Antigamente, demorava-se muito para se realizar as tarefas.
Para reverter esta situação, foram criados utilitários, como os telefones, os computadores, os celulares, entre outros.
Com todas estas invenções, fruto de muito estudo e criatividade, foram criadas formas para que a comunicação humana fosse mais dinâmica: se fizermos uma comparação com tempos passados, hoje, dispomos de uma variedade de recursos de comunicação, entretanto, é preciso atenção para se escolher o melhor recurso, considerando o contexto da comunicação, se exige uma linguagem formal ou que possibilita uma linguagem menos rigorosa, informal.
Vejamos alguns deles e quais os seus melhores empregos:
Este recurso levou alguns anos para se concretizar, até que em 1971 começou a ser utilizado largamente. Consiste em um correio eletrônico e sua principal função é enviar e receber mensagens virtualmente.
É recomendável abrir mensagens apenas de remetentes conhecidos, pois mensagens com vírus por vezes são enviadas e podem danificar o dispositivo nas quais forem abertas.
Enviado pela primeira vez em 1992, o SMS, ou mensagem de texto, agilizou o envio de mensagens, por meio de telefones celulares. É um recurso ainda muito utilizado por empresas para se comunicarem com seus clientes.
O que falar de aplicativos de bate-papo, como o WhatsApp? Que, definitivamente, mudaram a forma das pessoas se comunicarem, por meio de celulares. Se a comunicação por este dispositivo se restringia à ligação de voz, hoje, as pessoas têm como opção enviar mensagens de texto ou mensagens de voz, sendo que a velocidade destas mensagens pode ser escolhida (1X, 1,5X ou 2X).
O Telegram é muito parecido com um grupo de Whatsapp e possui recursos como o envio de arquivos pesados.
Chat é uma sala virtual onde as pessoas se encontram para tratar de diversos assuntos. Um exemplo são os grupos de Whatsapp; estes grupos podem ser criados por qualquer usuário e para finalidades diversas, de grupos acadêmicos até grupos de fãs de determinado artista ou banda.
As redes sociais mais populares são o Facebook e o Instagram. Em ambas, é possível optar por modo público de compartilhamento de informações ou modo privado; é necessária muita cautela com os dados compartilhados, pois, no caso do Facebook, é possível compartilhar a localização de onde se escreve o post, esta possibilidade pode trazer transtornos, pois pode colocar em risco a segurança de quem compartilha tal informação.
No Instagram, o compartilhamento de fotos foi a tônica do sucesso, porém, o compartilhamento de vídeos também ganharam força, sendo a nova modalidade de compartilhamento de vídeos, o Reels, recurso para gravar vídeos curtos, um grande sucesso.
O boletim informativo é um recurso que possibilita o compartilhamento de informações de forma periódica digitalmente. Ele possibilita a publicação de uma gama de assuntos relativos à instituição que o publica.
Acessando o Microsoft Publisher, programa de diagramação eletrônica, é possível encontrar diversos modelos de boletins eletrônicos, disponíveis para edição e publicação.
O QR-Code (em inglês, quick response code, código de mensagem rápida) visualmente, se assemelha a um código de barras, na verdade, é um código que, sendo digitalizado por meio de um leitor próprio para isto, é capaz de compartilhar arquivos de texto, vídeos, imagens, mp3, por exemplo. Por meio das câmeras de celulares mais modernos, é possível fazer a leitura destes códigos, sem precisar baixar nenhum aplicativo para ser feita a digitalização. No site https://www.invertexto.com/, há a possibilidade de criar códigos QR-Code, além de unir diversos arquivos em um só, em formato PDF, fazer uso de um corretor ortográfico, entre outras funcionalidades.
Ao se enviar uma mensagem, é necessário se avaliar quem receberá a mensagem, qual a mensagem a ser enviada e o canal de envio. Outro quesito a ser avaliado é o tempo, ou seja, se a mensagem necessita de urgência ou não, para ser transmitida.
Assim, é prudente avaliar qual o meio de comunicação mais adequado.
Para situações mais formais, o e-mail pode ser utilizado. Há pessoas que optam por receber notificação a cada e-mail recebido, mas também é possível programar o envio dele.
O boletim informativo também pode ser utilizado como uma forma interessante de compartilhar informações, necessitando de atenção quanto à grafia correta das palavras, para evitar ruídos, incompreensão das informações.
Em relações que envolvem o trabalho, cabe o bom senso, as mensagens fora do horário de trabalho devem ser evitadas, sendo recomendável serem enviadas em horário comercial, principalmente quando se tratam dos aplicativos de bate-papo. Quem ficaria feliz ao receber uma notificação de mensagem em plena madrugada, quando se desfruta de um restaurador e profundo sono? Melhor não arriscar.
As redes sociais podem ser utilizadas para uso pessoal ou em forma de página de compartilhamento de informações de determinada empresa ou instituição, deste modo, a forma de se comunicar precisa ser agradável e, mesmo diante de alguma postagem não agradável, a postura de quem a representa necessita ser ponderada, esclarecedora e conciliadora.
Apesar dos QR-Codes serem encontrados em muitas revistas e embalagens, qualquer pessoa pode utilizá-lo para se comunicar de forma rápida.
O envio de SMS também aparece como uma alternativa para o envio de mensagens rápidas e curtas.
Quanto aos chats, importante que haja regras claras de convivência, para não frustrar as expectativas de quem o compõe: você já ouviu relatos de pessoas sobre grupos onde pessoas se sentem incomodadas por receberem notificações de mensagens, acham que se trata de uma mensagem relevante sobre o grupo e recebem um bom dia? Os administradores destas salas virtuais ou grupos de mensagens podem restringir as mensagens, optando por ser o único a enviar as mensagens, funcionando como um canal de transmissão de informações.
Quando bem utilizados, os recursos tecnológicos de informação contribuem para uma boa interação entre as pessoas.
Apreciadora de belos textos e belas músicas, nascida no mundo analógico, mas antenada com as novas tecnologias.