A adoção de práticas empresariais voltadas à comunidade e ao meio ambiente é muito valorizada no mercado atual.
O comprometimento com o exercício adequado ao contexto mundial promove operações sustentáveis, gerando melhores resultados e a estabilização das empresas.
Continue lendo e fique por dentro da importância da conscientização ambiental para os negócios.
A sigla ESG significa Environmental, Social and Governance, isto é, representa o conceito de práticas ambientais, sociais e governança em português. Esta ideia vem sendo cada vez mais reconhecida por estabelecer normas voltadas à conscientização ambiental visando minimizar os impactos e promover a redução de danos causados ao meio ambiente.
O termo surgiu no relatório Who Cares Wins (Ganha Quem se Importa), fundado pela ONU em 2005, onde algumas instituições se reuniram para debater a inclusão de condutas socioambientais nas empresas.
O resultado foi que a aplicação desses fatores no mercado financeiro estimulava a sustentabilidade, trazia melhores resultados à população e contribuía com a conservação da natureza. Perceberam que manter boas relações entre empresa, meio ambiente e sociedade, e uma boa gerência empresarial eram fundamentais para o bom funcionamento de um negócio.
O ESG é um grande facilitador na melhora de processos administrativos e na construção de parâmetros justos, credibilizando empresas responsáveis e diminuindo riscos de problemas jurídicos, trabalhistas, fraudes e ações por impacto ao meio ambiente.
Também expande o entendimento da relação de dependência dos recursos naturais, dos direitos humanos, trabalhistas e a relação com a comunidade.
Com consumidores exigentes, as empresas precisam se posicionar de forma responsável, estarem preparadas para todo e qualquer tipo de ocasião e mostrar eficiência na resolução de problemas que podem vir a acontecer.
Além disso, o conceito também é considerado um critério de sustentabilidade para investimentos. Os investidores tendem a preferir empresas que demonstrem preocupação com o meio ambiente e tenham uma boa imagem no mercado. A pauta ESG é uma exigência moderna podendo caracterizar uma alta vantagem competitiva no mercado.
A pandemia de Covid-19 fez com que as empresas precisassem aplicar essas práticas às pressas. Instituições que já empregavam as condutas acabaram mostrando-se mais resilientes no período de adversidade.
Cada letra da sigla representa um contexto. Para melhorar o entendimento, confira a lista com alguns dos principais temas abordados em cada área:
E - Environmental (Ambiental)
S - Social
G - Governance (Governança)
Existem alguns critérios de investimento utilizado por investidores em geral.
Há três categorias de triagem: A Triagem Negativa ou Excludente consiste na exclusão de títulos incompatíveis com a proposta sustentável. Já a Triagem Positiva (best-in-class) tem como proposta o investimento em determinados setores para o melhor desempenho socioambiental na empresa. E a Triagem Baseada em Normas está relacionada aos padrões de práticas de negócios, tendo como base normas internacionais.
Os outros critérios de investimento são: A Integração ESG, que representa a inclusão de fatores por gestores na análise financeira;
O Investimento Temático em Sustentabilidade, que caracteriza a aplicação em temas relacionados à sustentabilidade, como: energia limpa, agricultura sustentável, tecnologia verde;
O Impacto e Investimento Comunitário são os investimentos direcionados que atuam em mercados privados, buscando a resolução de questões sociais e ambientais e conduzindo capital a comunidades carentes;
E o Engajamento Corporativo e Ativismo dos Acionistas, que correspondem ao poder de influenciar comportamentos através de ações engajamento corporativo, apresentação de propostas.
O ESG, atualmente, é uma regra de mercado devido ao grande impacto causado, mas quais são as vantagens obtidas?
Aplicar boas práticas e políticas que respeitem valores ambientais, sociais e administrativos trazem resultados benéficos no âmbito empresarial, além de colaborar para a construção de uma imagem positiva ao público.
Com a adequação das medidas socioambientais ocorre a redução de custo operacional, o aumento no ganho de produtividade e a mitigação de possíveis riscos. Isso significa que há um avanço significante no desempenho financeiro.
A fidelização de clientes e a melhoria da imagem e reputação podem resultar em uma melhor classificação no mercado, o que é valioso dada a competitividade vigente.
Também surgem as oportunidades de acesso a novos nichos de mercado para desenvolvimento de produtos, a possibilidade de emissão de green bonds e de acesso a linhas de crédito verde, o que é altamente positivo.
Internamente, o aumento dos índices de satisfação e a atenção e retenção de talentos entre funcionários reflete a aplicação de uma boa gerência. A equidade e a transparência são quesitos diferenciais no critério de alocação
Promover a diversidade social e possuir boa comunicabilidade interna é fundamental. A vantagem de uma equipe diversa é a contribuição com múltiplos pontos de vista, que precisam de espaço para serem apresentados e aplicados.
Empresas que demonstram preocupação com o meio ambiente, com a sociedade e com a administração garantem uma vantagem competitiva significativa. A credibilidade é alta, e com isso tanto investidores quanto consumidores passam a confiar na empresa e a tê-la como referência.
Mas nem tudo são flores... Existe uma desvantagem denominada greenwashing. Nesta ocasião, empresas supostamente aplicam boas práticas e prezam pela sustentabilidade empresarial, mas na realidade isso não acontece. O avanço do ESG fez com que muitas instituições encobrissem os fatos, iludindo clientes e investidores.
O ESG vem crescendo bastante no mercado financeiro nos últimos anos por apresentar projetos que respeitam o meio ambiente e a sociedade, e trazem inúmeros benefícios à empresa.
Esses aspectos passam a interessar os investidores que procuram empresas notáveis e corretas. Valores éticos e socioambientais agregam tanto quanto questões financeiras.
Empresas que promovem culturas corporativas, valorizam a sociedade em que estão inseridas e prezam pelo meio ambiente garantem vantagem no mercado.
Para aprofundar o assunto e manter-se atualizado sobre o mercado financeiro, confira o novo curso de ESG - Environmental, Social and Governance.
Equipe de Comunicação e Marketing da Infinício