Estar em constante contato com as pessoas no ambiente de trabalho requer o uso de novas técnicas que colaborem com a harmonia no trabalho. Apesar do nome “Psicologia” ser usualmente associado a questões densas de saúde mental, seu significado nem sempre precisa estar preso a tal. Por isso, o uso da Psicologia Positiva se popularizou fortemente e tem rendido bons resultados no mundo corporativo.
Nesse artigo, entenda mais sobre o que é o fenômeno da Psicologia Positiva e como pode ser uma ótima técnica na área de gestão de pessoas.
Destinada à área profissional, a psicologia positiva é uma ferramenta infinitamente benéfica quando bem aplicada. É necessário deixar de lado a imagem contida da psicologia e, após desfazer os conceitos que conhece, buscar atribuir um novo significado ao entrar em contato com a psicologia positiva, aquela responsável por caminhos mais saudáveis e felizes no ambiente profissional.
A psicologia positiva busca novas maneiras de incrementar boas experiências, seja com eventos, gestos ou através de qualquer outro ponto que colabora com uma visão de mundo mais otimista e satisfatória. Ou seja, seu foco é em revigorar as energias dos colaboradores com estratégias que desenvolvam um ambiente feliz e receptivo.
Foi criada em 1998 pelo psicólogo Martin Seligman que, com seu livro “Felicidade Autêntica”, desenvolveu PERMA, um modelo de felicidade baseado nos seguintes pilares:
Positive Emotions ou Emoções Positivas: Sentimentos otimistas que geram prazer;
Engagement ou Engajamento: Imersão em atuações que possuam valor a si;
Relationships ou Relacionamentos: Conexões, independentes do grau, que reforcem o otimismo;
Meaning ou Significado: A necessidade de um significado, algo que faça as coisas terem maior sentido;
Accomplishment ou Realizações: A busca pelos sonhos e metas, que possui ligação com todos os tópicos anteriores.
Esse define com precisão os cinco pontos que precisam ser estimulados para que a psicologia positiva ofereça bons resultados.
Quem não gostaria de trabalhar em um lugar harmônico e acolhedor, que demonstra importância com a saúde e os sentimentos de seus funcionários? Além de surgir gratidão no colaborador, existem muitos outros benefícios relacionados à psicologia positiva, como:
Fortalecimento da confiança
Aumento da satisfação
Impulsionamento na motivação
Reconhecimento do ambiente do trabalho como um lugar seguro
Melhora das relações interpessoais
Menor desgaste mental
Desenvolvimento de um espaço saudável
Além de promover um espaço propício e colaborativo, a atmosfera é muito mais leve e encorajadora.
O mercado de trabalho é competitivo e pode ser bastante nocivo, mas não precisa ser. Quanto mais as corporações se atentarem às necessidades de seus colaboradores, melhor será a construção do ambiente de trabalho e, consequentemente, os resultados.
Para compreender mais acerca desse tópico tão relevante atualmente, acesse nosso curso de A Importância das Soft Skills para o Sucesso em sua Carreira com uma das melhores professoras do mercado.
Leitora assídua e apaixonada por comunicação.