A comunicação assertiva é uma aliada para a promoção de bons relacionamentos, seja entre empresa e colaboradores ou entre marca e cliente.
Conseguir trocar ideias assertivamente pode melhorar a capacidade de compreensão, abrindo canais de diálogo e proporcionando melhores resultados.
Entenda como esse estilo de comunicação está relacionado às novas tecnologias ao decorrer do artigo. Confira!
Como visto acima, a comunicação assertiva é uma estratégia para transmissão de informações que gira em torno da troca objetiva, ações diretas, verdadeiras e tranquilas.
Para exercê-la, são fundamentais clareza, honestidade, transparência, segurança e embasamento do discurso, além de, claro, compreender o ponto de vista do outro.
Esse tipo de comunicação pode ser aprimorado ao utilizarmos a linguagem verbal atrelada à linguagem não verbal. Unir expressões e gestos pode facilitar a compreensão da informação que está sendo comunicada.
A comunicação deve ser respeitosa. Exercite a compreensão em situações discordantes e insatisfatórias e saiba dialogar sem desrespeitar ninguém.
Para isso, conte com a inteligência emocional. Lembre-se que há sempre relação com o ponto de vista de quem ouve. Busque esse recurso para ter uma comunicação ainda mais eficiente e esclarecida.
A conveniência entre palavras e ações também é um grande diferencial da comunicação assertiva. Faça o que prega e não seja adepto do ditado “Faça o que eu digo, não faça o que eu faço”.
Possuir um diálogo aberto garante o entendimento total, fazendo com que a motivação, seja de clientes ou funcionários, auxiliando na redução dos conflitos internos e desentendimentos.
Além disso, esse estilo de comunicação permite o desenvolvimento de diálogos amenos e claros, garantindo a credibilidade do discurso e maiores chances de abertura para negociações.
Sendo assim, a comunicação assertiva facilita a compreensão e soluciona os problemas, agindo de maneira respeitosa, acalmando os conflitos e amenizando o estresse, permitindo, ainda, uma relação amistosa entre as partes envolvidas.
Acima, listamos algumas características que definem a comunicação assertiva, como: honestidade, clareza e objetividade. Esse padrão é o mesmo quando falamos em novas tecnologias.
Hoje, com a facilidade de comunicação via smartphones e redes sociais, as informações são disseminadas rapidamente. Saber como direcionar uma informação a determinado grupo de pessoas é fundamental para que a mensagem seja efetivamente compreendida, sem que haja ruídos na comunicação.
É preciso estar atento à forma como a pessoa recebe a mensagem transmitida. Entenda qual é o estilo de comunicação do receptor, qual é a melhor estratégia para abordá-lo e garanta que a comunicação seja clara.
Saiba utilizar o momento correto e as expressões adequadas para se comunicar.
Redução de ruídos e estresse
Ganho de confiança e credibilidade
Aumento do respeito entre colegas
Fortalecimento emocional
Facilidade para resolver conflitos
Melhora na rotina
Relações construtivas
Seja claro
Respeite o limite do receptor
Expresse suas necessidades
Fale sobre seus sentimentos
Saiba ouvir o outro
Saiba receber críticas
Exercite sua expressão corporal
Escolha o momento adequado para passar a informação
Comunique informações embasadas
Observe a maneira como fala
A comunicação assertiva contribui para a clareza na troca de informações e permite que as mensagens sejam efetivamente recebidas. Além disso, ainda potencializa a capacidade de lidar com o outro e facilita a criação de vínculos e oportunidades.
Vale ressaltar que assertividade é diferente de excesso. Não ache que falar muito te tornará uma pessoa assertiva, pelo contrário. Busque passar mensagens relevantes, embasadas, de forma clara e eficiente ao receptor.
Para saber mais sobre o assunto, confira o curso de "A Importância das Soft Skills para o Sucesso em sua Carreira".
Equipe de Comunicação e Marketing da Infinício