O Design Thinking tem se tornado cada vez mais um termo popular. O método traz novas possibilidades e novos formatos para a resolução de problemas em geral.
Ao contrário do que muitos pensam, o design thinking não é só para designers.
As práticas que constituem essa estratégia envolvem:
Compreensão
Conexão
Facilitação
Criação
Colaboração
Venha entender mais sobre a metodologia inovadora conferindo este artigo.
O design thinking consiste na capacidade do pensamento crítico e criativo a fim de criar soluções sofisticadas e efetivas para a resolução de problemas. A compreensão e o atendimento das demandas e a potencialização do impacto de soluções rentáveis são alguns dos objetivos comuns da estratégia.
Os insights e a organização das ideias são comportamentos cruciais nesta abordagem. Dito isso, é fundamental conseguir escutar a opinião de profissionais de diversos setores, analisando e aplicando a soma de competências individuais para o bem maior, que é o desempenho e o sucesso da empresa.
As mudanças constantes e aceleradas vividas pela sociedade atualmente fazem com que a empatia ganhe espaço no ambiente comercial por diversos motivos. São eles: fazer a diferença por gerar bons resultados, geração de conexão interpessoal, auxílio na compreensão de ideias, facilidade em ter foco no objetivo e pelo alcance de resultados no trabalho em equipe.
O design thinking está presente em diversas áreas por ser uma abordagem que aprimora os processos com estruturação e foco, visando a melhoria dos resultados e a resolução de problemas.
A implementação dos métodos necessita, em um primeiro momento, da determinação e compreensão dos problemas gerais. Só assim poderão ser analisadas as possíveis soluções sugeridas pelos colaboradores e qual dessas será a proposta que melhor se encaixar no contexto.
Esse processo é dividido em 4 etapas:
A imersão é o momento em que se realiza a análise SWOT para que oportunidades, ameaças, fraquezas, e pontos fortes sejam identificados. Também são analisados feedbacks, desempenho de funcionários e aspectos gerais da empresa. Considerar a situação política e econômica mundial é conveniente.
A ideação é a segunda etapa e consiste no brainstorming de ideias e técnicas que possam ser pertinentes para a resolução do problema anteriormente definido.
Depois da análise das ideias propostas, seguimos para a prototipação. É preciso equilibrar o que faz sentido e tem potencial de sucesso para que sejam feitos os testes.
O desenvolvimento é a última etapa do processo, correspondendo à prática de tudo o que foi estudado e testado nas fases anteriores
A empatia também pode ser considerada uma das bases do design thinking pela importância em compreender o cliente, trazendo possíveis soluções para o dia-a-dia do usuário.
O design thinking é uma metodologia inovadora e acessível a todas as áreas de atuação. Devido à inovação e à criatividade, que são seus princípios fundamentais, a estratégia garante a revolução do mercado atual.
O recurso facilita, ainda, o gerenciamento de projetos e, por manter o foco no ser humano, também assegura que as demandas do consumidor sejam sempre atendidas.
Sua base é a capacidade de pesquisa e exploração acerca do assunto abordado. Para descobrir algo, é preciso, anteriormente, conhecer e compreender o determinado assunto, para, assim, serem sugeridas e elaboradas estratégias propícias para o início da fase de testes.
Como visto acima, o design thinking não é usado apenas por profissionais do design. Muito pelo contrário.
Existem algumas habilidades que favorecem a aplicação do método por profissionais de outras áreas, como:
Visão global do projeto
Incentivar a troca entre colaboradores
Boa comunicação
Saber lidar com cenários incertos
Boa capacidade de tomada de decisão
Compartilhar dados com a equipe
Estimular a troca de ideias com o grupo
Compreender e respeitar os limites e restrições do projeto
A amplitude das práticas e técnicas do design thinking vão muito além para serem somente aplicadas por designers.
Qualquer pessoa que tenha essas competências naturalmente ou esteja disposta a adquiri-las pode adotar a metodologia para o melhor desempenho de seu negócio.
Para saber mais sobre o assunto, confira o curso de Design Thinking.
Equipe de Comunicação e Marketing da Infinício