento é muito importante hoje em dia pela proximidade trazida pela modernidade dos meios de comunicação. A interação é uma peça-chave para empresas que visam crescer, atrair e reter clientes. 

A metodologia IDIP é aplicada para identificar e conhecer os clientes com o intuito de promover a melhor experiência para determinado grupo de compradores. Quanto melhor for a experiência proporcionada, mais chances a empresa tem de realizar a venda. Além disso, clientes satisfeitos sentem confiança e dão reconhecimento à marca, aumentando o nível de credibilidade no mercado.

Para saber mais sobre marketing de relacionamento, confira o curso de Marketing de Relacionamento e CRM.

Giovanna Fant

Equipe de Comunicação e Marketing da Infinício

Categorias

Marketing Finanças Gestão de Negócios Gestão de Pessoas Enem

Postagens Recentes

10 Dicas de como se Preparar para o Enem

Como Escolher um Curso Superior?

A Importância da Leitura Crítica no ENEM: interpretação ativa de textos e questões

Geração Y: Prós e Contras

Como Melhorar a Concentração com o Auxílio da Neurociência?

Logo
  • Central de Ajuda
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

  • (21) 97925-4194
  • [email protected]
NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail para receber notícias do nosso blog atualizadas diariamente.