A estratégia de UX ou UX Strategy consiste em compreender o que deve ser feito para que a melhor experiência possa ser oferecida ao usuário, visando a satisfação do cliente e, com isso, melhores resultados na empresa.
Enquanto o UX Design está voltado para questões de usabilidade, conteúdo e layout, a estratégia de UX refere-se ao direcionamento do produto ou serviço e ao objetivo comercial da marca.
Esse processo ocorre antes da aplicação do projeto. Soluções são elaboradas e passam pela análise dos stakeholders até que sejam validadas. O objetivo é construir o alinhamento da marca com as demandas do cliente.
A estratégia de UX é o pilar que sustenta a empresa. Ter uma técnica concreta é fundamental para o bom funcionamento do negócio.
Confira 7 dicas para montar uma boa estratégia de UX:
É necessário pesquisar todos os aspectos que se relacionem com o produto ou serviço para que possam ser aprimorados. Essa pesquisa deve ser detalhada e fácil de entender.
São recomendadas análises de concorrência e estabelecimento de relação com nichos distintos para poder ampliar a compreensão do público que frequenta o site ou perfil.
Vale relembrar a importância em compartilhar o estudo com os demais colaboradores da empresa. Além de expandir a capacitação da equipe e permitir uma melhor distribuição de atividades necessárias, isso pode facilitar a intuição de boas propostas e eliminar eventuais erros ou ideias inadequadas à proposta.
Esse processo é representado por frases que caracterizam o projeto. A definição do escopo e a finalidade do produto também são estipulados.
As circunstâncias de uso definem o lead do produto.
Exemplo:
O que? Box de cosméticos
Quem? Majoritariamente mulheres de 15 a 55 anos, que gostam de cuidar de si e tem curiosidade em conhecer novos produtos.
Quando? Anúncios no Instagram, indicação de amigas ou influencers, vontade de conhecer novas marcas por um preço acessível e abaixo do mercado.
Onde? On-line, em anúncios em revistas de moda, em propagandas
Porquê? Cuidado com o corpo, curiosidade de conhecer novas marcas, praticidade de receber a caixa em casa, vontade de se aprofundar no meio de cosméticos.
Existem os critérios básicos e obrigatórios, como: plataformas rápidas, práticas e intuitivas; e os critérios específicos, como: alterações na interface de acordo com a demanda da persona, não disponibilização de recursos inativos, interface harmoniosa, estética original, arquitetura e experiência previsível
Levando em consideração todos os dados analisados na pesquisa, é o momento de criar um modelo de teste para avaliação. A trajetória do usuário deve ser analisada para compreensão do processo de engajamento.
É importante testar o que foi estudado para assim poder avaliar a possível experiência do usuário. Essa sondagem permite a coleta de métricas, feedbacks, correção de problemas do sistema e alterações de usabilidade.
Esse é o momento de estudo de dados e informações sobre o comportamento do usuário para que a plataforma possa ser analisada e aprimorada.
Escolha de cores e tipografia, e posicionamento de ícones e elementos são alguns dos pontos que podem precisar de alterações.
O estrategista de UX auxilia o desenvolvimento marca. Esse avanço é fundamentado a partir da definição do propósito e dos valores da empresa. Estabelecer a visão de mundo e o que a marca pretende representar no mercado são alguns pontos iniciais importantes que o estrategista irá abordar.
Feito isso, é preciso apresentar inovações de valor ao produto ou serviço em questão. Nesse momento serão definidos os diferenciais e a proposta de valor da marca. Vale ressaltar quesitos de criatividade e valores acessíveis.
A pesquisa com clientes também é responsabilidade desse profissional. Nessa etapa serão estabelecidos os padrões, dados e estatísticas da plataforma.
Por fim, a experiência do usuário. Esse, sem dúvidas, é o fator principal do processo: a construção de sentimentos positivos através da interação do cliente com a marca.
As transformações tecnológicas e digitais estão acontecendo cada vez mais rápido e por isso é preciso estar sempre pesquisando novos conhecimentos.
Esteja atento e atualizado sobre as tendências, e busque evoluções para que a plataforma atenda sempre as demandas do cliente. Revise a estratégia que está sendo utilizada e procure aplicar novos recursos.
Para saber mais sobre o assunto, confira o curso de UX Design.
Equipe de Comunicação e Marketing da Infinício