O número de usuários e o tempo passado na internet cresce diariamente. As pesquisas em plataformas de busca, utilização das redes sociais e as compras na internet tiveram um aumento significativo durante e no período posterior à pandemia de Coronavírus.
Dado isso, empresas que precisaram aderir o ambiente digital precisam fortalecer a presença de marca, visando alcançar autoridade e relevância on-line para que a companhia se adeque e sobreviva às mudanças do mercado. Uma estratégia bastante utilizada é o Marketing de Conteúdo.
Neste artigo, confira como esse recurso é utilizado para alavancar os resultados da empresa e garantir a autoridade no mercado.
O marketing de conteúdo se dá pela produção de conteúdos atrativos e relevantes ao público-alvo da empresa, facilitando a condução da jornada no site e instigando a compra, a fim da conversão em venda e fidelização do cliente.
Além disso, o recurso também é utilizado para construir uma imagem e reputação pública empresarial. Não só falar do produto oferecido, mas engajar o público e fortalecer o relacionamento com o consumidor é extremamente importante para que algum valor seja relacionado à marca.
Aqui, não encontraremos publicidades abusivas e invasivas. A atração do público ocorre sutilmente, de forma que os conteúdos sejam interessantes e, involuntariamente, induzam o cliente à jornada na plataforma.
Isso se chama marketing de atração ou inbound marketing, e consiste na entrega de conteúdo voltado para o público-alvo da marca em diversos canais de comunicação, com diferentes formatos e estilos de linguagem, visando a atração do consumidor, para que este se torne cliente fiel e, automaticamente, uma espécie de propagador da empresa.
O funil de vendas é a estratégia utilizada para conduzir o cliente aos conteúdos interessantes. Cada movimentação do consumidor é prevista a partir de um estudo, havendo, assim, a compreensão das possíveis ações em cada etapa do processo.
Confira as fases do funil de vendas:
Com o objetivo de atrair os consumidores, o conteúdo é divulgado sem produtos ou serviços em oferta. Apenas material relevante que sirva para ajudar o internauta a resolver alguma questão de seu cotidiano, sejam elas dúvidas ou problemas. Esse é o início da conversa que, mais tarde, pode se tornar uma venda para a marca.
Nesta etapa o foco é a conversão do cliente em lead: que ele se torne um potencial cliente da marca. Aqui, o objetivo é fazer com que o usuário cogite comprar seu produto para resolver seu problema.
Captação de dados pessoais do cliente como e-mail e telefone são estratégias super válidas, buscando ainda mais contato e interação, em uma relação direta. Newsletter, e-books, produtos e ofertas exclusivas são ótimas hipóteses para criar essa aproximação com o público.
Garanta o gerenciamento e que a qualidade do conteúdo seja conveniente ao interesse do consumidor, até que eles estejam preparados para a próxima fase do funil.
Este é o momento em que o cliente está preparado para realizar a compra. Aqui serão apresentadas as ofertas para que ele tome a decisão e a venda seja efetivada.
Nesta fase o conteúdo em muito se assemelha à publicidade tradicional com anúncios dos produtos, relatos de casos, depoimentos de clientes satisfeitos e conquistas da empresa, valorizando a autoridade da marca.
Em um processo bem-sucedido, o objetivo de encantar o consumidor foi alcançado! Você conseguiu conduzir o cliente em todas as fases do funil e fez com que, assim, ele realizasse a compra.
Mas não para por aí. Não vá achando que o seu papel, como empresa, acabou depois da venda. Agora é preciso surpreender o cliente com experiências incríveis, a fim de que ele retorne a consumir na loja.
Aposte em serviços inovadores, distintos da concorrência, experiências únicas para fidelizar o cliente.
Atendimentos personalizados, suporte ao consumidor, conteúdos ricos em informações convenientes, canais exclusivos podem ser cruciais para a fidelização.
O marketing de conteúdo é um grande facilitador para o processo de realização da venda e fidelização do cliente. Através dos recursos vistos acima, é possível garantir a autoridade da marca e a relevância dos conteúdos divulgados por ela, visando a criação de uma relação efetiva e saudável com o consumidor.
Para saber mais sobre o assunto, confira o curso de Produção de Conteúdo para Mídias Sociais.
Equipe de Comunicação e Marketing da Infinício